LowRide XV Pure Sports: o renascer de uma Yamaha
Projeto com base na custom XV 950 Bolt faz releitura da FZ 750 com a esportividade dos anos 1980
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Carlos Bazela
A década de 1980 ainda exerce fascínio em muita gente. Entre os customizadores de motos essa nostalgia oitentista também existe. E eles estão dispostos a fazer mais do que voltar a usar roupas coloridas berrantes e a fazer permanente no cabelo. No caso dos italianos da LowRide, publicação local especializada no assunto, isso inclui transformar a custom Yamaha XV 950 Bolt em uma genuína esportiva dos anos 1980. Mais precisamente, em um modelo inspirado na semi-carenada FZ 750 de 1985.
Batizada de XV 950 Pure Sports, a moto manteve a maioria das partes originais da Bolt, como o motor, chassi, suspensões, a parte elétrica e até o tanque. Mais do que uma opção, manter o projeto com baixo custo e realizar alterações relativamente reversíveis era uma das metas dos idealizadores. Para conciliar isso tudo, a concepção visual da Pure Sports foi feita por Oberdan Bezzi, designer italiano famoso por criar renderizações (projeções artísticas por computador) com um olhar atual para modelos descontinuados ou versões diferentes de outros que ainda existem.
“Entre os modelos mais emblemáticos da Yamaha, nos identificamos com a lendária FZ 750, uma moto que representa toda uma era. Todo mundo pode citar qual é seu ideal para uma esportiva de rua. Esse é o nosso”, comenta o líder do projeto, Danilo Secli.
Esportiva inspiradora
Na dianteira, a moto recebeu a semi-carenagem frontal que a caracteriza, mas respeitando o contorno do farol redondo original e o guidão foi trocado para garantir uma posição de pilotagem mais esportiva. Na parte traseira, a nova rabeta imita o design da FZ 750 e traz um assento 120 mm mais alto do que os 675 mm originais. Outra sacada é o banco bipartido e em dois formatos com cores distintas para dar a impressão de que a Garupa não existe e estamos olhando para uma moto monoposto. O spoiler que protege o motor completa o visual oitentista.
A opção de manter a maior parte de itens originais da Bolt na Pure Sports tem um motivo: mantê-la divertida de pilotar. “Nós realmente gostamos dessas interpretações radicais que vemos outros fazerem, mas nós queríamos algo que fizesse mais do que causar uma impressão sensacional. A nossa ‘criatura’ foi feita não somente para aparecer em eventos de customização, como permitir ao piloto uma viagem com passageiro”, explica, Danilo Secli.
A custom da Yamaha é equipada com motor de dois cilindros em “V” de 942 cm³ capaz de gerar até 54 cv de potência máxima a 6.000 rpm e o considerável torque de 7,84 kgf.m obtidos já nos 3.000 giros. A segurança dos freios ABS, presente no modelo europeu, também foi mantida.
De acordo com Secli, o projeto também quer inspirar outras criações. “Nosso approach era sugerir ideias que possam realmente ser replicadas sem precisar de muito esforço. Esperamos que a XV 950 Pure Sports possa inspirar as pessoas da cena da customização de motos a tentar novas alternativas”, comenta o líder do projeto.
Feita no quintal
A XV 950 Pure Sports faz parte do projeto Yard Built, que, em uma tradução livre, significa “feita no quintal”. A proposta é uma ideia que partiu da própria Yamaha e conta com o apoio de customizadores do mundo todo, que criaram suas interpretações para os modelos da marca. Segundo a Casa de Iwata, os modelos servem de inspiração para motociclistas transformar suas motos em máquinas únicas, que refletem sua personalidade. E você? Também se animou em criar a sua?
- Confira o vídeo de apresentação da LowRide XV Pure Sports
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário