As concessionárias Yamaha de todo o Brasil recebem neste mês de abril a versão 2007 da XT 660R, máquina pertencente à categoria big trail. O modelo chega às vitrines com novos grafismos e cores, selecionados para expressar com ainda mais ênfase a modernidade e o arrojo deste equipamento de duas rodas.
Foram selecionadas duas tonalidades: a preta, num contraste com detalhes em laranja, e a opção azul, que mistura o marinho com o petróleo. No restante, a motocicleta manteve as mesmas características que a consagraram no segmento.
O display no painel é de cristal líquido, multifuncional. Com uma rápida olhada é possível identificar todas as informações necessárias para a navegação, como velocidade, hodômetro total ou parcial.
Também estão disponíveis dados sobre temperatura e estado do motor, piscas, combustível na reserva, luz alta, ponto morto e luz-espia para indicar a ativação do sistema de imobilização. Este último é um dos atrativos, pois o tirar a chave da ignição, o sistema entra em ação, bloqueia a partida e só é desativado quando a chave é novamente introduzida.
O motor, com arrefecimento líquido, é equipado com um sistema de injeção eletrônica desenvolvido pelos engenheiros da Yamaha exclusivamente para esta máquina. É um propulsor monocilíndrico leve e compacto, porém muito potente, capaz de gerar 5,95 kgf.m de torque a 5.250 rpm e atingir a potência máxima de 48 cv a 6.000 rpm.
Esse resultado é fruto da eficácia do processo de admissão, um longo injetor de 82,1 milímetros com 12 furos que insere a mistura ar-combustível liberada pela borboleta de 44 milímetros de diâmetro no corpo do acelerador.
O cabeçote da XT 660R dispõe de duas válvulas de entrada com 38 milímetros, inclinadas a 20º para otimizar o desempenho do fluxo de gases, que dentro do cilindro com revestimento cerâmico é comprimido pelo pistão forjado a uma taxa de 10:1. Antes de serem liberados, os gases queimados atravessam os duplos cotovelos do escape até alcançar os dois catalisadores e silenciosos para chegar à atmosfera em níveis ínfimos.
O chassi de quadro tubular em aço tipo Diamond duplo é integrando ao reservatório de óleo. Sua rigidez acompanha as necessidades exigidas pelo desempenho do motor, sem que haja aumento de peso e de dimensões e perda de maleabilidade. A rigidez do conjunto fica completa com o garfo Paioli de 43 mm de diâmetro.
Conforto e segurança são garantidos para qualquer tipo de terreno, de acordo com a fabricante. A XT 660R é fácil de ser pilotada mesmo em baixas velocidades e sem preocupar o piloto quanto ao piso, que pode ser um asfalto liso ou um terreno esburacado, graças à nova geração de rolamentos de esfera da coluna de direção.
Na estrada, os 165 kg de peso seco são bem distribuídos, proporcionando equilíbrio em retas e curvas, a altas e baixas velocidades. Em terrenos fora de estrada, as variações de nível, inclinações e depressões são compensadas pela ação eficaz da suspensão dianteira com 225 milímetros de curso. A traseira é Monocross, caracterizada pelo mono amortecedor compacto ligado ao braço oscilante de secção quadrada por um sistema de hastes, assegurando um curso de 200 milímetros e sendo ajustável em cinco posições.
Os freios são outro item de primeira linha. Para a roda dianteira, de alumínio de 21 polegadas, foi adotado um disco flutuante com 298 milímetros de diâmetro, maior que o usual. Na traseira, de 17 polegadas, a pinça simples com o pistão Brembo completa o conjunto com um disco de 245 milímetros de diâmetro.
Segundo a montadora, a XT 660R foi criada para seduzir os pilotos que precisam de sua máquina sempre disposta para as tarefas urbanas, viagens e trilhas longe do asfalto. O preço — com base no Estado de São Paulo — é de R$ 24.500,00.
Ficha técnica
Motor: 4 tempos, SOHC, refrigeração líquida, 4 válvulas
Quantidade de cilindros: 1 cilindro
Cilindrada: 660cc
Diâmetro x curso: 100,0 x 84,0 mm
Taxa de compressão: 10,0:1
Potência máxima: 48 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 5,95 kgf.m a 5.250 rpm
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de lubrificação: Cárter seco
Capacidade do óleo do motor: 2,90 L
Capacidade do tanque de combustível (reserva): 15 L
Alimentação: Injeção Eletrônica
Sistema de ignição: ECU
Bateria: 12 V x 8 Ah, selada
Transmissão primária: Engrenagens
Transmissão secundária: Corrente
Embreagem: Multidisco banhado a óleo
Câmbio: 5 velocidades
Quadro: Diamond
Ângulo de cáster: 27,25º
Trail: 107 mm
Pneu dianteiro: 90/90-21 M/C 54 S
Pneu traseiro: 130/80-17 M/C 65 S
Freio dianteiro: Disco tipo flutuante de 298 mm de diâmetro, acionamento hidráulico.
Freio traseiro: Disco de 245 mm de diâmetro, acionamento hidráulico.
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, mola e óleo.
Suspensão traseira: Braço oscilante, monocross
Curso da suspensão dianteira: 225 mm
Curso da suspensão traseira: 200 mm
Comprimento total: 2.240 mm
Largura total: 845 mm
Altura total: 1.230 mm
Altura do assento: 865 mm
Distância entre eixos: 1.505 mm
Altura mínima do solo: 210 mm
Peso seco: 165 Kg
Cores: Azul e preta
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário