Urubici, o Santuário dos Aventureiros

Jerre Rocha continua na estrada, desta vez ele dá dicas turísticas de SC até RS, confira!

Por André Jordão

Jerre Rocha

Quarta-feira 20 de janeiro

Saí cedo novamente, mas com tempo fechado, em direção a Urubici/SC. Pequenas pancadas de chuva no decorrer do trajeto. Acabei parando mesmo só na Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra/SC. Tempo nublado. Acabei encontrando um casal, Vitor e Paty de Sapucaia do Sul/RS, que estavam rodando, bem no estilo "sem destino", só que de carro.

E parece que todos os quatis que ali residem resolveram sair para xeretar. Como já se acostumaram com os turistas, que acabam dando-lhes alimentos, os animais não tem medo das pessoas. 

Acabei almoçando com o casal em Bom Jardim. Em seguida fui em direção a Urubic, que fica a apenas 80km. Mas nos últimos 60km paguei todas, muita chuva, visibilidade quase zero. 

Quinta-feira- 21 de janeiro 

Chuva novamente até o fim da tarde. Quando melhorou, fui visitar dois pontos turísticos que dão um ótimo ponto de observação da cidade. Mas quando estava para sair, acabei fazendo amizade com um morador da cidade, o Fabrício, motociclista é claro. E foi só o tempo de ele ir pegar sua moto e partimos. Uma característica quando se viaja de motocicleta: se vai sozinho - no meu caso desta vez - mas nunca se está só. 

Morro das Antenas

Foi o primeiro local que fomos. Com estrada de chão batido e uma bela subida. Se tem uma bela visão da cidade lá de cima. 

Morro do Oberdeng

Distante uns 4km do centro, fica em propriedade particular e em estrada de chão batido — pode - se dizer que o acesso é médio em termos de dificuldade. Para ter uma idéia, a cidade fica a 925m de altitude e o morro a 1400m.

Além da panorâmica da cidade, lá é a rampa para vôo livre. Mas como na estrada havia uma bela plantação de ameixas fizemos parada obrigatória para se experimentar algumas. E vou comentar: quase virou rotina isso de apanhar frutas no pé, pois a região é um grande produtor de frutas e hortaliças. 

Sexta-feira,  22 de janeiro   

Não posso falar da sexta-feira sem comentar e dar uma dica:  Sérgio Graxaim da Graxaim Eco-Turismo e Aventuras www.graxaim.com

Cascata Rio Vacariano 

Foi com ele de guia que fui para a cascata que fica na estrada Urubici – Rio Rufino/SC, distante 16km em estrada de chão batido. Mas temos mais 2km de caminhada rio acima, onde se atravessa o rio por várias vezes. Caso queira visitar a cascata vá preparado para caminhadas. O acesso não é difícil e vale a pena, águas transparentes e a paisagem quando se afunila para a cachoeira é magnífica, sem contar a beleza da própria cascata. 

Rio Sete Quedas

No retorno fomos ao Rio Sete Quedas, visitar as cascatas de mesmo nome. Distante 7,5km na mesma estrada e mais 3,6km de caminhada. Pelo tempo que tínhamos, além de ter chovido no dia anterior e a trilha ter ficado bem escorregadia, fomos só até a 2° e maior queda d’agua. 

Bela caminhada de acesso também e sempre vale a pena. Sempre com águas cristalinas.  Após almoço, resto do dia na moleza, na espera do pessoal para o Moto Aventura Urubici/SC. Seguimos viagem...


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br