Com pneu mais leve, Michelin quer crescer
De olho no mercado nacional, francesa Michelin lança novo pneu radial Power Pure.
Por André Jordão
Por André Jordão
Arthur Caldeira
“O Brasil hoje é a bola da vez para a Michelin”, assim Marco Moretta, diretor de marketing e vendas para a América do Sul, define a estratégia da fábrica francesa de pneus para o mercado brasileiro. Além de abrir uma fábrica de pneus para automóveis em Resende (RJ), a Michelin está querendo crescer também no segmento de duas rodas. O primeiro passo foi dado nesta semana: a marca fez no Brasil o lançamento do seu mais novo pneu radial para motos esportivas com direito a teste em pista e tudo mais. O lançamento mundial do produto aconteceu no circuito de Almeria na Espanha, em março último.
Com o novo pneu Power Pure, a Michelin quer ampliar sua participação no segmento Premium, ou seja, de pneus radiais para motos de alto desempenho. Atualmente, a Michelin tem apenas 5% do market share nacional no mercado de reposição e 35% no segmento Premium – ficando atrás da Pirelli neste nicho.
Mais leve
O principal apelo do novo pneu Michelin Power Pure é ser um 1 kg mais leve que os equipamentos equivalentes da concorrência – leia-se os Bridgestone BT-016, Dunlop Qualifier 2, Metzeler Sportec M3 e Pirelli Diablo Rosso. Em comum, são todos pneus radiais para motos naked e esportivas com características e tecnologia suficiente para pilotos que aceleram também em uma pista.
Segundo a Michelin, a principal responsável por esse “regime” no novo Power Pure é a construção de sua carcaça em fibras de aramida, material mais leve que os tradicionais. Vale ressaltar que o slogan se refere à economia de peso do conjunto – pneu dianteiro 120/70 ZR 17 e traseiro 190/50 ZR17.
O Power Pure também traz a última geração da tecnologia 2CT, que usa dois diferentes compostos na banda de rodagem: um mais rígido no centro e outra borracha mais macia nas extremidades. Na prática, isso significa mais aderência e segurança em curvas, quando a área de contato do pneu com o solo é menor. No novo modelo de pneu 80% da banda de rodagem – 40% em cada ombro – é feito em composto mais macio e aderente. Ainda segundo a Michelin, a borracha mais rígida no centro da banda de rodagem garantiria maior vida útil do componente.
Na pista
Fiquei com a mesma dúvida que você: que diferença faz um quilo (1 kg) a menos em uma moto de quase 200 quilos? A Michelin tratou de mostrar na prática a influência dessa massa no equilíbrio e dirigibilidade da motocicleta.
O teste com o Michelin Power Pure foi dividido em duas partes: primeiro rodamos na pista uma Yamaha FZ6S equipada com o novo pneu; depois a Michelin simulou a massa extra de 1 quilo na mesma motocicleta com pesos presos às rodas. Era bastante perceptível a diferença que a massa de 1 quilo faz na agilidade da moto. Sem os pesos extras a moto ficava muito mais ágil nas entradas de curvas e mudanças de direção, e também muito mais fácil de ser pilotada.
Flávio Santana, gerente de marketing de produto da Michelin no Brasil, explica que esse peso extra muda tanto a dirigibilidade da moto, porque é uma massa não suspensa, ou seja, não fica acima das suspensões da moto. “Além disso, por causa do efeito giroscópico das rodas, 1 quilo a menos nos pneus significa cerca de 3 quilos a menos nas rodas, ou 4 quilos a menos nos discos de freio. E para diminuir a massa nesses componentes é muito mais caro. Por exemplo, rodas em liga leve de alumínio podem custar até R$ 8.000”, explica Santana.
No caso do Michelin Power Pure, o investimento é menor. O preço do jogo de pneus – dianteiro e traseiro – é de cerca de R$ 1.500. Disponível em uma medida dianteira (120/70 ZR 17) e quatro medidas traseiras (de 180;50 ZR 17 a 190/55 ZR 17), o Michelin Power Pure pode equipar grande parte das motos nakeds e superesportivas à venda no mercado nacional. Outro argumento de vendas do novo pneu é que ele passa a ser o equipamento original de fábrica da nova Yamaha YZF R1.
Juntamente com o apelo do novo Power Pure, a Michelin está também reposicionando o preço de seus outros pneus no mercado. “A Michelin é uma marca Premium e, em geral, nossos pneus custam entre 105 e 115% do valor dos concorrentes, porém oferecem maior durabilidade”, de acordo com o diretor de marketing e vendas, Marco Moretta. Com o reposicionamento de preços, o Power Pure vai chegar ao mercado custando o mesmo que o Pilot Power 2CT, que terá seu preço reduzido, declara Moretta.
Fotos: Marcio Viana
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