BMW revela R18 Concept, moto custom criada em cima de motor inédito

Após dois estúdios apresentarem conceitos com o boxer de 1800 cm³, fabricante exibe primeiro projeto utilizando propulsor revelado ano passado

Por Gabriel Carvalho

Após os projetos Departed R18, do estúdio Custom Works Zon, e o Revival Birdcage, do US American Revival Cycles, chegou a vez de a BMW apresentar a R18 Concept, primeira moto da fabricante a utilizar o inédito motor boxer de 1800 cm³ criado pela própria marca.

Segundo a fabricante, o conceito "transporta a essência dos clássicos da BMW para a era modernas ou, em outras palavras, pega um design de moto histórica e dá a ela uma atitude custom moderna". Ainda de acordo com a marca, a R18 Concept mostra como um motor boxer dos anos 1960 seria visto hoje em uma moto custom com uma filosofia purista.

Purista parece ser mesmo a palavra mais adequada para descrever a R18 Concept. O design é limpo e o boxer de 1800 cm³ está bem visível, seja qual for o ângulo pelo qual se olha a moto. A balança traseira se estende até o tanque de combustível e a potência chega até a roda traseira através de um eixo de transmissão.

A sua BMW está aqui! Confira as ofertas!

As rodas são de aro 21 na dianteira e 18 na traseira. Mantendo a essência purista, o conceito não tem nada de eletrônica, apenas partida elétrica e só. Os manetes de freio dianteiro e embreagem são fixados nas extremidades do guidão e o amortecedor traseiro está sob o assento, que é somente para o piloto.

“Com este conceito, a BMW apresenta a própria versão de uma moto emocionante e autêntica para o segmento custom", disse o Dr. Markus Schramm, chefe da divisão de motos da BMW.

“O design limpo e aberto da R18 Concept apresenta o que eu acredito que seja o motociclismo em sua essência. É mais sobre sentir do que pensar, é dar espaço para a imaginação em vez de usar tecnologia para se glorificar. Esta moto apela para algo mais profundo, você só quer subir nela e pilotar e quando você para não é simplesmente para estacionar a moto e ir embora, você volta e dá a ela mais uma olhada", explicou Edgar Heinrich, chefe de design da divisão de motos da BMW.

Após tanto mistério e aparição em dois projetos independentes, a BMW começa a dar amostras do que pretende com o novo boxer de 1800 cm³. Espera-se que nos salões de fim de ano - Intermot e EICMA - a fabricante revele uma versão definitiva do modelo que será equipado com o propulsor.

Confira o vídeo oficial da BMW R18 Concept:

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br