Kawasaki anuncia que todas suas motocicletas serão elétricas até 2035

A Fabricante japonesa anunciou que até 2035 só venderá motocicletas elétricas ou híbridos em países desenvolvidos

Por Thiago Dantas

Em anúncio, a fabricante de motos japonesas anunciou um grande plano de eletrificação. A meta é que até 2035 todos os principais modelos vendidos em países desenvolvidos sejam elétricos ou híbridos.

 

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EV Project - Divulgação

 

Esse novo cronograma da Kawasaki representa uma grande promessa da empresa, que ainda não colocou nenhuma motocicleta elétrica de produção nas ruas. Além disso, a fabricante disse que até 2025 (logo ali), estarão disponíveis em suas lojas 10 modelos que utilizam baterias ou motores híbridos. Detalhe, até hoje a empresa tinha apresentado apenas um protótipo elétrico em 2019.

 

Sim, motores híbridos em automóveis já é uma realidade, mas em motocicletas não é muito usual, o que deixa a Kawasaki na frente das suas concorrentes que são 100% elétricas. A fabricante divulgou que está desenvolvendo tecnologia combustível de hidrogênio para motores de combustão interna - mostrando uma versão do H2 de quatro cilindros supercharged equipado com injeção direta de combustível, que é um passo para uma versão movida a hidrogênio. Isso significa que do escapamento só sairia vapor d'água. 

 


Foto: Divulgação

 

Apesar da Kawasaki não ter revelado nada oficialmente do protótipo híbrido, é possível perceber que ele poderá utilizar o motor duplo paralelo da Ninja 400.

 


Foto: Divulgação

 

O motor elétrico é instalado acima da caixa de câmbio e conectado à transmissão por meio de uma embreagem. A bateria é uma unidade de 48V montada sob o assento, apesar de não ser uma grande bateria, ela poderá fornecer impulso ou atuar como gerador para recarregar a bateria, visando o motor elétrico para condução dentro de cidades e o motor a combustão para as estradas. 

 



Também foi adicionada uma transmissão semi automática operada por botão de pressão à moto, provavelmente deve ajudar a suavizar a transição entre os motores elétricos e a combustão. 

 

O interessante é que o protótipo elétrico visto pela primeira vez em 2019, mostrado novamente ao lado do novo híbrido, tem uma alavanca de câmbio operada manualmente, sendo que a maioria dos motores elétricos apresenta uma velocidade única. 

 

 
Foto: Divulgação

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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