Bridgestone pronta para o desafio de Le Mans

O fornecedor oficial de Pneus da MotoGP vai disponibilizar pneus traseiros assimétricos pela primeira vez na temporada.

Por Roberto Brandão

O Fornecedor Oficial de Pneus de MotoGP vai disponibilizar aos pilotos da categoria rainha slicks traseiros assimétricos pela primeira vez nesta época, no Monster Energy Grande Prémio de França.

A Bridgestone, fornecedora oficial de pneus da MotoGP, vai disponibilizar pela primeira vez em 2010, pneus slicks traseiros assimétricos neste fim de semana em Le Mans, uma resposta direta aos pedidos dos pilotos no ano passado que solicitaram a utilização de borrachas de compostos múltiplos.

Vão estar disponíveis as mesmas especificações assimétricas do ano passado – médios, duros e extra duros – mas a incorporação de compostos melhorados de borrachas macias e médias que vão alargar a amplitude da temperatura de funcionamento.

Só o composto traseiro mais duro terá a opção de assimétrico em Le Mans (a opção médio), combinando um composto macio de borracha no ombro esquerdo com composto médio no direito. Isto vai proporcionar mais durabilidade no circuito francês, que tem nove direitas e quatro curvas para a esquerda.

A opção mais macia dos slicks traseiros será igual à usada em Jerez este ano e devido à história de provas afetadas pela chuva em Le Mans, a Bridgestone optou por dois pneus de chuva macios para o Grande Prêmio de França.

“Le Mans é um circuito escorregadio e macio e disputado numa altura do ano em que as temperaturas da pista são baixas, por isso necessitamos de compostos macios para mais aderência”, explicou o responsável pelo desenvolvimento de pneus da Bridgestone, Tohru Ubukata.

“O circuito tem uma natureza stop-and-go, se bem que a última parte da volta é muito rápida e requer absoluta confiança e entrega dos pneus. As cargas laterais impostas nos pneus são relativamente baixas, mas é crucial ter boa estabilidade do pneu frontal em travagem”.

Ubukata também discutiu o composto de chuva, acrescentando: “O tempo tem, historicamente, sido muito instável em Le Mans, o que tem claro impacto nas afinações e escolha de pneus. É claro que o composto de chuva é o mesmo do ano passado e, uma vez mais, vamos levar compostos macios para a França”.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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