GP de Silverstone: Quartararo vence e Aprilia conquista primeiro pódio
Quartararo supera os rivais, conquista mais uma vitória e dispara na liderança do campeonato. Álex Rins e Aleix Espargaró fecharam o pódio em Silverstone.
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Neste domingo (29/08), ocorreu o GP da Grã-Bretanha, no circuito de Silverstone. A corrida ficou marcada pelo primeiro pódio da Aprilia na MotoGP e foi a única vez em 49 anos que as seis fábricas conquistaram as primeiras seis posições, sendo elas: Yamaha, Suzuki, Aprilia, Ducati, Honda e KTM.
Pol Espargaró conquistou a pole, quebrando o jejum da equipe Honda, que ficou 14 corridas seguidas sem poles - isso não acontecia desde o Mundial de Motovelocidade, em 1982.
O piloto francês, Fabio Quartararo, largou na terceira posição e após uma boa largada, ultrapassou os irmãos Espargaró e sumiu na liderança.
Com um bom ritmo, o francês mostrou o porque está na primeira posição do campeonato com uma corrida consistente e sem erros.
Logo no início, Marc Márquez e Jorge Martín foram se estranhando com toques, até que Márquez caiu na curva 9 e levou Martín com ele, os dois acabaram fora da corrida.
O piloto da Suzuki, Álex Rins, o ganhador do GP de Silverstone do ano passado, ultrapassou Aleix após ele errar na curva e assumiu a segunda colocação.
Aleix começou a sentir a pressão de Jack Miller, da Ducati. O piloto da Aprilia estava focado em conquistar o primeiro pódio para a marca italiana. E toda a emoção ficou para a última volta, onde os dois pilotos trocaram de posições em ultrapassagens de altíssima classe. Mas, Aleix conseguiu manter a terceira posição e conquistou o primeiro pódio da Aprilia no MotoGP.
E pela primeira vez desde 1972, as seis fábricas conquistaram as primeiras seis posições diferentes com: Quartararo em primeiro (Yamaha), Rins em segundo (Suzuki), Aleix Espargaró na terceira posição (Aprilia), seguido por Jack Miller (Ducati), Pol Espargaró (Honda) e Binder (KTM) na sexta posição.
O atual campeão Joan Mir e Pecco Bagnia, não fizeram uma boa corrida e terminaram na 9º e 14º posição, respectivamente, o que facilitou para Quartararo disparar na pontuação do campeonato de pilotos.
Com a vitória, Quartararo chega a 206 pontos e abriu 65 pontos de vantagem para o segundo colocado, o atual campeão Joan Mir. Na terceira posição está Zarco, que finalizou a corrida na 11º posição, seguido por Bagnaia e Miller.
A MotoGP volta acelerar no dia 12 de Setembro, com o GP do Aragão, no MotorLand.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário