CB 1300 Super Four chega ao Brasil

Autêntica naked de alta cilindrada da Honda começou a ser importada neste mês ao país.

Por Leandro Alvares

Quem nunca sonhou em ter uma Honda Four, moto que até os dias de hoje provoca enorme admiração em qualquer motociclista?

Essa cobiça dos brasileiros pela tradicional linha CB da fabricante japonesa se torna ainda maior a partir deste mês, com o início da importação da Honda CB 1300 Super Four ao país.

Apresentada ao público nacional durante o Salão Internacional do Automóvel de 2006, a motocicleta foi concebida para ser utilizada tanto em trechos urbanos como nas estradas.

Com seu peso a seco de 234 kg, dispõe de alto desempenho e elevado torque, graças ao propulsor de quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), de 1.284 cm³, arrefecido a líquido, capaz de gerar potência de 115,6 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 11,9 kgf.m a 6.000 rpm.

Seu torque em baixa rotação assegura ótima dirigibilidade e agilidade. A motocicleta possui ainda sistema de injeção eletrônica do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que dá respostas rápidas e precisas ao comando do acelerador.

Com isso, a CB 1300 Super Four está em conformidade com o mínimo exigido pela norma Européia Euro3, similar ao PROMOT (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), previsto para entrar em vigor no país em 2009.

O chassi da CB 1300 Super Four em aço tubular de berço duplo é bem equilibrado e resistente a torções. Sua suspensão também está entre os principais atributos. Na dianteira, é telescópica, com garfos convencionais de 43 mm e curso de 120 mm. Na traseira, a balança de alumínio com 116 mm de curso proporciona grande leveza é dá um toque de esportividade e robustez à moto.

Também possui o “Shock Unit”, um sistema de duplo amortecedor de última geração com reservatório a gás. O avançado equipamento oferece a possibilidade de ajuste na compressão e retorno do amortecedor, possuindo até cinco níveis de ajuste da tensão da mola.

A aderência da motocicleta é assegurada pelos pneus radiais esportivos de perfil baixo (120/70, na frente, e 180/55, na traseira) e sem câmara, e pelas rodas de liga leve de cinco pontas (aro 17"). O tanque de combustível com capacidade para 21 litros (4,5 litros de reserva) proporciona grande autonomia, refletindo em conforto e tranqüilidade nas grande viagens. A bateria selada de 12V – 12Ah dispensa manutenção.

O item segurança recebeu atenção especial. Basta verificar sua iluminação, que conta com refletores multi-focais de 60/55 W, com expressiva distribuição de luz, beneficiando especialmente a pilotagem noturna.

O sistema de freio foi desenvolvido para atuar com extrema eficiência em qualquer situação. O dianteiro possui duplo disco flutuante de 310 mm, com cáliper de quatro pistões, enquanto traseiro dispõe de disco simples de 256 mm, de cáliper de pistão simples.

Além disso, a moto conta com o HISS (Honda Ignition Security System), um sistema imobilizador de proteção contra furto. A tecnologia é considerada um diferencial Honda e proporciona segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.

Trata-se de um método de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição. Com isso, somente a chave original tem capacidade para acionar o motor. Assim, o motociclista fica protegido contra tentativa de furtos com chaves não originais.

Importada do Japão, a CB 1300 Super Four tem preço público sugerido de R$ 44.529,59, com base no Estado de São Paulo, e não inclui despesas com óleo, frete e seguro. O modelo tem garantia de um ano, sem limite de quilometragem. A previsão inicial da Honda para este ano é comercializar 470 unidades.

Entre o clássico e o moderno

Não há como negar que o design da CB 1300 Super Four mescla o clássico com o moderno. A Honda cuidou de cada item no projeto dessa motocicleta. A começar por suas cores e seus grafismos.

A branca perolizada com detalhes em vermelho é impactante e reforça a identidade da marca nipônica, valorizando as formas do tanque de combustível e da rabeta. Já a versão preta é moderna e sofisticada, com grafismos monocromáticos.

Com um estilo tradicional e desenho de corpo duplo, o painel da motocicleta é completo. Além de velocímetro, conta-giros, ambos eletrônicos, luzes indicadoras e relógio, a CB dispõe de um avançado computador de bordo, que concentra dois hodômetros parciais e termômetro do líquido de refrigeração. Há também uma espécie de trip diário, que tem a função de marcar a distância percorrida num dia.

O assento ergonômico, em dois níveis, oferece comodidade tanto para o piloto quanto para o garupa. Sua altura é bastante acessível, uma vez que a distância do solo é de apenas 790 mm. A CB 1300 apresenta distância entre-eixos (1.515 mm) que ajuda no controle do conjunto. Para aumentar a sensação de conforto, o piloto também pode inverter sua posição de pilotagem ao recuar ou avançar o guidão em 20 mm.

Sob o assento, a motocicleta conta com um compartimento que permite guardar pequenos objetos como capa de chuva, luvas e mapas. O escapamento de aço inox 4 x 2 x 1 com saída lateral ressalta ainda mais as formas da motocicleta.

Décadas de tradição

Além de ser a mais potente entre as motocicletas naked produzidas no Brasil, a CB 1300 Super Four resgata a história de sucesso da linha CB, que se transformou em sinônimo nacional de eficiência e qualidade sobre duas rodas.

A tradição da “família CB” no Brasil começou na década de 1970. Entre 1971 e 1975, a Honda trouxe uma série de modelos dessa linha. Nesse período, que precedeu a inauguração da fábrica em Manaus e o início da produção nacional, desembarcaram motocicletas como CB 750K e CB 750F, CB 200 e CB 360, que tinha partida elétrica, e CB 400 Four, a primeira com quatro cilindros.

Essa relação do público brasileiro com a linha CB não se limitou à importação. Pelo contrário. Em 1980, por exemplo, a Honda iniciou a produção da CB 400, derivada da motocicleta de dois cilindros vendida na Europa e nos Estados Unidos. O modelo tinha um porte imponente e linhas bem desenhadas, com seu pára-lama dianteiro, escapamentos e retrovisores cromados. Seu guidão baixo estabelecia uma posição esportiva.

Já a CB 500 se transformou em destaque ao longo dos tempos. No final da década de 90, a Moto Honda iniciava a fabricação de um modelo que se mostrou ágil para o dia a dia e potente para percorrer longos percursos. Tornou-se referência entre as naked de média cilindrada. As produções da CB 450 e da CBX 750F, entre outras, também fizeram parte dessa trajetória de sucesso da linha CB no país.

Ficha Técnica

Motor: 1.284 cm³, DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, arrefecimento à líquido
Potência máxima: 115,6 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 11,9 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso: 78º x 67,2 mm
Alimentação: Injeção Eletrônica de combustível
Relação de compressão: 9,6:1
Sistema de ignição: CDI
Bateria: 12V – 12 Ah
Farol: 60/ 55W
Sistema de partida: Elétrica
Capacidade do tanque: 21 litros (4,5 litros de reserva)
Transmissão: 5 velocidades
Suspensão dianteira: Garfos telescópicos, 43 mm de diâmetro e curso de 120 mm
Suspensão traseira: Balança de alumínio com 116 mm de curso e dois amortecedores com reservatório de gás ajustáveis na compressão e no retorno, e ajuste da pré-carga da mola
Freio dianteiro: Duplo disco flutuante de 310 mm, com cáliper de quatro pistões
Freio traseiro: Disco simples de 256 mm, de cáliper de pistão simples
Pneu dianteiro: 120/70 – ZR17”
Pneu traseiro: 180/55 – ZR17”
Altura do assento: 790 mm
Altura mínima do solo: 135 mm
Chassi: Aço tubular de berço duplo
Dimensões (C X L X A): 2.220 x 790 x 1.120
Entre-eixos: 1.515 mm
Peso seco: 234 kg
Cores: Branca com detalhes em vermelho e preta
Preço: R$ 44.529,57

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br