Rev´it transforma uma KTM 950 na ousada #95

Fabricante holandesa apresenta a #95, uma aventureira definitiva criada a partir de uma KTM 950 Super Enduro

Por Aladim Lopes Gonçalves

Arthur Caldeira

Em busca de uma motocicleta que fosse diferente, potente e ao mesmo tempo leve, funcional e confortável para uma aventura definitiva pelo mundo, a renomada fabricante holandesa de equipamentos para motociclistas Rev'it decidiu criar a sua própria moto. Tomando como base uma KTM 950 Super Enduro, a empresa reuniu uma equipe de designers, liderada por Gerbrandt Aarts, o diretor criativo da empresa, para dar vida à #95. Chamada por eles como a aventureira definitiva.

O objetivo era construir uma motocicleta perfeita com base nos muitos anos de pilotagem de toda a equipe. A showbike teria que ser ousada em dose dupla para enfrentar qualquer tipo de terreno; leve, pois esse é um adjetivo importante em uma moto fora de estrada, e confortável para enfrentar muitos e muitos quilômetros de estrada. O modelo base escolhido foi então a KTM 950 Super Enduro, que não é mais fabricada pela marca austríaca.

Equipada com o motor LC8 de dois cilindros em “V”, porém em um pacote mais leve que a versão Adventure, a Super Enduro tem potência de sobra: 98 cv original de fábrica que ficaram amis forte com carburadores especiais de cometição. Para torná-la bela, o conceito seguiu a filosofia de “forma se encontra com a função” e criou um tanque maior, feito artesanalmente de alumínio e com capacidade para incríveis 45 litros. A peça seria o elemento distintivo da #95.

Mas o grande diferencial da moto seria mesmo a adoção da tração nas duas rodas. Para isso, a equipe adaptou um kit AWD (all-wheel drive) da americana Christini, que já fabrica essa tecnologia desde 2007.

Visual estilo “Mad Max”
Foram necessários seis meses de trabalho árduo – o projeto começou em novembro e ficou pronto recentemente, no final de abril – para que a #95, a aventureira definitiva, ficasse pronta. E o resultado foi um design futurista bem ao estilo “Mad Max”, com peças que parecem improvisadas, embora combinem entre si.

O pequeno farol redondo, por exemplo, parece casar com o enorme tanque de alumínio sem pintura e os protetores de mão. O banco e a traseira minimalista deixam as duas ponteiras de escapamento, fabricadas a mão, bem à mostra e ressaltam também o subquadro, pintado em preto. O painel tradicional foi substituído por um Apple Iphone 6 que, com qualquer aplicativo, poderia mostrar a velocidade e a distância percorrida, além de mapas e música.

Por fim os aros Excel, calçados com pneus Continental Twinduro TKC80 Dual Sport Tires, nas medidas 180/55B17 (T), 120/70B19 (D), conferem a robustez necessária para enfrentar qualquer terreno. De acordo com os criadores, que a pilotaram apenas às escondidas, o grande benefício do sistema de tração 2x2 é poder rodar com segurança na areia e na lama, sem o risco de a pesada frente “afundar”. Uma grande vantagem para quem pretende viajar por locais inóspitos.

Embora os testes com a #95 ainda devam acontecer em breve, o modelo impressiona pelo seu porte e visual aventureiro. Só de olhar, já dá vontade de montar e acelerar rumo ao desconhecido. Você ousaria?

- Confira o vídeo da KTM 950 SM transformada na Rev'it #95


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br