Supermoto Elétrica energizada!!

Axiis, anuncia uma supermoto elétrica com 134 cv e 720 Nm de torque desenvolvida e fabricada em Portugal.

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione.

O desenvolvimento de motos elétricas está ganhando cada vez mais espaço no mundo e as vendas sobem em toda a Europa. As regras que limitam a emissão de poluentes têm provocado o desenvolvimento de diversos projetos de scooters e motos elétricas da Yamaha, BMW, Triumph, Ducati, e outras.

E para a  Axiis, uma fábrica portuguesa de acessórios em alumínio para motos fora de estrada, não foi diferente. A sua grande experiência na fabricação de peças usinadas, e a paixão por motos, permitiu se arriscar no projeto de uma motocicleta elétrica inteiramente produzida em Portugal. 

Foto: Divulgação - Axiis Liion 

A empresa foi fundada em 2015 por três amigos com o objetivo de se estabelecer como uma marca premium de acessórios para motos, e um dia realizar o sonho de desenvolver uma motocicleta elétrica.

“Decidimos começar fabricando acessórios para motos, para que pudéssemos começar a construir uma marca, ganhar experiência e estrutura para construir a nossa moto elétrica. Com um investimento inicial de apenas 1.200€ , a sete anos atrás, fomos crescendo com a venda dos nossos acessórios, e chegámos até ao ponto em que conseguimos montar a nossa própria estrutura produtiva e avançarmos com o projeto”. Declarou a diretoria da Axiis.

Foto: Divulgação - Axiis Liion 

Os resultados do lucro com a venda de acessórios, permitiram investimentos em melhores instalações de produção, criando condições para crescer rapidamente. Hoje a Axiis está estabelecida no mercado com mais de 20 produtos para motos off road e clientes em mais de 70 países.

Foto: Divulgação - Axiis Liion - Suspensão Traseira

No final de 2018 a empresa começou o desenvolvimento da sua moto elétrica que, neste início de ano, após pouco mais de três anos de trabalho, o que era um sonho foi apresentado oficialmente, a Axiis Liion. 

Foto: Divulgação - Axiis Liion 

Um modelo com características de uma supermotard, que tem um motor elétrico com 134 cv refrigerado a água, com torque de 240 Nm a 5.200 rpm, e torque na roda de 720 Nm, transmissão por corrente, uma bateria de 12 kWh (o tempo de recarga da bateria não foi declarado pelo fabricante), com autonomia de até 250 km em uso urbano e velocidade máxima limitada em 200km/h, segundo o fabricante.

Foto: Divulgação - Axiis Liion 

O chassi, suporte da bateria e o monobraço oscilante são em alumínio usinado, várias peças em carbono compõem o modelo, totalizando um peso em ordem de marcha de 133 kg, o que dá uma relação peso / potência de pouco mais de 1 cv para cada quilo de peso.

A moto foi toda desenhada e fabricada em Portugal, as peças usinadas foram todas feitas na fábrica da Axiis.  A escolha de alguns dos componentes foi por marcas cuja qualidade contribuíssem para uma performance extrema do modelo. A suspensão dianteira é WP (White Power), com 209 mm de curso, amortecedor traseiro Öhlins, com 190 mm de curso, e freios Brembo.

Foto: Divulgação - Axiis Liion

Para lidar com os 134 cv e os absurdos 720 Nm de torque na roda (equivalente a 73,42 Kgf.m) da Liion, disponíveis logo que se vira o acelerador, a Axiis desenvolveu um sistema eletrônico de controle que permite ajustar a forma como a potência é entregue na roda traseira. 

Foto: Divulgação - Axiis Liion

Para se ter uma ideia do “torque animal” da Axiis Liion, uma moto de cross com motor a combustão de 450 cc, e aproximadamente 60 cv, tem pouco mais de 52 Nm de torque (equivalente a 5,31 Kgf.m). 

Declaração de um dos sócios da Axiis;

“Neste momento, passados sete anos, temos uma pequena marca de acessórios, mas uma grande moto para mostrar. Queremos avançar com a produção da Liion e para isso estamos neste momento à procura de investimentos.”

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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