Começaram as seletivas GS Trophy 2022

Uma competição que está acontecendo em vários países vai selecionar os melhores de cada seletiva para a final na Albânia!

Por Trinity Ronzella

GS TROPHY 2022 - QUALIFICATÓRIAS BRASIL

 

A tempos atrás publiquei uma matéria explicando o que é essa competição que mexe tanto com as pessoas que participam pelo mundo todo.

 

Vale a pena dar uma lida antes aqui:  https://www.moto.com.br/acontece/conteudo/o-bmw-gs-trophy-esta-marcado-e-as-classificatorias-brasil-tambem-161975.html

Imprensa reunida - Foto: Mario Villaescusa

 

Bom, esse ano as seletivas serão feita em três regiões do Brasil: Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Esse final de semana aconteceram as provas do sudeste e, 10 representantes da imprensa foram convidados a participar nessa sexta feira passada de uma “mini- prova”.

Essa prova não estava valendo  o direito de acompanhar a equipe nacional na final que acontece na Albânia, era apenas uma experiência para os representantes entenderem melhor como é uma prova do Trophy.

 

Briefing Frazão manhã - Foto: Mario Villaescusa

 

Foram divididos em dois grupos de 5, um na parte da manhã e outro na parte da tarde.

moto.com.br  foi convidado a participar e fui designado para essa missão, a qual aceitei prontamente e a emoção já tomou conta de meus pensamentos!

Estive presente nas seletivas de 2012, 2014 e 2019 e, lá em 2012, ninguém sabia o que era um GS Trophy! E muito menos o que seria uma qualificatória!

Passagem de água - Foto: Mario Villaescusa

 

Em 2012 não me classifiquei mas, em 2014 e 2019 foi diferente. carimbei meu passaporte para as Montanhas Rochosas no Canadá em 14 e para Nova Zelândia em 19. Fantástico!

Desde 2012, após as classificatórias, que me “virou uma chavinha” a respeito desse assunto e passei a espalhar a idéia. As amizades que fiz naquela qualificatória me acompanham até hoje! Impressionante o que isso representa! Como diz o próprio lema da GS Trophy: “It's not a race”

Pois bem, vamos ao nosso trabalho como imprensa nessas seletivas.

Areião - Foto: Mario Villaescusa

 

Muito bem recebidos, recebemos as informações a respeito do que faríamos lá e as diferentes emoções se manifestaram nos convidados. Uns não via a hora de começar, outros queriam  apenas dar uma “esperimentadinha”, desafio era  palavra para alguns, superação para outros e por ai vai…

Nosso primeiro desafio foi uma pista com diversas provas de técnica de condução: Passar em água com pedras, valetas, subidas e descida íngremes, pista de pedras, brita e areia, provas física, e, estratégia! Cada volta durava aproximadamente 7, 8 minutos e precisávamos dar duas voltas cada um. Obviamente que ninguém era obrigado a fazer absolutamente nada, e cada uma decidiu o que fazer.

Para a imprensa foi individual mas, no dia seguinte os participantes iriam fazer em equipe, ou seja, a estratégia deveria ser muito bem pensada.

Brita - Foto: Mario Villaescusa

 

Provas como arremesso de luva e carregar pneu na areia, testaram nosso físico e estratégia enquanto que o resto do percurso eram as habilidades que estavam a prova!

O sol estava presente dando um tempero a mais nos desafios, exigindo mais fisicamente dos participantes.

Terminada essa etapa, voltamos ao receptivo para repor as energias e nos re-hidratarmos em uma almoço. 

Trinity Ronzella - Foto: Mario Villaescusa

 

Um grupo bem diversificado não poderia ter resultados iguais: Uns estavam com o "espírito saindo do corpo” de cansado, outros com a sensação de dever cumprido, já alguns sentiam como esse tendo sido o maior desafio já enfrentado, outros ansiosos para o próximo desafio, ou seja, não é igual para ninguém!

O Aloísio Frazão, instrutor oficial da BMW, nos deu um tempinho para chamar para o desafio final! Iríamos ser os “cobaias" da pista individual, o maior desafio das qualificatórias!

Ao chegarmos, a pista foi percorrida pelo Frazão para nos mostrar como fazer os exercícios e também, que era possível realizá-los.

Passar os troncos fora da moto - Foto: Mario Villaescusa

 

Feito isso foi a vez de nós botarmos em prática!

Junto comigo na parte da tarde  estavam Aldo, Marazzi, Guilherme (que mudamos o nome dele para Jamil) e a Amanda que aceitou e encarou muito bem o desafio!

Nessa pista alguns já preferiram ficar de fora e a brincadeira ficou entre eu, “Jamil” e Amanda! 

Caixa de pedras - Foto: Mario Villaescusa

 

Depois de duas voltas derrapando, subindo e descendo valetas, passando em cima de prancha, areia, fazendo slalon entre tambores, troncos, pneus, e outras coisas mais, voltamos para nosso recinto “social" para nos arrumarmos e repor as novas energias do almoço que gastamos.

O mais legal é que mais uma vez, mesmo num grupo restrito de imprensa com 5 pessoas, o Guilherme “Jamil" eu não conhecia. Mas, ao decorrer do dia, mais uma amizade foi feita forjada nos moldes do Trophy, que tendem a ser duradouras! 

Percorrer vala - Foto: Mario Villaescusa

 

No final das contas, depois de todo ótimo tratamento recebido em uma tarde super divertida e exigente, nos reuniram em uma sala para um café e nos entregaram um kit de “lembrança" desse dia antes de divulgarem o resultado final!

Foi um dia espetacular que deu para ter uma idéia do que os participantes iriam passar no dia seguinte. E quando digo sobre o que eles iriam passar, não falo das pistas e sim das emoções!  As dificuldades da pista, com máquinas e ferramentas construímos em qualquer lugar mas, as emoções de formar uma equipe com pessoas que não conhecemos, com os mesmos objetivos de pontuar mais alto e ir para final e nos pegar torcendo para elas irem bem, é surreal e que demora um pouco para ser entendido, principalmente por quem nunca participou de uma prova como essa.

Labirinto, nem sempre é como queremos - Foto: Mario Villaescusa

 

Portanto, se tem uma GS acima de 650cc e quer viver uma experiência que acontece apenas de dois em dois anos ( e as vezes pode não acontecer) não deixe para “a próxima”. É imperdível!

Ainda temos as classificatórias do Centro Oeste que acontece em São Sebastião (DF) nos dias 23 e 24 de Outubro e na Região Sul em Quatro Barras (PR) nos dias 06 e 07 de Novembro. Essas vão selecionar os classificados para a grande final em Amparo (SP) nos dias 20 e 21 de Novembro.

Passar sobre as tábuas - Foto: Mario Villaescusa

 

Em tempo, separamos alguns modelos de GS para você, se quiser se inscrever no Trophy, a moto você encontra clicando aqui!

Ah, esqueci! O resultado final, lógico! 

Bom, o vencedor desse dia de imprensa no GS Trophy  não importa, cada um que lá esteve recebeu seu prêmio, seja ele qual for. O Trophy afeta os participantes de maneira diferente, quem já participou de uma seletiva sabe do que estou falando!

A notícia ruim foi que, ninguém dessa seletiva da imprensa pode  cobrir o evento que aconteceu no sábado e domingo seguintes, onde se classificariam os primeiros 20 para a grande final, uma pena mas, se as regras são essas, nada podemos fazer.

 

O temido tronco atravessado - Foto: Mario Villaescusa

 

Mesmo assim segue abaixo o nome dos classificados, com destaque a Daiane Caroline Gaia, representante feminina que irá para final.

01- André Dias Domingues

02- Franco Bruzzone

03- Marco Antonio Caetano de Souza

04- Igor Filipi Rezende Silva

05- Eduardo Mafra Botti Bernardes de Oliveira

06- Luiz Henrrique de Almeida

07- Rodrigo Cabral Bumagny 

08- Mauricio Nogueira Braga

09- Alexandre Quintas de Campos

10- Marcelo Rubens V Bordon Carneiro

11- Everaldo Encide de Vasconcelos

12- Luigi Rodrigues Sbrighi Lopes

13- Acácio Aparecido Cardoso

14- Luis Gustavo Vieira Dionísio

15- Artur Piccinini Vilhena

16- Ricardo Nogueira Otaviano

17- Alexandre Mafra Bernades Lenza

18- Rodrigo Espinha

19- Samir Abib Monaro

20- Renato Pichelli

 

Descida com permanencia de 10s até a linha branca - Foto: Mario Villaescusa

 

É isso aí! Ainda faltam mais duas classificatória e depois a final! Boa sorte pilotos!


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br