Arte exclusiva nas motocicletas

Union Motorcycles mostra como se faz uma pintura especial para motos personalizadas.

Por Leandro Alvares

Localizada no Itaim Bibi, bairro nobre da zona sul de São Paulo, a Union Motorcycles comercializa motos novas e seminovas, mas também é conhecida por customizar modelos de acordo com procedimentos profissionais, seja a pintura personalizada ou original.

Na loja, pudemos matar uma grande curiosidade de muitos motociclistas: que passos são seguidos na “metamorfose” de uma moto customizada, no que diz respeito à pintura do modelo? Seja esta monocromática, filetada, grafitada ou multi-colorida, uma coisa é certa: trata-se de um trabalho que requer tempo, experiência e muita habilidade.

“O processo de pintura pode ser comparado à criação de uma obra de arte”, afirma Carlos Vallone, proprietário da Union Motorcycles. “A pintura tem grande relevância na customização, afinal, apenas por meio dela é possível obter uma boa personalização, além de exclusividade”.

Mais do que em outros veículos, nas motos a exclusividade é um fator que “fala alto”. E a personalização sempre foi tradicional entre motociclistas. “Contamos com os melhores artistas do mercado”, observa Cássio Mayer, sócio-proprietário da Union.

“Alemão e Rodney são especialistas criativos e talentosos. A técnica de ambos é inigualável e garante um trabalho de qualidade”, ressalta.

Saiba mais sobre o assunto neste bate-papo com os dois “experts”, que nos revelaram algumas “manhas” de seu ofício, utilizando como exemplo uma moto H-D Herytage que se encontrava na loja para customização.

Em tempo: segundo Carlos Vallone, o custo de uma pintura especial não é tão alto assim — varia de R$ 2.000 a R$ 3.000 — e o serviço tem garantia de três anos. Está esperando o que para ter uma moto com a sua cara?

Quais os procedimentos básicos para se dar início à pintura personalizada?

Alemão: Primeiramente, é preciso fazer a “criação” do projeto e daí seguir para a desmontagem da motocicleta. Quando o cliente aprova a criação, é dado o “start” na pintura. Na maioria das vezes criamos a arte junto com o cliente, que interage para decidir as cores e formas que mais lhe agradam. Fazemos um “briefing” e, com base nele, montamos a arte, um processo realizado nas pinturas personalizadas. Normalmente, em dois dias tudo é decidido. Todo o procedimento requer infra-estrutura e ferramentais adequados.

Como é iniciada a etapa técnica de personalização?

Alemão: Partindo da desmontagem, como citei, o kit destinado para a pintura sofre o processo de preparação para receber o “primer” (tinta de fundo). O tanque, por exemplo, é totalmente decapado até o metal para a aplicação do “wash primer” (anti-corrosivo) e, em seguida, do “primer”.

Como é chamado o processo de pintura da moto com que vocês estão trabalhando agora?

Rodney: Nesta H-D utilizamos a técnica “Tri-Coat”, que nada mais é do que uma base metálica, um efeito especial e a aplicação do verniz “clear” (transparente). Após a secagem, é feito um “lixamento” fino e então iniciado o processo de arte.

Falando em arte, como é feito o grafismo, já que não parece haver relevos nas divisões das cores? Em quanto tempo ele é realizado?

Rodney: Este é o momento mais delicado. É preciso muita paciência e experiência para a obtenção de um resultado assim, sem marcas e relevos. Dependendo do visual, o processo pode demorar horas. Neste kit com flames, gastamos três horas. Para que não se perceba o relevo, utilizamos material específico (filetes) que, junto à aplicação do verniz com polimento, garante este resultado.

Mas qual é o segredo?

Alemão: Não há nenhum segredo! Exceto, é claro, a utilização de materiais de primeira linha e a experiência na personalização de motos, ramo em que estamos há 10 anos. Para quem procura exclusividade, a pintura é, certamente, o tipo de personalização com maior destaque.

Serviço
Union Motorcycles – (11) 3073-0099
www.unionmotorcycles.com.br

Fotos: João Lisboa.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br