Segurança em trilhas e passeios off-road

Confira como fazer manutenção preventiva e obter melhor rendimento de sua moto.

Por Bruno Rocco

Aldo Tizzani

O mercado off-road está em franca expansão. Tanto que, em 2007, Honda e Yamaha lançaram seus modelos fora-de-estrada – CRF 230F e linha TT-R de 125 e 230 cc. Sem falar nos inúmeros modelos de quadriciclos que chegaram ao País.

Hoje, há muitos grupos de motociclistas que busca aventura, liberdade e um estreito contato com a natureza. Para os primeiros passos nas trilhas fechadas ou em um passeio off-road, alguns cuidados são fundamentais. Confira algumas dicas de equipamentos, manutenção preventiva e de como obter melhor rendimento de sua motocicleta.

Detalhe: não encare a compra de equipamentos como gasto, mas sim um investimento em sua segurança.

“Uma boa trilha começa quando acaba outra, já que as revisões preventivas se iniciam logo que a moto deixa a lama”, explica Celso Renato, chefe da equipe IMOCX Racing e criador da Trail Trip, empresa que organiza passeios fora-de-estrada.

Segundo o experiente trilheiro, é importante verificar se há pontos de vazamento como, por exemplo, nas juntas do motor ou nas suspensões. Confira também o desgaste do kit de transmissão – corrente, coroa e pinhão.

Não esqueça de limpar o filtro de ar. Para concluir, explica Celsinho, “confira os rolamentos da roda e também da caixa de direção e o óleo das suspensões”. Não se esqueça de fazer a lubrificação geral da moto (corrente, cabos e manetes).

Dicas de calibragem

Não faça economia neste quesito. Pneus em boas condições são fundamentais para um passeio tranqüilo. Não esqueça, o pneu dianteiro é o responsável em dar direção em sua moto. Por isso , sempre é aconselhável rodas com um pneu novo, de preferência de borracha macia (soft). A melhor configuração para se praticar o off-road é pneu macio na dianteira e médio na roda traseira.

Outro erro que acontece com bastante freqüência é baixar a calibragem dos pneus. Com baixa calibragem e piso seco, os pneus ficam mais vulneráveis a furos. Como o objetivo é melhorar a aderência, o ideal é deixar ambos os pneus com 18 libras. Em piso molhado e escorregadio, 14 libras está de bom tamanho.

Nas trilhas, os mais precavidos levam ainda uma câmara sobressalente, emenda para corrente, um pedaço de arame fino e algumas ferramentas. O telefone celular também é uma boa pedida. Outra boa dica de segurança é nunca fazer uma trilha sozinho.

Equipamentos de segurança

Como o piloto estará sempre exposto, os equipamentos de segurança são fundamentais. Hoje, o trilheiro de final de semana ou os pilotos profissionais tem inúmeras opções no mercado.

“Para começar utilize capacete específico para o off-road, além de óculos de proteção e roupas apropriadas (feitas de tecidos resistentes). Bota de cano alto, joelheira, cotoveleira e luva também são indispensáveis”, explica Celsinho.

Segundo o moto-aventureiro, evite colocar o colete (ou conjuntos integrais) por cima da camiseta. “A probabilidade do piloto se “enroscar” em algum galho é grande”, completa. Ele ainda diz que para uma maior segurança joelheira articulada e protetor de pescoço também podem ser usados. 

Fonte:
Agência Infomoto

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