5 Dicas para evitar acidentes de moto
É preciso cuidado redobrado para pilotar uma moto, por isso separamos 5 dicas para você evitar sofrer um acidente com sua motocicleta
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Você sabia que mais da metade dos acidentes de trânsito que ocorreram em 2021, foram com motocicletas? Conforme dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), aconteceram 167 mil eventos envolvendo motocicletas no Brasil, totalizando 54% dos acidentes de trânsito.
Já no estado de São Paulo, 1.737 motociclistas perderam a vida, segundo o Infosiga SP. Infelizmente, o principal motivo das fatalidades no trânsito é causado por negligência de condutores ou pedestres. Por isso, podemos chegar a conclusão que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas.
Então, siga essas 5 dicas que separamos para evitar acidentes de motos:
O mais importante é sempre usar equipamento de segurança e o uso do capacete é obrigatório. É ele que pode fazer a diferença em caso de acidentes.
Fique atento para escolher um capacete de tamanho adequado, usar sempre bem afivelado e dentro do prazo de validade. Para mais detalhes e quais capacetes são liberados pelo Contran, leia a matéria completa aqui.
Além disso, utilizar botas, luvas, calças e jaquetas apropriadas completa o equipamento mínimo que todo condutor de moto deve vestir antes de sair de casa.
O ponto cego dos veículos são um perigo para os motociclistas. Pois, a justificativa mais comum nos acidentes que envolvem motos é o motorista afirmar que não viu a motocicleta, e isso pode ser verdade por causa do ponto cego.
Esse termo nada mais é que a área não coberta pelos espelhos retrovisores, ou quando outras partes do veículo impedem a visão do condutor. Portanto, ao andar ao lado de carros, ônibus ou caminhões, é preciso que o motociclista esteja atento para não ficar no ponto cego e, assim, sujeito a uma “fechada” a qualquer instante. A dica é ficar posicionado dentro do campo de visão dos outros motoristas.
Cuidado nos cruzamentos e conversões. Fique atento às ações dos motoristas que podem estar desatentos ou não enxergar o motociclista. O recomendável é diminuir a velocidade e avisar da sua aproximação por meio da buzina ou do farol.
Os dados de acidentes de trânsito com pedestres são tão alarmantes quanto os de motoqueiros. O motociclista deve estar atento, mesmo com o trânsito parado, ao passar por ônibus e veículos altos, pois sempre pode aparecer um pedestre, principalmente em áreas de grande circulação de pessoas e em horários de pico, como hospitais, igrejas, escolas, supermercados e estações de metrô. Nesses casos, a forma mais segura para evitar fatalidades é andar em velocidade reduzida compatível com a via, para que seja mais fácil a frenagem de emergência.
Os cruzamentos com semáforos são um perigo para motociclistas, ainda mais para motoboys. A “mania” de aproveitar o sinal amarelo para acelerar, pode causar diversas lesões e óbito, portanto, seja motociclista ou não, não acelere ao ver o sinal amarelo, pois ganhar alguns minutos pode custar vidas. E mesmo que o sinal fique verde, certifique-se de que os outros veículos pararam, pois pode haver algum motorista que queira aproveitar a luz amarela.
Gostou das dicas? Qual outra orientação de segurança você segue para evitar acidentes de motos? Deixe aqui nos comentários!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário