Biaggi quer a Ducati Xerox para 2009
Italiano é um dos cotados para assumir a equipe Ducati de fábrica na Superbike.
Por Adilson
Por Adilson
Max Biaggi confirmou que gostaria de correr pela Ducati Xerox na próxima temporada, no lugar de Troy Bayliss que anunciou sua aposentadoria no final de 2008, mas disse que não tem ou teve nenhum contato direto com a equipe.
Biaggi afirmou que tem o apoio de Bayliss para substituir o bicampeão do Mundo na Ducati Xerox em 2009, e acabou admitindo que ele mesmo tem um pequeno contato com a fábrica italiana.
A antiga estrela da MotoGP, que terminou em terceiro durante sua estréia no Mundial de Superbike com a Suzuki, antes de trocar para a equipe satélite Sterilgarda Ducati neste ano, vem sendo cotado para assumir a equipe oficial.
Semana passada, o diretor da equipe Xerox, Davide Tardozzi confirmou que o italiano está numa lista de pilotos para assumir o lugar de Bayliss, junto com o líder do campeonato da BSB Shane Byrne e o favorito de Tardozzi, Chris Vermeulen, que está na MotoGP.
Mas Vermeulen, que foi vice-campeão em 2005 na WSBK, pretende continuar na MotoGP. A Xerox pode ainda ter dois lugares disponíveis em 2009, pois o contrato de Michel Fabrizio também está para terminar.
“Se eles acharem que sou eu a pessoa certa ficarei muito feliz em fazer parte do time. Mas só se eles realmente acharem que eu sou a pessoa que eles estão procurando”.
Biaggi, que venceu quatro vezes o Mundial das 250cc, disse que é de suma importância ser um piloto de uma equipe de fábrica se quiser brigar pela coroa do Mundial de Superbike.
“Tenho outras opções também, mas o que realmente estou procurando para a próxima temporada é um bom suporte para vencer corridas e o campeonato, e acho que somente uma equipe de fábrica pode dar essa chance. Como ano passado, que tive a chance e fiquei muito perto na pontuação final. Terminei em terceiro na classificação, mas poderia ter terminado em segundo ou em primeiro na última etapa da competição”, declarou.
“Estou esperando para ver o que acontece. Estou saindo de férias agora, falarei com algumas pessoas e quando voltar certamente terei novidades”.
Biaggi começou bem a temporada 2008 com a nova 1098RS com um segundo e um terceiro lugar no Catar, mas depois em Phillip Island sofreu um forte acidente na segunda corrida, fraturando o pulso esquerdo, que marcou o começo das dificuldades em 2008.
“Começamos o ano muito bem, mas logo depois quebrei o pulso em Phillip Island e dois dedos duas corridas depois, em Monza. Foi muita falta de sorte e o pior problema da minha carreira numa temporada”.
“Desde a recuperação, estive no pódio uma vez nas últimas três corridas. Não esqueça que estou em uma equipe privada e isso me faz ficar ainda mais orgulhoso”, declarou. “Estou muito orgulhoso da minha equipe e dos mecânicos e tentarei chegar mais vezes no pódio nas rodadas que faltam”.
Depois de algumas contusões, Biaggi está na sétima posição no campeonato com 166 pontos, 20 à frente do seu companheiro de equipe, Ruben Xaus, que não correu em Brands Hatch por que estava doente.
“Max é um dos pilotos que achamos que pode substituir Bayliss”, disse Tardozzi. “Este ano ele teve um grande começo de temporada e mostrou como é forte. Estamos de olho nele para ver como ele se sai nas próximas etapas”.
Biaggi terminou em terceiro na primeira corrida em Brands Hatch, apenas 0s043 atrás de Bayliss e apenas 0s18 do vencedor Ryuichi Kiyonari. Um problema na embreagem e uma escapada de pista na segunda corrida deixaram o italiano na 28ª posição, mas com muita luta acabou passando em 12° pela bandeira quadriculada.
Bayliss agora lidera o campeonato com 334 pontos, 82 de diferença para o rival mais próximo e vai atrás do seu terceiro título na categoria no seu último ano de competições antes da aposentadoria. Faltam quatro etapas para o final da temporada e 200 pontos em jogo.
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