Parabéns Mulheres: Motociclista em São Xico Xavier

Eliana Malizia viajou sozinha e agora dá algumas dicas desta bela cidade no interior de SP.

Por André Jordão

Eliana Malizia

Viajar a São Francisco Xavier sozinha de motocicleta foi encantador. Se fosse resumir toda minha viagem em apenas uma palavra seria: ESPETÁCULO. O lugar é realmente lindo em todos os sentidos. Desfrute comigo!

SEGUINDO A SÃO XICO

Antes de chegar a São Xico passa-se pela cidade de Monteiro Lobato, parada obrigatória para fãs do Sitio do Pica pau amarelo. Lá você pode visitar o próprio sitio e no centro de Monteiro Lobato podem-se encontrar objetos, bonecos e lembranças dos personagens. É tudo muito simpático e alegre. A Igreja Matriz situa-se no lugar mais alto do centro, chamando atenção e tornando a paisagem mais bonita.

Saindo de Monteiro, segui a SFX mais 18 km na estrada estreita, sinuosa e com um lindo visual. Já na estrada da pra sentir o clima do interior, encontrando vacas, bois e cavalos por todo canto. A montanha de fundo já traz a sensação de sossego e aconchego.

ONDE FICAR

Ao chegar a São Francisco Xavier, fui direto para a pousada Portal do Equilibrium. Fiz a escolha certa, senti-me no paraíso, em cima das nuvens. Em meio às montanhas, extrema tranqüilidade, com ótimas opções de lazer para aventureiros de todos os gostos. Comida deliciosa, linda paisagem, esportes radicais, bem estar e hospedagem confortável. Tudo isso em um só lugar! Imagine tomar café da manhã vendo as nuvens abaixo de você? Já sentiu a sensação de estar no céu? Você pode se hospedar no Portal ou optar por passar o dia. Lá pratiquei tirolesa, rapel, andei a cavalo e caminhei em trilhas.

DESVENDENDANDO O DISTRITO

Escondido na Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier é ainda destino de poucos que vão para o campo. Muita gente desconhece o distrito que é tão fácil de chegar. Localiza-se a 155 km de São Paulo, 77 km de Campos do Jordão e 57 km de São José dos Campos.

O Distrito de São Francisco é considerado uma área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que vincula o uso e ocupação do solo, ao bem estar da população e à preservação ambiental.

A vila está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km, por asfalto, de São José dos Campos, mantendo ainda a característica de um pequeno povoado do interior. Inclusive com a manutenção de algumas tradições tais como, o artesanato típico da região além de suas festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas.

NAMORAR, SE AVENTURAR, PASSEAR…

São Francisco Xavier é uma boa opção para os amantes da natureza e também da aventura. São muitas montanhas com picos altos e visuais de encher os olhos, além de muitas opções de esportes radicais. Para quem procura apenas um lugar para descansar ou namorar o local também é bem atrativo.

DESPEDIDA

Não foi fácil deixar São Xico, fiquei envolvida com todo seu clima. Peguei a estrada de volta com a alma leve, levando mudas de alecrim e manjericão para colocar um pouco mais de “verde” na vida cinza e louca de São Paulo.

PELA ESTRADA

Por Terra: Dica: Pra quem partir de SP, o acesso pode ser feito pela Dutra sim, mas não caia nesse erro. Escolha a Rodovia Ayrton Senna e depois a Carvalho Pinto. Chegando a São José dos Campos, atravesse a cidade em direção à Zona Norte/Santana para pegar a estrada velha de Campos do Jordão, SP-50.

Vá de carro, motocicleta, ônibus. Com ou sem namorado. Mas vá conhecer São Xico, o lugar é garantia de diversão e relaxamento. Se der sorte ainda vai encontrar tucanos passeando por lá.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br