Desenho e desempenho brasileiro na RXC Design
Alberto Miranda é um grande entusiasta e especialista no mundo custom e suas vertentes de estilo e cultura
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Durante muito tempo a gente tinha poucas opções para melhorar o visual e o desempenho de nossas motos, a importação, a gambiarra ou a exclusividade dos poucos fabricantes nacionais. Agora temos mais opções, como a empresa o Raphael e outras muitas que, aos poucos, estão virando referentes internacionais.
O Facebook é uma ferramenta bacana, nele você “conhece” pessoas e pode até fofocar sobre as suas vidas, mas depois num evento você não sabe quem é essa pessoa que está lhe falando... Isso é o que aconteceu comigo no Hot Rods Brasil, que muitas das pessoas me cumprimentavam sem eu saber quem eram... Mas não é problema da ferramenta, é problema da minha cabeça... O Raphael me cumprimentou no Hot Rods e desde esse momento a ideia de uma reportagem sobre a fabricação de uma das peças mais bacanas numa moto customizada ficou na minha cabeça...
A empresa do Raphael, a RXC Design, é uma empresa 100% Brasileira que começou do mesmo jeito do que muitas novas empresas de peças customizadas, o Raphael necessitava peças para personalizar a sua própria moto. O alto custo de acessórios importados as taxas, os fretes, os impostos, a dificuldade de encontrá-las no mercado e também a poucas opções, foram decisivas para que o Raphael (engenheiro mecânico) decidisse sair do mundo corporativo e abrisse a própria empresa, decidido a suprir o mercado da customização com peças feitas (a principio) para as motocicletas da linha Harley. Ele sempre curtiu e teve a sua inspiração na cultura Kustom, assim a sua empresa atende aqueles que gostam de acessórios com visual “vintage” e “old school”. Com um trabalho diferenciado a RXC Design entrou no mercado para oferecer produtos inspirados em peças com design antigo fugindo da mesmice de acessórios modernos e as peças originais oferecidas nas concessionárias, proporcionando aos clientes a satisfação de usar nas suas motos peças diferenciadas de alta qualidade e o mais importante, com preço justo, coisa muito difícil nesse mercado.
Como a inspiração está baseada na cultura kustom, o projeto começa visando a melhoria da funcionalidade mecânica em relação às peças originais, utilizando os conceitos da engenharia mecânica. Os projetos são feitos com ferramentas computacionais de modelagem em 3D, muitos cálculos, dimensionamentos e simulações para chegar a um design “bonito e funcional”. Depois os projetos passam da tela do computador ao protótipo, que é sempre submetido a testes mecânicos e uma análise da aceitação dos clientes em relação ao design.
Essa é a história do Raphael e a RXC, mas tem um monte de empresas e profissionais que estão fazendo um nome aos poucos, com muito trabalho e lutando por um espaço num mercado aquecido e lotado de importações. Guidões, escapamentos e ponteiras, filtros, comandos avançados, sissy-bar, bancos e milhares de peças são fabricadas no Brasil com alta qualidade. A moto da ChopperON apenas tem peças aftermarket fabricadas no Brasil, apenas o piloto que foi importado...
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário