Tech3 quer Colin Edwards para sempre

Herve Poncharal, chefe da equipe, acredita na habilidade do texano e o quer como piloto de testes e desenvolvimento ao fim de sua carreira como piloto.

Por Roberto Brandão

Após duas boas temporadas juntos, Herve Poncharal acredita tanto em Colin Edwards que quer que o texano continue na equipe Tech3 mesmo depois de terminar sua carreira como piloto da MotoGP. 

Edwards deixou a equipe de fábrica da Yamaha para dar lugar a Jorge Lorenzo no fim de 2007 e foi alocado dentro da equipe satélite de Poncharal.

Depois de alguns rumores que 2009 seria o último ano de Edwards nas pistas, ele permaneceu na equipe Tech3 para correr ao lado do prodígio Ben Spies. Especulações dizem que o papel de Edwards na equipe é de ajudar Spies a se acostumar com a MotoGP e com a YZR-M1.

Mas o bicampeão Mundial de Superbike rejuvenesceu ao sair da sombra de Valentino Rossi e a mudança de atmosfera na Tech3 parece ter se ajustado com sua personalidade.

Edwards finalizou a temporada de 2008 com uma pole position, dois pódios, sendo o segundo melhor piloto satélite na sétima colocação na tabela de classificação.

Um piloto da Michelin por boa parte de sua carreira, Edwards provou que a idade não é obstáculo à versatilidade, se adaptando muito bem com os pneus Bridgestone em 2009 – ano em que terminou sendo o melhor piloto satélite, com a quinta posição no geral.

Embora tenha subido menos vezes ao pódio e não fez nenhuma pole, a força da temporada do piloto de 35 anos é ilustrada pelo total de 161 pontos, em 17 rodadas, comparados aos 144 pontos, em 18 rodadas, em 2008. Edwards não pontuou apenas uma vez, quando
abandonou a prova em Misano na primeira volta.

Com o desenvolvimento dos chassis da nova categoria, a Moto2, as necessidades da equipe Tech3 aumentaram para além do normal. Ter um piloto de testes na equipe que possa fornecer informações valiosas não só sobre como configurar a moto para a corrida, mas também em como construir uma moto em primeiro lugar é um conjunto de habilidades inestimável para se ter abordo da equipe.  
Falando sobre as habilidades de desenvolvimento de Edwards, Poncharal faz alusão ao envolvimento do texano no projeto da Moto2. “Colin nos ajudou um pouco na Moto2. Em Valencia, nós trouxemos a moto, que não estava completamente pronta, e a mostramos sem carenagem. Colin se sentou nela e deu a Guy Coulon várias informações, como modificar o formato do tanque e etc”, disse.
O francês explicou que, assim como a Yamaha quer manter Rossi o maior tempo possível – e continuar associada ao italiano mesmo depois do fim de sua carreira nas pistas – a Tech3 deseja as mesmas coisas com Edwards.

Isso significa que Poncharal insinuou que gostaria que Edwards se tornasse um piloto de testes e desenvolvimento na Tech3.

Isso seria um serviço valioso, já que a Tech3 estará na Moto2 tanto como equipe quanto construtora em 2010, enquanto que as futuras regras técnicas da MotoGP darão mais liberdade de engenharia para as equipes independentes.

Poncharal elogiou mais ainda as habilidades de Edwards dizendo: “Você pode contar com os comentários de Colin. Sempre. Basta perguntar para a Yamaha, Ohlins, Brembo e Bridgestone o quão bom é como piloto de testes e como é capaz de explicar a todos os engenheiros, em cada departamento, o que ele está sentindo. Para mim, ele é “O” cara para isso”, finalizou.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br