Campeão inicia caça ao bi com vitória

Stoner fatura com certa facilidade a 1ª corrida noturna da MotoGP, disputada no Catar.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

Repetindo o feito do ano passado, só que desta vez à noite, Casey Stoner conquistou neste domingo a vitória do GP do Catar, válido pela etapa de abertura da temporada 2008 da MotoGP.

A primeira corrida noturna da história da categoria também foi iluminada pela estrela dos debutantes. Jorge Lorenzo terminou em segundo. Na quarta posição apareceu Andrea Dovizioso, enquanto James Toseland chegou em sexto. Nesse bolo ainda surgiram os veteranos Daniel Pedrosa, numa respeitável terceira colocação, e Valentino Rossi em quinto.

Com uma pilotagem extremamente categórica, Stoner soube dosar talento e arrojo nos momentos certos da prova. Caiu do quarto para o quinto posto na largada, mas parecia ter consciência de que a noite era dele.

O destaque inicial do GP foi Pedrosa, que saltou de oitavo para a liderança antes mesmo dos pilotos chegarem à primeira curva. Toseland e Colin Edwards vieram atrás do espanhol, seguidos pelo pole-position Lorenzo, que largou mal, Rossi e pelo australiano da Ducati.

A festa de “Dani”, porém, seguiu apenas até o quarto giro, quando foi ultrapassado pelo embalado Rossi. Stoner, no mesmo ritmo do italiano da Yamaha, também foi para cima do corredor da Repsol Honda e logo depois tomou a ponta do “Doutor”, que começava a sofrer problemas de rendimento.

Lorenzo, o grande estreante da noite, foi o próximo a despachar Valentino e tratou de tentar impedir que Casey sumisse na dianteira. A princípio até conseguiu, mas aos poucos foi ficando evidente a superioridade do conjunto da Ducati.

Com o primeiro e segundo colocados praticamente definidos, as atenções se voltaram para o duelo do terceiro lugar, entre Rossi e Pedrosa. Na 14ª volta, o espanhol fez a ultrapassagem sobre o italiano, que passou então a ser pressionado pelo compatriota Andrea Dovizioso.

O confronto caseiro foi o último momento de clímax da etapa e seguiu até a volta final. Dovizioso, com bastante apetite a bordo de sua Jir Scot, passou “Vale” na volta 19, mas foi surpreendido pelo adversário, que recuperou a posição.

Na passagem derradeira, contudo, Andrea repetiu a manobra e aproveitou a espalhada de Rossi para garantir o quarto lugar. Toseland também tentou levar a melhor sobre o multi-campeão, mas sem êxito.

Lá na frente, Stoner recebeu a bandeirada após as 22 voltas da disputa com mais de cinco segundos de vantagem sobre Lorenzo. Dos 17 pilotos que largaram, apenas Alex de Angelis ficou pelo caminho, ao cair do modelo da Gresini Honda.

No pelotão do fundo, três destaques negativos. Randy de Puniet, da LCR Honda, foi apenas o nono após largar em quinto. Atrás dele chegou outra decepção, Nicky Hayden, campeão de 2006. Fechando o trio de lamentações veio Marco Melandri, companheiro de Stoner, na 11ª posição.

A segunda etapa da MotoGP será disputada no dia 30 deste mês, em Jerez de La Frontera, na Espanha.

Confira o resultado do GP do Catar:
1) Casey Stoner (AUS/Ducati/B), 22 voltas em 42min36s587
2) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha/M), a 5s323
3) Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda/M), a 10s600
4) Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot/M), a 13s288
5) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha/B), a 13s305
6) James Toseland (ING/Yamaha Tech 3/M), a 14s040
7) Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3/M), a 15s150
8) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki/B), a 32s505
9) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda/M), a 33s003
10) Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda/M), a 38s354
11) Marco Melandri (ITA/Ducati/B), a 44s284
12) John Hopkins (EUA/Kawasaki Racing/B), a 49s857
13) Shinya Nakano (JAP/Honda Gresini/B), a 49s871
14) Toni Elias (ESP/Alice Team/B), a 58s532
15) Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team/B), a 58s930
16) Anthony West (AUS/Kawasaki Racing/B), a 1min05s643
17) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki/B), a 1 volta

Abandonos:
Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini/B), acidente

Legenda:
B = Bridgestone / M = Michelin.

Classificação:
1) Casey Stoner, 25 pontos
2) Jorge Lorenzo, 20
3) Daniel Pedrosa, 16
4) Andrea Dovizioso, 13
5) Valentino Rossi, 11
6) James Toseland, 10
7) Colin Edwards, 9
8) Loris Capirossi, 8
9) Randy de Puniet, 7
10) Nicky Hayden, 6
11) Marco Melandri, 5
12) John Hopkins, 4
13) Shinya Nakano, 3
14) Toni Elias, 2
15) Sylvain Guintoli, 1

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br