2022 será um ano crucial para o mercado de pilotos da MotoGP
Muitos contratos de pilotos acabam em 2022, equipes ficam de olhos naqueles que estão se sobressaindo!
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Texto Luiz Mingione
Por enquanto, apenas quatro pilotos têm seus futuros certos para além do final desta temporada, mas muitos movimentos são esperados de todos os fabricantes durante o ano.
Marquez e Honda continuam juntos, até 2024, Binder e KTM renovaram até 2024, Morbidelli estará com a equipe oficial da Yamaha até 2023, Bagnaia e Ducati estão juntos até 2024
A nova temporada de 2022 promete ser muito disputada e emocionante. Dentro e fora da pista, além do desempenho desportivo, este é um ano decisivo para o futuro de vários pilotos no Campeonato Mundial de MotoGP, já que muitos deles enfrentam o último ano de contrato. Como resultado, muitas estrelas têm seus futuros em espera, com poucas exceções.
A HRC surpreendeu em fevereiro de 2020 ao renovar com seu piloto por mais quatro anos, sabe quem ele é? Marc Márquez, 8 vezes campeão do mundo, que tem 6 títulos na MotoGP, 01 na 125, e 01 na Moto3. Um acordo tão duradouro nunca visto antes.
Da mesma forma, Brad Binder, Red Bull KTM Factory Racing, o primeiro piloto a dar à KTM uma vitória na MotoGP, não tem motivos para se preocupar. A marca austríaca vai apostar no sul africano até ao final de 2024.
O italiano Franco Morbidelli, Monster Energy Yamaha MotoGP, assinou um contrato de dois anos em setembro passado, quando se juntou oficialmente à equipe Yamaha de fábrica.
A mais recente renovação oficializada a poucos dias foi de Francesco Bagnaia, Ducati Lenovo Team, por mais duas temporadas. Certamente não é uma notícia surpreendente, já que o italiano trouxe um total de quatro vitórias para a Ducati e cinco pódios em 2021 para terminar em segundo no Campeonato.
De fato, o Team Manager da Ducati, Davide Tardozzi já havia especificado em Mandalikaque que havia apenas alguns detalhes a acertar porque a intenção de ambos os lados era continuar juntos. "O comentário de Bagnaia foi igualmente claro: "Estou muito feliz com a renovaçao”.
Já Quartararo, é o piloto chave no mercado este ano, observar o que o atual Campeão do Mundo vai fazer, também será interessante, já que ele tem “as cartas na mesa”. Na verdade, todo o paddock está esperando para tentar adivinhar algumas decisões do futuro de Fabio Quartararo: vai ficar na Yamaha ou não?
Nada é certo para o francês, a Yamaha M1 não progrediu tanto quanto seus rivais durante os testes de pré-temporada e as reclamações de Quartararo não demoraram a chegar. No entanto, não é por falta de insistência em encontrar soluções para seu déficit de velocidade máxima por parte da equipe que tem feito tudo para superar esse problema.
O próprio Massimo Meregalli, o diretor da equipe, está ciente de que seu principal piloto é “cortejado” por outros construtores, mas mantém a calma.
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