7 dicas para pilotar moto na chuva

Separamos 7 dicas para pilotar moto com segurança em dias de chuva

Por Thiago Dantas

Para pilotar uma motocicleta em dia de chuva é importante seguir algumas orientações para seguir a viagem com segurança. Por isso, separamos 7 dicas para você rodar com sua moto no piso molhado com segurança!

 
Motociclista deve redobrar os cuidados ao pilotar na chuva - Foto: Envato

 

1. Diminua a velocidade

 

A primeira e mais importante dica é reduzir a velocidade ao encontrar o piso molhado. Quando as primeiras gotas de chuva caem no asfalto, elas se misturam à sujeira e deixam o asfalto muito liso, propício para uma derrapagem.

 

2. Pilote defensivamente

 

Quando se trata de moto e asfalto molhado é preciso ter atenção redobrada. Por isso, o motociclista necessita assumir uma postura defensiva. Fique atento ao trânsito e tente prever as situações de perigo, para evitar as frenagens bruscas, que podem levar o piloto ao chão. A dica é sempre frear com cautela e utilizando o freio dianteiro e traseiro constantemente.

 

3. Atenção as curvas

 

Preste atenção nas curvas quando estiver chovendo, pois as faixas de sinalização ou qualquer outro obstáculo na pista podem diminuir ainda mais a aderência no asfalto.  Para fazer uma curva de moto na chuva, a melhor dica é manter a moto em “pé”, inclinando o mínimo possível. Quando o piso estiver molhado,deixe o corpo para o lado de dentro da curva, mas sem inclinar muito a moto, para contornar a curva com segurança.

 

4. Siga o rastro da estrada

 

Uma dica para pilotar a moto na chuva é seguir o rastro deixado pelos pneus do carro, pois assim se evita poços d'água e evitar aquaplanagem. Além do mais, o rastro onde os pneus de carros e caminhões trafegam, o asfalto, em geral, é livre de sujeira e óleo.

 

5. Não atravesse alagamentos

 

A pressa é inimiga da perfeição, não passe por áreas alagadas. Ainda mais se a água estiver acima do eixo da roda, pois existe o risco de a moto afogar e morrer. Se isso acontecer, a água pode entrar no bocal do filtro de ar ou na saída de escapamento e os danos podem ser grandes.

 
Verifique sempre o TWI dos pneus - Foto: Envato

6. Pneus devem estar em bom estado

 

Um pneu careca é o maior aliado ao piso molhado para causar um acidente. Fique atento aos indicadores de profundidade dos pneus, que também são conhecidos como T.W.I. (tread wear indicator = indicador de desgaste do pneu).

O T.W.I. indica a profundidade mínima dos sulcos. Os sulcos são responsáveis pelo escoamento da água, caso eles estejam gastados demais não executam a função corretamente. Outro ponto importante é manter a calibragem do pneu corretamente. 

 

7. Pilote sempre equipado e seja visto

 

Não economize em equipamentos. O uso de equipamento completo pode salvar a vida do motociclista em caso de queda. Por isso, invista em um bom capacete com boa ventilação para não ficar com a viseira embaçada, calças, jaqueta, luvas e botas. 

Invista em conjunto impermeável com cor chamativa e boas áreas de matéria refletiva, para que outros motoristas consigam te enxergar durante a chuva. 

 

Além dessas dicas, quais outros cuidados você toma ao pilotar moto na chuva? Deixa nos comentários. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br