Qual escolher: Scooter ou motoneta?

Separamos as características e vantagens de cada modelo para ajudar na sua escolha!

Por Thiago Dantas

Após tirar a carteira de habilitação de motocicletas, muitas pessoas ficam em dúvida qual moto comprar. 

 

A compra da primeira moto é recheada de dúvidas e incertezas, por isso muitas pessoas dão preferência para motos de baixa cilindradas. Além das motos até 160cc, os pilotos iniciantes também ficam de olho nos scooters e motonetas, para pegar o know-how do trânsito das cidades e assim, conseguir pilotar uma moto de maior cilindrada. 

 


Honda Biz é segunda moto mais vendida no Brasil - Foto: Divulgação

 

Mas você sabe quais são as diferenças entre scooters, motonetas e motos? Vamos entender!

 

Principais diferenças entre motos, scooters e motonetas

 

O principal diferencial entre as motocicletas streets, as motonetas e os scooters está na posição do piloto. Nas motocicletas, o piloto vai montado, enquanto nas motonetas e scooters ele vai sentado. 

 

Quer comprar uma moto? Confira os classificados do MOTO.com.br - Clique aqui!

 

As motocicletas apresentam quadro e suspensões mais robustos e rodas maiores, em média de 17 polegadas. Além disso, possuem motores com diversas cilindradas e câmbio com embreagem manual com trocas realizadas com o pé, assim como o freio. 

 


Yamaha Cross é uma motocicleta da categoria Trail/Fun - Foto: Divulgação

 

Já os scooters, têm os motores montados sob o assento e transmissão continuamente variável (CVT). Em sua grande maioria, os scooters utilizam motores de baixa cilindrada, entre 125cm³ a 160cm³, mas no mercado tem opções de até 750cm³, como a Honda X-ADV. Entre os modelos mais vendidos podemos citar: Honda PCX 150, Honda EliteYamaha NMax 160 e a nova Yamaha Fluo.

 

Como os freios são acionados pelas manetes, os pés vão em plataformas, diferente das motocicletas e motonetas que os pés vão apoiados nas pedaleiras. Os scooters usam rodas menores, em sua maioria de 12 polegadas. 

 


Nos scooters os pés vão apoiados na plataforma - Foto: Divulgação Honda

 

Já as motonetas, também conhecidas como CUB, podem ser consideradas o meio termo entre os scooters e as motocicletas. Em sua maioria são equipadas com motores de baixa cilindradas, entre 100 cm³ e 125 cm³, visando a economia de combustível. A mais conhecida do Brasil é a Honda Biz, outra opção é a Honda Pop e a Nex 115 da Haojue.

 

O câmbio é semi automático com embreagem centrífuga com trocas de marchas pelo pedal do câmbio, não tendo a necessidade do acionamento da embreagem no manete, apesar de alguns modelos conterem embreagem. Como as motocicletas, as motonetas usam rodas maiores, como no caso da Biz que usa rodas raiadas com 17” na dianteira e 14” na traseira. 

 


Honda Pop 110i - Exemplo de Cub com embreagem - Foto: Divulgação

 

Mas qual escolher?

 

Caso você já tenha segurança e habilidade para controlar a embreagem, andar  e enfrentar o trânsito, escolha uma motocicleta. Mas, caso você fique em dúvida entre os scooters e as motonetas, se liga nessas dicas:

 

Prefira um scooter, se você:


Scooters são mais modernas e tecnológicas - Foto: Divulgação Yamaha

 

  • Valoriza tecnologia: os scooters são mais tecnológicos que as motonetas, isso se traduz em segurança (freios ABS, Farol de LED) e comodidade (câmbio CVT, chave presencial). 

 

  • Prefere um design mais moderno.

 

  • Roda preferencialmente por centro urbanos. O câmbio CVT não necessita de trocas de marchas, ideal para o anda e pára das grandes cidades. 

 

  • Precisa de mais proteção para os pés. Graças ao amplo escudo e as plataformas dos scooters, os sapatos ficam mais protegidos em comparação às pedaleiras das Cubs.



Dê uma chance para as cubs, se você:


Nex 115 da Haojue - Foto: Divulgação

 

  • Roda por localidades cuja pavimentação é muito ruim. As motonetas possuem rodas maiores, em comparação aos scooters, superam melhor os obstáculos do terreno.  

 

  • Tem baixa estatura. Por exemplo, a Honda Biz é 2cm mais próxima do solo se comparada com a Honda Elite 125. Pode parecer pouca coisa, mas 2 cm ajuda muito na hora de alcançar o chão com os pés ou em manobras de estacionamento, especialmente para quem não é muito experiente.

 

  • Quer ter a opção de um motor bicombustível. A Honda Biz e a Pop oferecem opção de motores flexíveis, podendo escolher o abastecimento com álcool ou gasolina. Os scooters são apenas movidos a gasolina. 

 

  • Busca economia. As motonetas são mais baratas que os scooters. 

 

Não importa qual você escolher, os scooters e as motonetas, são campeões em economia e fácil manutenção.  São excelentes opções para a primeira moto. Ainda está na dúvida? Confira o vídeo de quem escolheu um scooter para usar no dia-a-dia.

 

 

Não perca tempo, visite uma concessionária, faça um test ride e compre aquela que se melhor se adeque ao seu estilo! 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br