Bruno Rocco
Os amortecedores a gás em sua maioria mantêm o óleo sob pressão através do próprio gás, que pode ser alojado na parte de cima do amortecedor ou em um reservatório localizado ao lado, assim permitindo um melhor arrefecimento, pois não se encontra junto com o amortecedor que esquenta.
Em ambos os exemplos o óleo e o gás são separados por um pistão.
Alguns amortecedores possuem dois pistões para permitir um amortecimento mais agressivo. O primeiro pistão atua nos choques de intensidade mais baixa e o segundo apenas quando há uma compressão mais forte e significativa.
Esse sistema faz com que o comportamento do amortecedor em expansão seja mais adequado e melhor.
A regulagem ou afinação da suspensão é caracterizada por vários furos, por onde o óleo passa. Quanto menor o diâmetro dos furos, mais dura será a afinação.
Amortecedor a gás (foto A)
1- Gás sob pressão
2- Pistão flutuante
3- Óleo
4- Pistão de amortecimento
5- Óleo
6- Veio
Amortecedor a gás com reservatório separado (foto B)
1- Óleo
2- Pistão flutuante
3- Gás sob pressão
4- Pistão de amortecimento
5- Óleo
6- Veio
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