Marca chinesa alerta para a segurança

Aproveitando a chegada do inverno, FYM dá dicas aos motociclistas para o 'desafio' urbano.

Por Leandro Alvares

Às portas do inverno, que nesse ano se antecipou e pegou a todos desprevenidos, a fabricante chinesa de motocicletas FYM publicou uma lista de pontos com os quais os motociclistas devem manter atenção e cuidado na hora da pilotagem.

A cautela deve ser redobrada, principalmente nas primeiras horas da manhã, devido à maior incidência de neblina e umidade no solo. As chuvas, embora menos freqüentes nessa época do ano, também contribuem para o aumento do risco de acidentes para aqueles que utilizam as motos para trabalhar ou a passeio.

Os cuidados com a própria segurança vão desde o vestuário próprio e adequado até saber reagir em situações inesperadas, que se apresentam ao longo dos trajetos. Aqui vão algumas situações que o motociclista encontra em seu dia-a-dia, e as precauções que deve tomar para evitar acidentes.   

Neblina

Em caso de neblina, o condutor deve reduzir a velocidade gradativamente, guiar-se pela sinalização da pista, manter distância do carro à sua frente e ligar o farol baixo. Se a visibilidade estiver muito prejudicada, é melhor seguir até um lugar seguro, como um posto ou uma base de apoio ao usuário, e só então parar a moto.

Outra dica importante é manter a velocidade constante e não ligar o pisca alerta quando estiver pilotando por um trecho de neblina, pois se você parar ou diminuir bruscamente, o carro que vier atrás pode não lhe ver e colidir na traseira do seu veículo.
 
Os faróis de neblina devem ser acesos somente quando necessário. Se isso acontece de dia, quando está claro, é melhor não ligá-los, pois eles refletem muito no carro da frente deixando a situação pior (isso também é recomendável no caso de dias chuvosos).

Este equipamento serve muito mais para que outros veículos o vejam do que para melhorar sua visibilidade. Lembre-se, mais luz não implica em melhor visão. Quando você acende os faróis altos, nesta situação, você fica apenas enxergando uma parede branca, então deixe as luzes baixas e lembre-se que tudo parecerá mais longe do que realmente está.

Outro fator importante é não ligar o pisca-alerta, como muitos fazem. Se você vir um carro ou moto com este equipamento ligado nunca saberá se ele está quebrado/acidentado (parado) ou em movimento (você perde as referências de distância).

Pista molhada

Trafegar em pista molhada exige muito cuidado. Adote uma postura defensiva e antecipe-se a situações de risco freando antes do que seria o normal. A distância de frenagem chega a ser 50% superior ao que seria necessário em pista seca, pela diminuição do atrito do pneu com o solo. Isso significa que o espaço necessário para parar a máquina duplica.

A atenção do piloto também deve ser redobrada no início da chuva. Nesse momento, a pista fica mais lisa em razão da poeira e do óleo, como uma película escorregadia. O melhor a fazer, caso seja possível, é dar uma parada e aguardar que a própria água da chuva remova o perigo.

Pilotagem noturna

À noite, a visão fica reduzida em relação à pilotagem durante o dia, deixando o motociclista com apenas um sexto da visualização diurna em razão de uma alteração na noção de profundidade.

Os faróis dos outros veículos também causam ofuscamento. É hora de reduzir a velocidade e usar a luz baixa. Outra dica é fechar parcialmente os olhos para que a visão se adapte mais rapidamente à falta de luz. Deve-se evitar dirigir o olhar para os faróis que vem em direção contrária.

Farol Alto

Jamais use farol alto ao cruzar com outro veículo. O outro motociclista — ou motorista — pode perder temporariamente a visão e acabar provocando um acidente. A vista humana leva até sete segundos para se recuperar do efeito ofuscante da luz. Isso significa que, se você estiver a uma velocidade de 80 km/h, percorrerá uma distância de 150 metros sem visão nenhuma.

Se, por um acaso, você cruzar com um outro veículo que esteja com os faróis altos ligados, evite olhar diretamente para as luzes, concentre-se na pista à sua frente e oriente-se pelas faixas de sinalização da estrada.

Terrenos irregulares

As ondulações e superfícies irregularidades do solo também são fatores de risco de acidente. No momento de ultrapassá-las, é preciso levantar o corpo e jogar o peso sobre as pedaleiras deixando somente os pés e mãos em contato com a moto.

Segure firme no guidão, fique com os joelhos relaxados junto ao tanque e mantenha pulsos e braços prontos para receber o impacto do choque. Na área urbana, enfrentar os buracos também exige atenção. O motociclista deve usar a grande maleabilidade do veículo que permite uma mudança rápida de trajetória para efetuar o desvio.

Derrapagens

Numa situação de derrapagem, o piloto deve agir com rapidez mantendo as rodas girando e a aceleração. Caso esteja em baixa velocidade, ele deve utilizar os pés para equilibrar e endireitar o veículo.
 
Roupas e acessórios

De uso obrigatório, o capacete é encontrado no mercado em modelos e materiais variados. Para a proteção do corpo, a tecnologia tem evoluído sem parar e são cada vez mais confortáveis as jaquetas, calças ou macacões tanto para frio como para chuva.

Alguns modelos confeccionados em matelacê têm maior durabilidade e mantêm a temperatura do corpo enquanto outros são feitos em material impermeável e térmico, isolando o usuário do frio e da umidade.  Existem ainda macacões para uso em ambientes de temperaturas extremamente baixas, de até 30ºC.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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