Scooter elétrico com carregamento de 100% da bateria em minutos?
Sim, a Ola Electric está se unindo à empresa de tecnologia israelense StoreDot para criar uma bateria com carregamento extremamente rápido
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Texto Luiz Mingione
Ola Electric Mobility é um fabricante indiano de veículos elétricos de duas rodas, com sede em Bangalore, e sua fábrica está localizada em Krishnagiri na Índia. Ela é responsável pela fabricação da Ola S1 Pro.
A empresa tem feito barulho na indústria de veículos elétricos de duas rodas, tanto em seu país natal, a Índia, quanto em todo o mundo. A startup apresentou alguns objetivos grandiosos. Entre os quais inclui uma vasta rede de carregadores rápidos na Índia chamada rede Hypercharger, que consiste em mais de 100.000 estações de carregamento.
Além disso, também pretende ser a maior fabricante de veículos elétricos do planeta, produzindo 2.000.000 milhões de veículos elétricos por ano.
A Ola Electric apresenta a tecnologia XFC, ou Extreme Fast Charging. Um sistema que promete carregar totalmente a bateria de 0% a 100 % em apenas cinco minutos. A Ola está desenvolvendo essa nova tecnologia em parceria com a empresa de tecnologia StoreDot, com sede em Israel.
A StoreDot é uma desenvolvedora de baterias de íons de lítio (Li-ion) para veículos elétricos. A empresa afirma ter desenvolvido uma bateria para telefones celulares baseada em compostos orgânicos que carrega totalmente em 30 segundos, e uma bateria para scooter baseada em germânio, um novo material que pode auxiliar na durabilidade e segurança de baterias de lítio, que carrega totalmente em menos de cinco minutos, além de uma bateria para veículo elétrico à base de silício que também carrega muito rápido, questão de minutos, e que permite uma autonomia para rodar até 483 km.
As declarações da StoreDot com relação a bateria não foram cientificamente confirmadas por nenhuma empresa certificadora, mas se for mesmo verídico, o combustível derivado de petróleo vai virar história.
O Ola tem um motor elétrico de 8.500 watts e uma velocidade máxima de 115 km/h. O motor fornece um desempenho de aceleração de 0-40 km/h em 3 segundos, sua bateria é de lítio de última geração e fácil de trocar, tem uma autonomia de 181 km. O carregamento rápido fornece alcance de 75 km a cada 18 minutos de carregamento
Seu motor está localizado no meio do scooter o que permite um baixo centro de gravidade e ótima dirigibilidade. Tem um Sistema de Recuperação de Energia Cinética (KERS) ou frenagem regenerativa em que a energia é devolvida à bateria.
O scooter da Ola Electric possui iluminação Full LED, painel de instrumentos totalmente digital. Rodas de liga leve com freio a disco na dianteira e na traseira e seu peso é de 121kg.
É um verdadeiro scooter inteligente. Tem painel com tela sensível ao toque (VCU) de 7” com tecnologia Google Android, processador octa-core, 3 GB de RAM, 4G de Internet, Wi-Fi, GPS e conectividade Bluetooth e aplicativos de navegação, lista de reprodução de música e ele pode se conectar a um telefone inteligente.
No painel tem vários microfones para controle de voz baseado em reconhecimento de fala. Ao dizer “Ei, Ola”, o painel “acorda” e está pronto para receber instruções, semelhante ao “Ei Google”.
Ele tem um compartimento de armazenamento de 36 litros sob o assento onde cabem dois capacetes. O chassi é de Long Glass Fiber Reinforced SMC (composto para moldagem) e foi projetado para ser indestrutível em caso de colisão.
As carenagens têm uma espessura 5 vezes mais grossa do que muitos outros scooters, proporcionando alta durabilidade e resistência a arranhões. O modelo tem está disponível em dez cores e não é comercializado no Brasil.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário