Super Soco TSX: Você já experimentou pilotar uma moto elétrica?

A motocicleta TSX da Super Soco é equipada com motor Bosch, alcança 75 km/h e tem autonomia de até 100km

Por Thiago Dantas

A primeira coisa que chama a atenção na Super Soco TSX é o seu design, que mescla o desenho clássico de uma motocicleta a combustão, com alguns toques modernos das motocicletas elétricas. Seu porte é similar a de uma moto street, bem diferente das motos elétricas pequenas e com desenhos futuristas que encontramos no mercado. 

 

A Super Soco vem com sistema anti-roubo e alarme, que após desativar você pode colocar a chave no bolso, pois para ligar basta apertar o botão “power”. Mas , ao invés de ouvir o motor roncando, você escuta uma musiquinha similar ao ligar um computador e depois, silêncio. 

 

Você só descobre que a motocicleta está ligada, pois aparece a palavra “Ready” escrita no painel, que é de LCD e apresenta ao condutor informações sobre a velocidade, autonomia, temperatura e hora. Ao primeiro contato o silêncio é estranho, mas é só acelerar que a TSX responde na hora.

Quer comprar uma motocicleta elétrica? Confira o classificado do MOTO.com.br, clique aqui!

Equipada com três velocidades digitais (que são selecionadas em um botão no punho direito e indica no painel), a Super Soco TSX pode alcançar velocidade máxima de 75 km/h. A autonomia pode variar,mas ela pode rodar até 100 km, conforme dados do fabricante. Por não ter um tanque de combustível, a Super Soco adotou um compartimento com tampa onde ficaria o tanque, ideal para guardar os pertences. 

 

O motor é  Bosch de alto desempenho e está acoplado na roda traseira, com pico de até 3000W de potência e torque de 140 NM. Como 100% da potência é entregue na hora que você acelera, a TSC arranca muito rápido e com uma única marcha contínua, você logo alcança a velocidade máxima. Para parar, a TSX está equipada com freio a disco. 

 

A bateria da Panasonic é de íons-lítio removível e recarregável, o que permite percorrer 60 km no modo sport e até 100 km no modo econômico. Existe a possibilidade de utilizar uma bateria extra e dobrar a autonomia. A suspensão é esportiva ajustável, o que pode favorecer o conforto, pois a moto é meio dura. 

 


Foto: Vinicius Ferraz

Como é pilotar uma motocicleta elétrica?

 

A ciclística da Super Soco TSX é boa, você tem uma condução ágil (até a velocidade máxima) e tem bom controle da motocicleta, para ficar mais confortável é possível regular a posição dos apoios de pé.

 

Para quem está acostumado com o motor a combustão, ao primeiro contato estranha o silêncio, além disso é preciso se acostumar com o acelerador. Como a potência máxima está presente 100% do tempo, você leva um tempo para se habituar em baixa velocidade. Mas nada de outro mundo, apenas no início você ficaria dando uns tranquinhos com receio dela acelerar tudo e você perder o controle. Mas, se torna fácil de controlar depois que você pega os “macetes” para pilotar uma motocicleta elétrica. 

 

A Super Soco TSX é uma boa opção para quem deseja uma motocicleta descolada para rodar nos grandes centros urbanos. Pois, sua autonomia é suficiente para ir e voltar do trabalho, a bateria removível é leve e prática e pode ser carregada na tomada de casa, além dela chamar atenção por onde passa, apesar de ser extremamente silenciosa. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br