Ex-companheiros de equipe na MotoGP, Alexandre Barros e Troy Bayliss dividiram as glórias do WSBK neste domingo. Em Ímola, o brasileiro da Klaffi Honda conquistou a sua primeira vitória na categoria das Superbikes, enquanto que o australiano da Ducati faturou o título da temporada 2006, ao ser quinto na corrida inicial da rodada dupla.
A estréia de Barros no topo do pódio veio de maneira suada, após várias ultrapassagens no traçado italiano. Quinto colocado no grid, o veterano fez uma largada ruim e despencou várias posições. No entanto, ditou uma tocada surpreendente e em 12 voltas já era o líder da corrida.
A bandeirada foi recebida com pouco mais de quatro segundos de vantagem sobre o inglês James Toseland. Andrew Pitt chegou em terceiro. “Eu só tenho que dizer muito obrigado a todos os integrantes da minha equipe”, disse Barros entre risos. “Eles foram fantásticos no trabalho durante todo o fim de semana e me deram uma moto extremamente competitiva”, acrescentou o brazuca, que foi bastante aclamado pelo patrão.
“Foi um trabalho incrível. Sempre soubemos do potencial do Alex em ser rápido e constante”, disse Klaus Klaffenbock. “Torço para que possamos mantê-lo conosco em 2007 e contratar um segundo piloto”, completou o dirigente, que sempre encontra espaço para destacar o desejo de seguir com Barros em seu time.
Na segunda corrida do dia, Alexandre novamente largou mal e teve de repetir o ritmo de recuperação. Terminou em segundo, atrás somente do agora bicampeão Bayliss. O primeiro título do australiano foi conquistado em 2001, também com o equipamento da Ducati.
“Estou muito feliz por ter garantido o título com antecedência e por também ajudar a minha equipe a levar o caneco de construtores”, comemorou Bayliss, vencedor de 11 corridas no certame. “A rodada de Ímola foi muito difícil. Vencer então, mais complicado ainda. Nas últimas voltas da segunda corrida eu tive um problema no pneu traseiro e precisei lutar bastante. Valeu o esforço, pois serviu para coroar o meu campeonato”, comentou.
Com a definição antecipada do título, restou para a última rodada dupla a briga do vice-campeonato. O confronto será entre Toseland e Noriyuki Haga, respectivamente segundo e terceiro colocados na classificação. Barros, que com a vitória e o segundo lugar alcançados subiu para quinto, lutará pela quarta posição da tabela, ocupada atualmente por Andrew Pitt.
A conclusão do Mundial acontecerá no próximo fim de semana, no circuito francês de Magny Cours.
Confira os resultados de San Marino:
Corrida 1
1) Alexandre Barros (BRA/Honda), 21 voltas em 39min00s096
2) James Toseland (ING/Honda), a 4s351
3) Andrew Pitt (AUS/Yamaha), a 6s809
4) Noriyuki Haga (JAP/Yamaha), a 11s537
5) Troy Bayliss (AUS/Ducati), a 11s179
6) Lorenzo Lanzi (ITA/Ducati), a 20s974
7) Fonsi Nieto (ESP/Kawasaki), a 23s055
8) Karl Muggeridge (AUS/Honda), a 23s747
9) Norick Abe (JAP/Yamaha ), a 27s289
10) Régis Laconi (FRA/Kawasaki), a 29s160
Corrida 2
1) Troy Bayliss (AUS/Ducati), 21 voltas em 38min57s069
2) Alexandre Barros (BRA/Honda), a 1s413
3) Yukio Kagayama (JAP/Suzuki), a 4s355
4) Andrew Pitt (AUS/Yamaha), a 5s387
5) James Toseland (ING/Honda), a 6s418
6) Noriyuki Haga (JAP/Yamaha), a 9s615
7) Lorenzo Lanzi (ITA/Ducati), a 12s429
8) Karl Muggeridge (AUS/Honda), a 14s895
9) Troy Corser (AUS/Suzuki), a 19s708
10) Regis Laconi (FRA/Kawasaki), a 20s577
Campeonato:
1) Troy Bayliss, 393 pontos
2) James Toseland, 295
3) Noriyuki Haga, 293
4) Andrew Pitt, 239
5) Alexandre Barros, 231
6) Troy Corser, 218
7) Yukio Kagayama, 193
8) Lorenzo Lanzi, 152
9) Chris Walker, 140
10) Fonsi Nieto, 139
Lista de Campeões do WSBK:
2006: Troy Bayliss (AUS/Ducati)
2005: Troy Corser (AUS/Suzuki)
2004: James Toseland (ING/Ducati)
2003: Neil Hodgson (ING/Ducati)
2002: Colin Edwards (EUA/Honda)
2001: Troy Bayliss (AUS/Ducati)
2000: Colin Edwards (EUA/Honda)
1999: Carl Fogarty (ING/Ducati)
1998: Carl Fogarty (ING/Ducati)
1997: John Kocinski (EUA/Honda)
1996: Troy Corser (AUS/Ducati)
1995: Carl Fogarty (ING/Ducati)
1994: Carl Fogarty (ING/Ducati)
1993: Scott Russell (EUA/Kawasaki)
1992: Doug Polen (EUA/Ducati)
1991: Doug Polen (EUA/Ducati)
1990: Raymond Roche (EUA/Ducati)
1989: Fred Merkel (EUA/Honda)
1988: Fred Merkel (EUA/Honda)
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário