Super Soco TSX: Você já experimentou pilotar uma moto elétrica?
A motocicleta TSX da Super Soco é equipada com motor Bosch, alcança 75 km/h e tem autonomia de até 100km
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A primeira coisa que chama a atenção na Super Soco TSX é o seu design, que mescla o desenho clássico de uma motocicleta a combustão, com alguns toques modernos das motocicletas elétricas. Seu porte é similar a de uma moto street, bem diferente das motos elétricas pequenas e com desenhos futuristas que encontramos no mercado.
A Super Soco vem com sistema anti-roubo e alarme, que após desativar você pode colocar a chave no bolso, pois para ligar basta apertar o botão “power”. Mas , ao invés de ouvir o motor roncando, você escuta uma musiquinha similar ao ligar um computador e depois, silêncio.
Você só descobre que a motocicleta está ligada, pois aparece a palavra “Ready” escrita no painel, que é de LCD e apresenta ao condutor informações sobre a velocidade, autonomia, temperatura e hora. Ao primeiro contato o silêncio é estranho, mas é só acelerar que a TSX responde na hora.
Equipada com três velocidades digitais (que são selecionadas em um botão no punho direito e indica no painel), a Super Soco TSX pode alcançar velocidade máxima de 75 km/h. A autonomia pode variar,mas ela pode rodar até 100 km, conforme dados do fabricante. Por não ter um tanque de combustível, a Super Soco adotou um compartimento com tampa onde ficaria o tanque, ideal para guardar os pertences.
O motor é Bosch de alto desempenho e está acoplado na roda traseira, com pico de até 3000W de potência e torque de 140 NM. Como 100% da potência é entregue na hora que você acelera, a TSC arranca muito rápido e com uma única marcha contínua, você logo alcança a velocidade máxima. Para parar, a TSX está equipada com freio a disco.
A bateria da Panasonic é de íons-lítio removível e recarregável, o que permite percorrer 60 km no modo sport e até 100 km no modo econômico. Existe a possibilidade de utilizar uma bateria extra e dobrar a autonomia. A suspensão é esportiva ajustável, o que pode favorecer o conforto, pois a moto é meio dura.
A ciclística da Super Soco TSX é boa, você tem uma condução ágil (até a velocidade máxima) e tem bom controle da motocicleta, para ficar mais confortável é possível regular a posição dos apoios de pé.
Para quem está acostumado com o motor a combustão, ao primeiro contato estranha o silêncio, além disso é preciso se acostumar com o acelerador. Como a potência máxima está presente 100% do tempo, você leva um tempo para se habituar em baixa velocidade. Mas nada de outro mundo, apenas no início você ficaria dando uns tranquinhos com receio dela acelerar tudo e você perder o controle. Mas, se torna fácil de controlar depois que você pega os “macetes” para pilotar uma motocicleta elétrica.
A Super Soco TSX é uma boa opção para quem deseja uma motocicleta descolada para rodar nos grandes centros urbanos. Pois, sua autonomia é suficiente para ir e voltar do trabalho, a bateria removível é leve e prática e pode ser carregada na tomada de casa, além dela chamar atenção por onde passa, apesar de ser extremamente silenciosa.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário