Kawasaki anuncia que todas suas motocicletas serão elétricas até 2035
A Fabricante japonesa anunciou que até 2035 só venderá motocicletas elétricas ou híbridos em países desenvolvidos
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Em anúncio, a fabricante de motos japonesas anunciou um grande plano de eletrificação. A meta é que até 2035 todos os principais modelos vendidos em países desenvolvidos sejam elétricos ou híbridos.
Esse novo cronograma da Kawasaki representa uma grande promessa da empresa, que ainda não colocou nenhuma motocicleta elétrica de produção nas ruas. Além disso, a fabricante disse que até 2025 (logo ali), estarão disponíveis em suas lojas 10 modelos que utilizam baterias ou motores híbridos. Detalhe, até hoje a empresa tinha apresentado apenas um protótipo elétrico em 2019.
Sim, motores híbridos em automóveis já é uma realidade, mas em motocicletas não é muito usual, o que deixa a Kawasaki na frente das suas concorrentes que são 100% elétricas. A fabricante divulgou que está desenvolvendo tecnologia combustível de hidrogênio para motores de combustão interna - mostrando uma versão do H2 de quatro cilindros supercharged equipado com injeção direta de combustível, que é um passo para uma versão movida a hidrogênio. Isso significa que do escapamento só sairia vapor d'água.
Apesar da Kawasaki não ter revelado nada oficialmente do protótipo híbrido, é possível perceber que ele poderá utilizar o motor duplo paralelo da Ninja 400.
O motor elétrico é instalado acima da caixa de câmbio e conectado à transmissão por meio de uma embreagem. A bateria é uma unidade de 48V montada sob o assento, apesar de não ser uma grande bateria, ela poderá fornecer impulso ou atuar como gerador para recarregar a bateria, visando o motor elétrico para condução dentro de cidades e o motor a combustão para as estradas.
Também foi adicionada uma transmissão semi automática operada por botão de pressão à moto, provavelmente deve ajudar a suavizar a transição entre os motores elétricos e a combustão.
O interessante é que o protótipo elétrico visto pela primeira vez em 2019, mostrado novamente ao lado do novo híbrido, tem uma alavanca de câmbio operada manualmente, sendo que a maioria dos motores elétricos apresenta uma velocidade única.
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