ICGP: Gringos dominam etapa final realizada em Goiânia
Brasileiro Leandro Mello obteve dois segundos lugares na categoria 350, tendo chegado a liderar as duas corridas
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
Foram duas provas muito disputadas que proporcionaram grandes emoções ao público que compareceu no último domingo (23) ao autódromo de Goiânia para a última etapa do International Classic Grand Prix (ICGP), o campeonato mundial para motos de GP clássicas. O francês Jean-Paul Lecointe confirmou a pole position obtida nos treinos e venceu as duas provas na categoria 350, enquanto o belga Yves Hecq foi o melhor da 250 nas duas corridas. Entre os brasileiros, o grande destaque foi Leandro Mello, que obteve dois segundos lugares na 350, tendo chegado a liderar as duas corridas.
Lecointe precisou brigar com pelo menos três pilotos pela liderança durante a maior parte do tempo. Na primeira prova, iniciada às 11:40, seus adversários foram Yves Hecq e Leandro Mello, com quem trocou várias vezes de posição. Somente nas voltas finais Lecointe abriu uma certa distância em relação aos adversários. Hecq recebeu a bandeirada em segundo lugar (primeiro na 250) e Mello em terceiro, à frente de Serge Guillermin e André Gouin. O carioca Othon Russo, que surpreendeu nos treinos com sua Yamaha TZ "resgatada" de sua oficina após 30 anos, voltou a causar boa impressão: terminou em sexto (quarto na 350) depois de várias voltas brigando pela colocação com o francês Eric Saul e o brasileiro Bob Keller. Saul e Keller ficaram em segundo e terceiro lugares na 250.
Às 15h30, as motos voltaram ao grid para a largada da prova 2. Desta vez, a briga pela vitória teve a participação de quatro pilotos. Além de Lecointe, Hecq e Mello, entrou na briga o alemão Stefan Tennstädt, que levou um tombo na primeira volta da primeira corrida após uma leve colisão com o francês Serge Guillermin. Os quatro pilotos andaram juntos durante a maior parte da prova, até que as posições se definissem com Lecointe à frente de Hecq, Tennstädt e Mello. Por categorias, Lecointe venceu a 350 à frente de Mello e de Jean Dondaine; na 250, subiram ao pódio Hecq, Tennstädt e o ídolo goiano Roberto Boettcher, um dos grandes pilotos brasileiros da década de 1970 no motocross e na motovelocidade.
Lecointe explicou sua estratégia para as duas corridas: "Estava muito calor e eu fiquei preocupado com o desgaste da moto", explicou após a corrida. "Preferi poupar a máquina no começo e só depois andar mais rápido." Seu plano mostrou-se absolutamente adequado, não apenas pelas duas vitórias mas também pelo fato de a segunda corrida ter tido um número mais alto de abandonos por falhas mecânicas. Entre as vítimas estiveram os brasileiros Bob Keller, que poderia ter repetido o terceiro lugar na categoria 250, e Othon Russo, que poderia ter brigado por essa mesma colocação na 350.
Yves Hecq, vencedor da 250, estava particularmente feliz por ter solucionado os problemas de sua moto, que o impediram de obter um bom tempo nos treinos classificatórios de sábado. Como todos os outros pilotos, Hecq gostou muito de correr no Brasil. "A pista de Goiânia é ótima e as pessoas são muito simpáticas", elogiou.
Leandro Mello, segundo colocado na 350 nas duas provas, era um dos mais felizes com o resultado: "Foi a realização de um sonho. Eu sabia que poderia ir bem porque já corri em Goiânia, mas uma moto de dois tempos requer uma pilotagem muito diferente daquilo que estou acostumado. A moto estava muito boa e foi emocionante ter disputado com pilotos que já foram campeões do ICGP e campeões europeus". Igualmente "nas nuvens" estava Othon Russo, quarto na 350 na prova 1: "Esta moto estava parada há 30 anos e foi montada às pressas para esta corrida. Já fiquei feliz por ter sido convidado a participar do ICGP Brasil. Terminar a primeira corrida, para mim, já foi uma vitória".
Na 250, o terceiro lugar da primeira corrida ficou com Bob Keller, que ficou satisfeito com a realização do primeiro ICGP Brasil. "A felicidade de todo mundo mostra que o evento foi um sucesso. Esportivamente, só foi uma pena o câmbio ter quebrado na segunda corrida. Daria para conseguir outro terceiro lugar", lamentou. O goiano Roberto Boettcher, um dos grandes campeões do motocross nacional e único brasileiro a ter disputado uma temporada completa no Campeonato Mundial da modalidade, comemorou muito seu terceiro lugar na segunda prova: "Fazia 40 anos que eu não disputava uma prova de motovelocidade. Ser terceiro em uma prova de campeonato mundial, correndo ‘na minha casa’, é um verdadeiro presente. Só posso agradecer ao Bob Keller, que me convidou para correr. Na segunda prova, percebi que o calor era muito forte e vi vários pilotos abandonando. Preferi poupar o motor para chegar ao final".
Entre os demais pilotos brasileiros inscritos no ICGP Brasil, Milton "Cigano" Adib conseguiu o sexto lugar na categoria 350, mas na segunda teve problemas na moto. Alex Machado completou cinco voltas antes de abandonar a primeira volta; na segunda, saiu do box com uma volta de atraso, mas não chegou a completar volta. Outro ídolo goiano, Edmar Ferreira, afastado da motovelocidade desde 1980, participou somente da primeira corrida. Completou duas voltas e recolheu sua Honda aos boxes. Marco Antônio Greco e Sidnei Scigliano não largaram em nenhuma corrida devido a problemas nas motos.
ICGP Brasil, prova 1 (12 voltas em 20:51.945)
Categoria 350:
1) 6-Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G 350
2) 9-Leandro Mello (Brasil), Yamaha TZ E 350
3) 43-Serge Guillermin (França), Yamaha TZ G 350
4) 313-Othon "Voador" Russo (Brasil), Bakker Yamaha TZ
5) 81-Jean Dondaine (França), Yamaha TZ F 350
6) 58-Milton "Cigano" Adib (Brasil), Bakker Yamaha TZ 350
Não classificado: 8-Alex Machado (Brasil), Yamaha TZ C 350
Não largaram: 4-Marco Antônio Greco (Brasil), Yamaha TZ G 350; 14- Sidnei Scigliano (Brasil), Yamaha TZ G 350.
Categoria 250:
1) 44-Yves Hecq (Bélgica), Armstrong Rotax 250, a 5.014
2) 3-Eric Saul (França), Chevallier TZ 250
3) 21-Bob Keller (Brasil), Yamaha TZ L 250
4) 15-Roberto Boettcher (Brasil), Yamaha TZ H 250
5) 32-Roy Flower (Inglaterra), Yamaha TZ L 250
Não classificado: 18-Stefan Tenndstädt (Alemanha), Bakker Rotax 250.
Categorias YC250 e HC:
1) 5-André Gouin (França), Yamaha TZ A YC250
Não classificado: 13-Edmar Ferreira (Brasil), Honda Bakker 500
ICGP Brasil, prova 2 (12 voltas em 20:39.480)
Categoria 350:
1) 6-Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G 350
2) 9-Leandro Mello (Brasil), Yamaha TZ E 350
3) 81-Jean Dondaine (França), Yamaha TZ F 350
Não classificados: 43-Serge Guillermin (França), Yamaha TZ G 350; 58-Milton "Cigano" Adib (Brasil), Bakker Yamaha TZ 350; 313-Othon "Voador" Russo (Brasil), Bakker Yamaha TZ; 8-Alex Machado (Brasil), Yamaha TZ C 350.
Não largaram: 4-Marco Antônio Greco (Brasil), Yamaha TZ G 350; 14- Sidnei Scigliano (Brasil), Yamaha TZ G 350.
Categoria 250:
1) 44-Yves Hecq (Bélgica), Armstrong Rotax 250, a 5.014
2) 18-Stefan Tenndstädt (Alemanha), Bakker Rotax 250
3) 15-Roberto Boettcher (Brasil), Yamaha TZ H 250
Não classificados: 21-Bob Keller (Brasil), Yamaha TZ L 250; 3-Eric Saul (França), Chevallier TZ 250. Não largou: 32-Roy Flower (Inglaterra), Yamaha TZ L 250.
Categorias YC250 e HC:
5-André Gouin (França), Yamaha TZ A YC250
Não largou: 13-Edmar Ferreira (Brasil), Honda Bakker 500
Fotos: Divulgação/ICGP Brasil/Randes Nunes
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