HONDA ESTRÉIA MOTOR DE 800CC

Equipes realizaram teste coletivo em Motegi, nesta segunda-feira.

Por Thiago Fuganti

Na maioria das provas da MotoGP, as principais equipes costumam permanecer um dia a mais no local da disputa para a realização de testes coletivos. Em Motegi, circuito japonês que recebeu ontem a 15ª etapa do ano, não foi diferente. Dez pilotos andaram hoje no traçado nipônico, o palco escolhido pela Honda para a revelação do seu novo motor de 800cc.

Os propulsores de menor cilindrada tomarão conta da categoria a partir de 2007. Para a atual líder da temporada, a modificação no regulamento implicou na alteração do conceito de fabricação de seus motores, já que a novidade apresentada nesta segunda-feira se trata de um quatro cilindros, ao contrário do V5 de 990cc utilizado até esse ano.

A primeira sessão de treinos da equipe com o V4 foi comandada pelo espanhol Daniel Pedrosa. Nicky Hayden, na luta pelo seu primeiro título no campeonato, andou com o modelo atual, em busca de melhorias na máquina para as duas corridas restantes do certame.

Ao final de 30 voltas, Pedrosa registrou 1min48s210, apenas quatro décimos acima da melhor volta que fez no domingo, com sua moto de 990cc. No comparativo com os demais adversários, foi o sétimo colocado do ensaio, mas o segundo entre os que andaram com os propulsores 800.

“A primeira sensação foi de que a nova moto andou bem e isso é muito importante. Tudo funcionou direito e me senti confortável na pilotagem”, comentou Pedrosa. “As características do motor, como era de se esperar, são bem diferentes se comparado ao que utilizamos neste ano. Mas o equipamento como um todo pareceu muito similar à RC211V com que corremos atualmente”, acrescentou.

De acordo com jovem competidor, a moto lembra um pouco as características da categoria em que se sagrou bicampeão de Motovelocidade. “Tem traços de semelhança com as 250cc por ser mais compacta. Mas é uma máquina da MotoGP! Ainda é muito cedo para saber se irá andar mais rápido que as 990cc no próximo ano. O que posso dizer é que foi uma boa estréia”, completou.  

Colin Edwards cravou o melhor tempo com a Yamaha YZR-M1. Em segundo veio sete Gibernau, com uma Ducati já equipada com a nova configuração da categoria. Valentino Rossi, também com os propulsores de quatro cilindros, foi apenas o nono colocado.
 
 
Confira os tempos do treino coletivo:

1) Colin Edwards (EUA/Camel Yamaha), 1min46s68
2) Sete Gibernau (ESP/Ducati 800), 1min47s41*
3) Kenny Roberts Jr (EUA/Team Roberts), 1min47s64
4) Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), 1min47s70
5) Loris Capirossi (ITA/Ducati Marlboro), 1min47s89
6) Kousuke Akiyoshi (JAP/Team Suzuki), 1min47s89
7) Daniel Pedrosa (ESP/Honda 800), 1min48s21*
8) Tady Okada (JAP/Honda 800), 1min48s43*
9) Valentino Rossi (ITA/Yamaha 800), 1min48s58*
10) Nobuatsu Aoki (JAP/Team Suzuki), 1min50s48

*Andou com motor de 800cc.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br