5 dicas para cuidar do capacete
Confira 5 dicas para cuidar do capacete e pilotar com segurança
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
O capacete é um item de segurança obrigatório para o motociclista e pode ser determinante para salvar vidas, uma vez que protege a cabeça do piloto contra impactos e lesões graves.
Além do capacete é importante a utilização de viseira ou óculos certificados para a proteção dos olhos e rosto contra pingos de chuva, insetos, pedras e outros objetos que podem interferir na visibilidade e dirigibilidade do motociclista.
Por isso é importante manter o capacete sempre nas melhores condições. Para te ajudar, separamos 7 dicas para você cuidar do seu capacete.
A higienização correta do capacete garante sua vida útil, além de evitar problemas de irritação com a pele.
O casco do capacete você pode limpar com um pano macio, umedecido com água e sabão neutro.
Já para a limpeza da parte interna, obedeça às orientações do fabricante, mas geralmente, se possível, tire o forro do capacete para uma limpeza mais detalhada com sabão na máquina de lavar (escolher roupas delicadas ou lavar na mão) e evitar o acúmulo de bactérias.
A viseira precisa estar em ordem para proteger os olhos contra pequenos objetos, insetos e até água.
Para o motociclista ter uma boa visibilidade a viseira não pode estar riscada ou trincada.
Por isso, limpe a viseira (sempre que possível), com água, pano macio e sabão neutro.
Os fabricantes recomendam a troca de capacete após três ou cinco anos de uso, além disso as quedas do equipamento podem torná-lo inseguro, reduzindo esse período de troca.
Por causa disso, não utilize o capacete se ele apresentar travas quebradas, viseiras com mau funcionamento, fixação ineficiente ou forro interno solto, pois podem colocar a vida do motociclista em risco.
Preservar as entradas de ar limpas auxilia na sua circulação e reduz a temperatura interna, evitando que a viseira embace.
Primeiro, evite deixar o capacete por longas horas sob a luz do sol por muito tempo, pois a luz solar pode reduzir a vida útil dos componentes.
Ao parar em algum posto ou lugar, evite colocar o capacete no chão, além de anti higiênico algum inseto pode entrar e lhe causar uma surpresa nada agradável.
Em casa, guarde capacete num local plano, seco, arejado e com temperatura amena. Se pendurar na parede, cuidado para ver se está bem preso para evitar uma queda.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário