Por que o intervalo da troca de óleo da moto é menor do que no carro?

Confira 3 motivos que reduzem a vida útil do óleo de motos em comparação com o dos carros

Por Thiago Dantas

Você sabia que o óleo da sua moto precisa ser trocado com mais frequência do que o do carro? Mas, você sabe o por quê? Para tirar essa dúvida, a Motul, multinacional francesa especialista em lubrificantes, explica três motivos que contribuem para essa diferença.

 


Troca de óleo - Foto: Thiago Dantas

 

Multifuncionalidade do óleo em motos

Diferentemente dos carros, a maioria das motos utiliza um único óleo para motor, câmbio e embreagem. Essa multifuncionalidade exige uma formulação específica que atenda às necessidades de todos esses componentes, impactando na vida útil do produto.

 

Desafios térmicos

Enquanto carros geralmente possuem sistemas de resfriamento com fluido, muitas motos ainda utilizam refrigeração por ar forçado. Essa diferença impacta diretamente na temperatura do motor, especialmente em dias quentes e no trânsito intenso, exigindo mais do óleo e reduzindo sua vida útil.

 

Alto desempenho e menor volume

Motos possuem motores menores e mais leves, que operam em altas rotações. Essa característica aumenta a tensão nos componentes e exige mais do lubrificante, que precisa suportar cargas de cisalhamento mais elevadas. Além disso, o menor volume de óleo nas motos contribui para sua degradação mais rápida.

 

Momento ideal para trocar o óleo da sua moto

Para garantir o bom funcionamento do motor e evitar problemas, é fundamental seguir o intervalo recomendado no manual da sua moto. Atente-se também às condições de uso, como altas temperaturas e rotações elevadas, que podem exigir trocas mais frequentes.

 

 
Foto: Envato

 

Qualidade do óleo

Ao escolher o óleo para sua moto, opte por produtos de alta qualidade que atendam às especificações da montadora. Você sabe qual óleo escolher para a sua moto? Não se preocupe, clique aqui e siga as dicas do nosso guia! 

Lembre-se: a troca regular do óleo é fundamental para a saúde da sua moto e garante sua segurança e desempenho nas estradas.

“Os lubrificantes para carros e motos desempenham funções vitais, desde a redução de atrito até a vedação de espaços críticos. Por isso, no momento da troca do óleo, os motoristas devem prestar atenção aos padrões de qualidade do produto”, afirma Rafael Recio, gerente de Produtos da Motul. “Para atender a essas demandas, os óleos precisam ser formulados de acordo com as especificações da montadora, como tecnologia do óleo básico, grau de viscosidade, nível API e norma JASO.”

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br