O que é o que, nas motocicletas elétricas e suas funções. Parte 4 de 4
Vamos falar do que manda energia para a moto, seu coração!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
E na última parte sobre as elétricas, mais curiosidades interessantes. Falaremos sobre a bateria, o coração das elétricas! Se não leu as primeiras partes desse tema, clique aqui, é rapidinho!
Quando falamos de ciclos de vida da bateria, nos referimos ao número de ciclos de carga e descarga (abastecimento) que ela pode receber. Com a moto a combustão, podemos encher e esvaziar um tanque de gasolina infinitas vezes, mesmo assim ele sofre com oxidação e pode vir a criar ferrugem por exemplo, pois é um recipiente que recebe combustível "padronizado no papel" e, o nosso especificamente traz alguns líquidos a mais que a gasolina, que reagem com o material do tanque. Já a bateria recebe energia que sai igual de todas as tomadas, mas ela tem uma vida útil.
Portanto, quando se diz que uma bateria tem "x" ciclos de vida, significa que ela pode ser carregada e descarregada "x" vezes antes de perder suas propriedades, e isso é influenciado pela qualidade dos seus componentes.
Todo motor elétrico é um gerador. Ao parar de acelerar uma moto elétrica na descida por exemplo, quanto maior a resistência e maior a desaceleração do motor, a energia que seria perdida na forma de calor em uma moto a combustão, será recuperada para recarregar a bateria novamente.
O motor elétrico é responsável por converter energia elétrica em energia mecânica e gerar movimento. Neste caso, a rotação de um eixo e parte dessa energia produzida pela rotação das rodas, pode ser recuperada para atuar como gerador. O motor consiste basicamente em dois elementos fundamentais: o rotor e o estator (um circuito fixo que transmite potência).
O inversor de frequência variável, é um tipo de controlador que tem a função de acionar um motor elétrico e ao mesmo tempo variar a frequência e a tensão que é fornecida ao motor com o objetivo de controlar a velocidade e a potência consumida.
Ele também fornece a eletricidade necessária para a operação dos demais componentes eletrônicos, como as luzes e instrumentos, é responsável também por possibilitar a frenagem regenerativa que permite carregar a bateria usando o movimento da roda.
Carregador é o sistema utilizado para recarregar a energia da bateria. Quanto maior a potência de um carregador, mais rápido ele vai recarregar a bateria.
Carregador doméstico: São os de parede, que podem utilizar a corrente alternada monofásica das residências (3,7 kW de potência e 8 amperes). Eles são os mais lentos e mais acessíveis.
Carregadores semi-rápidos: Eles são projetados para vias públicas, mas também podem ser instalados em residências com corrente alternada trifásica. Eles atingem 22 kW de potência e 32 amperes.
Carregadores rápidos: Podem atingir 50 kW de corrente contínua.
Carregadores ultra-rápidos: Que embora sejam mais difíceis de encontrar, fornecem 100 kW ou mais de potência em corrente contínua.
Terminando aqui as funções e nomenclaturas, as motocicletas elétricas são a realidade de um mercado em desenvolvimento que vem crescendo muito rápido com o avanço de sua tecnologia.
Podem ser usadas nos deslocamentos urbanos, estradas, ou em pistas de corrida, seja em um circuito de asfalto, pista de motocross ou em uma trilha no final de semana.
As motocicletas elétricas têm zero emissão, são práticas, rápidas e divertidas, só precisam ficar mais acessíveis, mais leves e ter mais autonomia, o que no ritmo que se desenvolvem, provavelmente não vai demorar para acontecer.
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