Aragon eleito melhor circuito da MotoGP
Circuito estreante na competição em 2010 recebeu o prêmio IRTA de ''Melhor Grande Prêmio''.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
Nunca na história do prestigiado prêmio IRTA “Melhor Grande Prêmio” um circuito recebeu tal honra na temporada de estréia, até este ano. O prêmio IRTA “Melhor Grande Prêmio” 2010 foi atribuído ao MotorLand Aragón, o moderno circuito que ultrapassou obstáculos intimidantes como prova de substituição para triunfar num calendário repleto de traçados de elevada qualidade a nível mundial.
O exigente circuito, em conjunto com as excelentes instalações para as equipes, a cooperação e forma acolhedora como todos foram recebidos, bem como o grande agrado obtido junto dos pilotos, fez do Grande Prêmio A-Style de Aragón 2010 o claro favorito para receber o prêmio.
Ao vencer o prêmio, o circuito MotorLand Aragón se junta a Jerez de La Fronteira, Catalunha, e Valência como os quatro traçados espanhóis a atingirem esta honra. O país que nos deu os Campeões do Mundo e vice-campeões das três categorias lidera com nove traçados vencedores ao longo dos 27 da história. O fato de Aragón ter ganho logo na primeira é bom testemunho do extraordinário trabalho feito pelo comitê de organização liderado por José Angel Biel, Presidente do Circuito MotorLand Aragón.
Enquanto a maior parte dos circuitos sabe com um ano de antecedência se vai, ou não, fazer parte do calendário da MotoGP, Aragón teve metade do tempo. A pista, que foi a primeira de reserva, entrou para o calendário no dia 18 de março, apenas seis meses antes da corrida de 19 de Setembro.
Assim que foi dada a luz verde a direção do circuito começou de imediato os preparativos para receber o mais prestigiado campeonato de Motovelocidade do Mundo, garantindo que quando as equipes, pilotos e espectadores chegassem ao traçado de Alcañiz seriam bem tratados.
Ao longo dos 5,077km da pista há uma combinação de 17 curvas de velocidade variada, bem como diferenças de elevação. Devido à proibição de testes da MotoGP, nenhum piloto da categoria rainha teve como testar os seus protótipos no traçado antes da corrida. Mas foram autorizados a pilotar com outras motos, situação da qual muitos pilotos tiraram proveito.
O Campeão do Mundo Jorge Lorenzo, da Fiat Yamaha, disse: “Gosto mesmo desta pista. É muito divertida de pilotar e muito diferente, um desafio novo. É interessante rodar aqui com a M1 depois de ter feito numa R1”.
Nicky Hayden disse depois de ter sido segundo na qualificação: “Penso que construíram uma pista de que se podem orgulhar. As instalações são boas, o desenho é bom e seguro. Tem algumas seções divertidas, com entradas cegas, algumas curvas rápidas e outras lentas... é uma boa mistura”.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário