Em plena safra de lançamento de motos, a Yamaha do Brasil anunciou nesta semana a chegada da nova XTZ 125 às concessionárias autorizadas de todo o país.
Disponível nas versões K (partida a pedal) e E (partida elétrica), o modelo 2008 manteve as tradicionais cores azul, preta e vermelha, aliadas agora a novos grafismos.
O projeto da XTZ teve supervisão da engenheira de off-road da Casa Matriz, o mesmo departamento responsável pelo desenvolvimento das Yamaha off-road YZ, WR e TTR.
Para empurrar a motocicleta, um motor quatro tempos monocilíndrico, OHC (Over Head Camshaft), leve e compacto, arrefecido a ar e de 124cc que desenvolve 12,5 cv a 7.500 rpm. Além de versátil, o propulsor tem como qualidade as expressivas retomadas.
O carburador Mikuni VM 20SS é dotado de um sistema "enriquecedor", que possibilita acelerações mais suaves após desacelerações mais bruscas. O conjunto "respira" por meio de um filtro de ar úmido alojado em uma caixa projetada de forma a impedir a aspiração de poeira principalmente em trilhas, além de proporcionar um aproveitamento melhor da potência. O Sistema de Indução de Ar e o catalisador asseguram o respeito ao meio ambiente.
A suspensão dianteira é do tipo telescópica, enquanto a traseira, composta por braço oscilante em aço de alta resistência e sistema Active Monocross, um amortecedor com mola e óleo pressurizado a gás. Esta tecnologia elimina os links da suspensão convencional, auxiliando na redução de peso do conjunto. O curso de ambas as suspensões é de 180 mm.
O freio dianteiro, nas versões K e E, tem disco de 220 mm de diâmetro com acionamento hidráulico e pinça com dois pistões flutuantes. A traseira é equipada com um freio a tambor de 130 mm de diâmetro. As rodas são raiadas com 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, resistentes para enfrentar buracos, obstáculos e depressões.
A ergonomia também foi estudada e aplicada em relação ao posicionamento dos braços e pernas, assim como um banco longo que avança sobre o tanque de combustível, possibilitando o vaivém característico do uso em trilhas. As pedaleiras dianteiras são retrateis e as traseiras fixadas ao chassi para não transmitir os impactos da irregularidade do solo a garupa.
Os comandos à mão, junto aos punhos, são completos oferecendo entre outros, acionamento do pisca direcional com cancelamento semi-automático, botão lampejador do farol alto, botão corta-corrente e de partida elétrica (na versão com partida elétrica).
O painel de instrumentos tem um mostrador de forma oval com velocímetro, velocidade máxima indicada de 140 km/h, além de hodômetro total e parcial com fundo em azul. As três luzes espias, neutro, pisca e indicador do farol alto, têm bom tamanho e fácil visualização.
A nova XTZ 125 está à venda em toda rede de concessionárias autorizadas Yamaha ao preço público sugerido de R$ 6.867,00 (XTZ125 K) e R$ 7.661,00 (XTZ125 E).
Equipe MOTO.com.br
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