Checa e Kiyonari vencem as 8 Horas de Suzuka
Pilotos do Mundial de Superbike venceram a dura prova de resistência no Japão.
Por Adilson
Por Adilson
Carlos Checa e Ryuichi Kiyonari venceram a 31ª edição das 8 horas de Suzuka, no Japão no último domingo. Foi a primeira vitória de Checa em sua segunda participação na prova e o segundo triunfo de Kiyonari em oito participações e a equipe Honda ficou com seu 22° título.
A dupla dominou a prova desde o começo e lideraram 207 as 214 voltas, mas tiveram certas dificuldades ao longo da corrida.
Primeiro veio uma breve tempestade que deixou algumas partes da pista bastante encharcadas, algumas úmidas e outras secas. Depois receberam uma penalidade e tiveram que fazer um stop-and-go, permitindo que os segundos colocados tirassem a volta que tinham de desvantagem e, finalmente, os freios dianteiros se deterioraram faltando ainda quase uma hora de prova.
“Estou muito feliz que ganhamos hoje”, disse Kiyonari. “Eu estava muito nervoso assistindo Checa correndo no final da corrida. O problema com o freio já estava lá quando troquei de lugar com ele, e fiquei com medo de ver faíscas quando ele freava”.
“Normalmente, quando você tem uma margem como tivemos, pode-se relaxar mais”, disse Checa. “Mas eu já não tinha mais o freio dianteiro no final da prova. Eu só tinha o freio traseiro e as reduzidas do motor, então fiquei bem nervoso na hora”.
O segundo lugar ficou com a equipe Suzuki, com os pilotos Daisaku Sakai e Atsushi Watanabe, que terminaram na mesma volta dos líderes, um 1min18s9 atrás.
“Não conseguimos o pódio ano passado e também não estamos satisfeitos agora”, disse Watanabe, atual campeão japonês de Superbike. “Por isso que andei tão rápido no campeonato nacional, estava atrás da vitória nas 8 Horas e quero vencer ano que vem”.
“Queria ter ganhado esse ano, mas fico feliz com segundo lugar”, disse Sakai. “Checa e Kiyonary estão entre os melhores pilotos do mundo e sua Honda estava muita rápida. Estava muito difícil chegar neles, então estou contente com a segunda posição”.
No degrau mais baixo do pódio ficaram os pilotos japoneses, também com uma Honda, Yoshiteru Konishi e Takumi Takahashi, com 210 voltas. Takahashi substituiu Takashi Yasuda no último estante antes da corrida, pois o piloto japonês caiu nos treinos e quebrou o dedão da mão.
“Estou muito satisfeito de ter terminado no pódio. Isso era o máximo que conseguiríamos fazer com a moto hoje. O suporte da nossa equipe foi muito bom na corrida”, disse Konishi.
“Achei que não teria chances de correr as 8 Horas esse ano, disse Tkahashi. “Tentei não cometer nenhum erro na corrida e estava pensando antes da prova que se ficasse entre os dez já seria muito bom, mas terminar em terceiro realmente me surpreendeu”.
Mais uma vez esse ano a Bridgestone provou sua superioridade e ficou com as quatro primeiras colocações. Em quinto apareceu a Dunlop, que impressionou durante os treinos e a classificação.
A corrida teve no total quatro motos Honda de fábrica construídas especialmente para as 8 Horas de Suzuka, mas somente Checa e Kiyonari foram capazes de ficar em cima da moto sem sofrer nenhuma queda.
A próxima prova de resistência está marcada para o dia 9 de agosto em Oschersleben, na Alemanha.
Confira o resultado das 8 Horas de Suzuka:
1) C.Checa/ R.Kiyonari (Honda), 214 voltas
2) A.Watanabe/ D.Sakai (Suzuki), a 1min18s9
3) T.Takahashi/Y.Konishi (Honda), a 4 voltas
4) Y.Kagayama/K.Akiyoshi (Suzuki), a 5 voltas
5) Y.Sato/K.Nakasuga (Yamaha), a 5 voltas
6) C.Crutchlow/T.Yamaguchi (Honda), a 6 voltas
7) Y.Konno/K.Teramoto (Suzuki), a 7 voltas
8) Y.Hatano/H.Ogata (Suzuki), a 9 voltas
9) L.Haslam/C.Kameya (Honda), a 9 voltas
10) K.Tsuda/J.Brookes (Honda), a 10 voltas
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário