BMW Group adota unidade para combate a incêndio totalmente elétrica

Iniciativa tem como meta da BMW Group em garantir o futuro da mobilidade sustentável, reduzindo a emissão de CO2 até 2030

Por Thiago Dantas

A fábrica da BMW Group em Araquari (SC) passou a utilizar um Veículo Elétrico Compacto de Combate a Incêndio. A inspiração para adoção do veículo elétrico veio da da fábrica do BMW Group em Leipzig, na Alemanha, que possui um modelo similar. O projeto é mais um passo da BMW Group em direção ao futuro da mobilidade sustentável. 

A Unidade de Combate Incêndio Elétrica (UCI Elétrica) foi desenvolvida especialmente para a planta catarinense da marca. O caminhão foi desenvolvido, produzido e customizado pela fabricante de modelos elétricos de carga Hitech, de Curitiba (PR), e a Mitren, de Porto Alegre (RS). É o primeiro modelo com essa configuração fabricado no Brasil. 

 


Unidade de Combate Incêndio Elétrica (UCI Elétrica) - BMW Group

 

A UCI Elétrica serve para o atendimento a eventuais ocorrências dentro dos prédios produtivos de Carroceria, Pintura, Montagem e Logística e se destaca por ser compacto e acessível às áreas internas da planta de Araquari, o que lhe confere maior rapidez e eficiência de uso.  A UCI Elétrica vem equipada com dois cilindros de pressão com 150bar, além de extintor de incêndio com capacidade para 500 litros de água. Essa configuração possibilita uma vazão d’água de 50 litros por minuto, com alcance do jato de 13 metros.

A Unidade também é livre de emissões sonora e de gases e está totalmente equipada e preparada para responder a vários tipos de emergência como capturas de animais, vazamentos de produtos perigosos, pré-atendimento médico e incêndios.

Depois de pronto, o veículo também ganhou placas fotovoltaicas para que possa ser carregado também com energia solar. O que garante autonomia ininterrupta de operação de 100 quilômetros.

Sustentabilidade

A fábrica brasileira da marca alemã já conta com diversas ações voltadas à sustentabilidade. A redução de gastos com água e energia elétrica e o descarte de resíduos são monitorados e reduzidas a cada ano.

Desde 2016, a fábrica do BMW Group em Araquari segue em busca de reduzir seu impacto ambiental. Com isso, desde sua inauguração até o fim de 2020, diminuiu o consumo de energia em 33%, o consumo de água em 41% e a quantidade de resíduos para descarte em 87%. Uma grande ajuda para o planeta. 

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br