Yamaha XSR 900 Abarth: uma bela café racer "preparada"

Edição limitada a 695 unidades tem visual esportivo inspirado na preparadora italiana

Por Alexandre Ciszewski

Inspirada pela esportividade da preparadora italiana Abarth, a Yamaha criou uma série especial da XSR 900, uma naked retrô equipada com o mesmo motor de três cilindros e 850cc da MT-09. Batizada de XSR 900 Abarth, serão produzidas apenas 695 unidades dessa exclusiva café racer. Dotada de carenagem frontal, guidão curvado e banco único, a série limitada também se caracteriza pelo esquema de cores cinza e vermelho Abarth no melhor estilo anos 60.

Parceira de longa data da Yamaha na MotoGP, a Abarth já havia criado versões especiais de seus carros. Entretanto, a XSR 900 café racer é a primeira moto que une a tecnologia da fábrica japonesa com o design e a esportividade da empresa italiana.



Mais que o visual
O visual é inspirado nos modelos dos anos 1950 e 60 criados pelos “rockers” ingleses que queriam construir a moto mais rápida para acelerar nas redondezas de Londres. O design da carenagem dianteira de estilo retrô da Abarth contrasta com sua estrutura de fibra carbono de alta tecnologia. O banco único e estiloso em camurça realça a inspiração esportiva da moto. Para reduzir o peso, o para-lamas dianteiro e a cobertura do assento também foram construídos em fibra de carbono.

Mas o que mantém a moto fiel a filosofia café racer de “velocidade” é o completo sistema de escapamento da Akrapovic com ponteira dupla. Além de estiloso, o sistema contribui para um melhor desempenho do motor que, originalmente produz 115 cv de potência máxima. Segundo a Yamaha, o torque também aumenta e o ronco do motor ganha mais “alma”. Apesar disso, a fábrica não declara os números de desempenho da XSR 900 Abarth – mas apostamos que deve ser de, pelo menos, uns 5 cavalos a mais. 

Painel digital, rodas de liga-leve de 17 polegadas e freio a disco em ambas são características herdadas da XSR 900 original. E o modelo também já ganhou o pacote eletrônico com controle de tração e embreagem assistida que equipa o modelo 2017 de sua prima mais “moderna”, a MT-09. 



Modelo e experiência exclusivos
Em 17 de janeiro, a Yamaha colocará no ar um hotsite (www.xsr900-abarth.eu) onde será possível se inscrever e reservar uma das 695 unidades – cada uma delas terá uma placa de alumínio no quadro com o número de produção. Os primeiros 95 felizardos a encomendar a exclusiva café racer terão direito a uma experiência VIP da Abarth.

Interessou-se pela XSR 900 Abarth? Infelizmente, apenas os consumidores europeus poderão se inscrever no site e as 600 unidades restantes serão comercializadas nas lojas Yamaha da Europa a partir de abril de 2017. Na Inglaterra, a café racer japonesa com tempero italiano irá custar 9.999 libras (R$ 40.000), cerca de 2.000 libras a mais do que o modelo base.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br