YAMAHA NEO AT 115 2007

Nova versão do modelo manteve a mesma base da geração predecessora.

Por Leandro Alvares

Com novas cores e grafismos, enfim a versão 2007 da Yamaha Neo AT 115 foi apresentada ao consumidor brasileiro. Único modelo do segmento equipado com transmissão totalmente automática, do tipo CVT (Transmissão Variável Contínua), a motocicleta ganhou as tonalidades amarela, prata e preta, podendo já ser adquirida nas concessionárias autorizadas de todo o país ao preço de R$ 6.087,00.

Em termos técnicos, a nova linha pouco mudou em relação à geração anterior. A máquina funciona por intermédio de uma correia em “V” de longa vida, que proporciona uma combinação de relações precisas, tornando a rodagem mais confortável e agradável, sem trancos, ruídos e sujeira.

A dianteira da moto, em formato de cunha — aliada ao pára-lama “colado”, ao pneu e os defletores junto às bengalas da suspensão —, garante ao modelo o mesmo estilo arrojado presente nas esportivas da Yamaha, segundo avaliação da própria fabricante.

O equilíbrio deste conceito pode ser notado na parte traseira, afunilada e composta por uma lanterna cintilante, com design futurista e luzes de direção embutidas junto à lanterna, concepções que seguem a filosofia aplicada no conjunto frontal.

À frente, o guidão reto contribui para uma condução em uma postura mais natural. O painel de instrumentos oferece todas as informações básicas: velocímetro, hodômetro total, marcador do nível de combustível, luzes espia de indicadores de direção e farol alto.

O conjunto óptico é composto em lente de policarbonato liso, de alta resistência e tratamento, que permite a “auto-regeneração” de pequenos riscos e proteção contra o escurecimento por raios ultravioleta. O refletor duplo (biparábola) tem duas lâmpadas que acendem tanto com o farol baixo quanto o alto, com ganho de eficiência em relação aos faróis convencionais.

Com dimensões ideais para os grandes centros, , a Yamaha Neo possui um espaço reservado, com capacidade de carga de 17 litros sob o banco, que serve para transportar volumes e guardar o capacete. Há também, na parte interna do escudo, um gancho para transporte de bolsas ou sacolas, com capacidade máxima de um quilo.

O motor é monocilíndrico de quatro tempos e 114cc, OHC (Over Head Camshaft) de arrefecimento forçado a ar, que desenvolve 8,4 cv a 8.000 rpm e 0,78 kgf.m de torque a 7.000 rpm. Os principais méritos desse propulsor estão no torque disponível a baixas e médias velocidades, que se traduz por acelerações crescente e constante.

Seu arrefecimento forçado é feito por meio de uma ventoinha acoplada ao magneto, sendo este ligado ao eixo do girabrequim, que está em funcionamento mesmo com a Yamaha Neo parada.

O chassi do tipo underbone foi projetado seguindo preceitos de grande resistência, leveza e centro de gravidade situado mais à frente. Essa estrutura, combinada com as rodas de liga de 16 polegadas, colabora para a rigidez do conjunto, assim como melhor ciclística.

A dianteira é equipada com freio a disco de 220 mm de diâmetro e pinça com dois pistões, enquanto que a traseira leva um tambor de 130 mm de diâmetro. Considerando que a Yamaha Neo pode ser conduzida com duas pessoas montadas, o assento comprido e largo acaba sendo uma vantagem. O garupa conta inclusive com uma alça traseira para se segurar, um par de confortáveis pedaleiras avançadas e um apoio sobre o compartimento da polia em “V” para subir no motociclo.

Vale lembrar que a Neo AT 115, assim como as demais motocicletas Yamaha, tem um ano de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem.

FICHA TÉCNICA

Comprimento total: 1.935 mm 
Largura total: 675 mm 
Altura total: 1.070 mm 
Altura do assento: 755 mm 
Distância entre eixos: 1.280 mm 
Altura mínima do solo: 135 mm 
Peso seco: 100 Kg 
Raio mínimo de giro: 1,9m 
Motor: 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar, 2 válvulas
Quantidade de cilindros: 1 cilindro 
Cilindrada: 115 cc 
Diâmetro x curso: 50,0 x 57,9 mm 
Taxa de compressão: 8,8:1 
Potência máxima: 8,4 cv a 8.000 rpm
Torque máximo: 0,78 kgf.m a 7.000 rpm
Sistema de partida: Elétrica e Pedal
Sistema de lubrificação: Cárter úmido 
Capacidade do óleo do motor: 0,9 litros 
tanque de combustível (reserva): 4,9 litros 
Alimentação: Carburador BS 25 Mikuni
Sistema de ignição: Eletrônica digital, CDI - DC
Bateria: 12 V x 7 Ah, convencional 
Transmissão primária: Polias variáveis e correia
Transmissão secundária: Dois pares de engrenagens
Embreagem: Automática seca
Câmbio: Automático, CVT
Quadro: Underbone
Ângulo de cáster: 25º 
Trail: 112 mm 
Pneu dianteiro: 70/90 - 16
Pneu traseiro: 80/90 - 16
Freio dianteiro: Disco de 220 mm de diâmetro
Freio traseiro: Tambor de 130 mm de diâmetro
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, mola e óleo
Suspensão traseira: Braço oscilante, bi-choque
Curso da suspensão dianteira: 90 mm
Curso da suspensão traseira: 55 mm

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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