Lei paulistana obriga instalação de carregadores elétricos em prédios

Edifícios residenciais e comerciais da capital paulista devem prever a instalação de carregadores de veículos elétrico. Nova lei aquece segmento de carregadores

Por Thiago Dantas

A Lei Municipal nº 17.336 entrou em vigor no dia 31 de março de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade da previsão de solução para carregamento de veículos elétricos em edifícios (condomínios) residenciais e comerciais. O que isso quer dizer?

 

Isso quer dizer que prédios construídos na capital paulista, a partir de abril, devem contar com estrutura para recarga de veículos elétricos. 

 

Apesar da lei não especificar quantos carregadores devem ser instalados, as novas construções deixam no estacionamento vagas específicas para o carregamento. 

 


Vaga especial para veículos elétricos com carregador da Zletric - Divulgação

 

Empresa especializadas no setor, apresentam crescimento em 2021. Por exemplo, a Zletric, empresa com sede em Porto Alegre (RS) que já possui cerca de 100 pontos de carregamento espalhados pelos estados do RS, SC, SP e RJ e se prepara para começar a atuar no PR. “Nossa meta é chegar a 300 pontos até o final de 2021”.  Informa Pedro Schaan, CEO da Zletric. 

 

O valor de cada carregador pode variar, na empresa a Electric Mobility Brasil custam, aproximadamente, entre R$ 7.000,00 e R$ 15.000,00. O preço varia de acordo com a potência do aparelho e também em função de recursos “inteligentes”. Por exemplo: o mesmo carregador pode atender vários moradores, cada um deles utilizando um cartão de acesso personalizado, que permite a cobrança individualizada do consumo.

 

As duas empresas estarão presentes no “Veículo Elétrico Latino-Americano”, que será realizado em São Paulo (SP), entre 23 e 25 de setembro. Elas também vão participar do “Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos” (C-MOVE), que acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório do Museu do Futebol do Pacaembu.

 

O “VE Open” será realizado entre 23 e 25 de setembro com uma programação diária e intensa voltada para a mobilidade elétrica. Nos três dias do evento, vai acontecer uma feira com exposição de veículos, equipamentos e tecnologias do mercado da eletromobilidade, que acontecerá ao ar livre na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP). 

 

Para saber mais notícias sobre mobilidade, acesse nosso canal especial. Clique aqui!

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br