Ao lançar a R 1200 GS Adventure, a BMW Motorrad tem o orgulho de apresentar a mais recente versão da enduro de longa distância definitiva para aqueles que gostam de aventura e de viajar pelo mundo. Além da síntese única entre desempenho dinâmico e qualidades de uma moto de turismo e off-road tão características do modelo anterior, a R 1200 GS Adventure oferece qualidades off-road adicionais e um padrão ainda maior de conforto em viagens de longa distância. Sem precisar de recursos suplementares, este novo modelo da BMW Motorrad proporciona ao piloto todas estas qualidades exclusivas já de fábrica.
Comparada com sua predecessora, a R 1150 GS Adventure, o novo modelo está chegando ao mercado com inúmeras melhorias e uma gama muito mais ampla de equipamentos padrão - características que realçam ainda mais as qualidades exclusivas da BMW R 1200 GS Adventure e claramente distinguem o novo modelo da versão básica, que naturalmente continua sendo produzida. Muitos recursos disponíveis anteriormente apenas como equipamentos ou acessórios especiais agora vêm de fábrica na nova R 1200 GS Adventure, como o tanque de combustível de 33 litros, um novo pára-brisa para uma maior proteção contra o vendo e intempéries, o assento com altura ajustável, tanque robusto e tubos de proteção do motor, assim como pedaleiras extra largas para o piloto combinados com pedais ajustáveis de câmbio e freio.
Uma vez que a nova Adventure é baseada na R 1200 GS, o piloto também tem a vantagem do mais recente motor boxer de dois cilindros da BMW Motorrad, cuja potência e torque foram significativamente melhorados: potência máxima de 100 hp a 7.000 rpm, torque máximo de 115 Nm a 5.500 rpm. As outras características técnicas e destaques da R 1200 GS Adventure também estão presentes no atual modelo anterior. Usando componentes mais leves no motor, transmissão e silencioso, assim como componentes com peso otimizado como o quadro, a suspensão e as rodas, a nova R 1200 GS Adventure, apesar da gama maior de equipamentos de série, não pesa muito mais do que o modelo anterior.
E por fim, porém não menos importante, a nova caixa de câmbio de seis velocidades, a mais recente tecnologia Paralever e Telelever, novos instrumentos com tecnologia digital e a rede interna com tecnologia de barramento CAN representam um passo significativo em direção ao futuro em comparação com a R 1150 GS Adventure .
A nova R 1200 GS Adventure dá continuidade ao bem sucedido conceito de design introduzido pelo modelo anterior, oferecendo uma combinação única de desempenho dinâmico e qualidades robustas de condução. Materiais e superfícies de alta qualidade como aço inoxidável e alumínio garantem um toque único de alta tecnologia e uma elegância muito funcional. E dependendo das preferências pessoais do cliente, ele poderá escolher dois esquemas de cores completamente diferentes.
Refletindo suas várias possibilidades de utilização e qualidades de condução, a nova R 1200 GS vem com uma gama igualmente ampla de equipamentos e acessórios especiais. Recursos disponíveis de fábrica incluem ABS Integral da BMW Motorrad (um sistema de freios anti-travamento parcialmente integrado), pneus off-road especiais, faróis adicionais e computador de bordo.
Além desses recursos disponíveis diretamente da linha de produção, a concessionária de motocicletas BMW também pode oferecer uma nova linha de maletas de alumínio, o BMW Motorrad Navigator, assim como numerosos acessórios práticos que permitem que o cliente atualize sua máquina individualmente de acordo com requisitos pessoais e com as condições e exigências específicas de condução que ele espera encontrar. Aprimorada em todas as áreas e sob todos os aspectos, a nova R 1200 GS Adventure é certamente uma sucessora digna do modelo anterior de 1150 cc. Baseada na versão "padrão" da R 1200 GS, esta nova máquina não é apenas a enduro definitiva de curta e longa distância para aqueles que gostam de aventuras e viagens ao redor do mundo, mas também uma máquina profissional para pilotos ousados que participam de expedições e exigem o máximo de si mesmos e de seus equipamentos. E por último, porém certamente não menos importante, a nova R 1200 GS Adventure atrai o cliente informado que busca qualidades superiores de manuseio e uma aparência notável também na vida cotidiana.
Os destaques mais importantes da nova R 1200 GS Adventure em relação à R 1200 GS "padrão" são:
- Tanque de combustível de 33 litros.
- Pára-brisa maior.
- Proteções para o tanque, motor e cabeçotes.
- Suporte de bagagem em aço inoxidável.
- Assento ajustável com ergonomia para off-road.
- Guidon de alumínio ajustável com protetores para as mãos.
- Curso da mola maior proporciona qualidades superiores off-road.
- Rodas com raios cruzados.
- Pedaleiras extra largas, pedais ajustáveis do câmbio e freio.
- Alternador de alto desempenho e 720 W.
Os destaque técnicos mais significativos da nova R 1200 GS Adventure em relação à R 1150 GS Adventure anterior são:
- Redução substancial de peso.
- Aumento significativo de potência (+15%) e torque (+17%).
- Nova caixa de câmbio manual de seis velocidades.
- Nova suspensão Evo-Paralever com amortecedor progressivo.
- Nova suspensão Telelever.
- Novos instrumentos com tecnologia digital e "Info-Flatscreen" (visor de tela plana com informações).
- Rede interna com tecnologia de barramento CAN.
- Imobilizador eletrônico.
Tanque de combustível de 33 litros - mais quilômetros com um taque de combustível.
Sem dúvida, um dos novos recursos mais evidentes e significativos da R 1200 GS Adventure é o grande tanque de combustível com capacidade útil de 33 litros incluindo aproximadamente 4 litros de reserva. Isto significa que o piloto tem a vantagem de 13 litros extras em comparação com o modelo padrão - e o aumento da capacidade de combustível é de aproximadamente 3 litros em relação à R 1150 GS Adventure anterior, para a qual um tanque maior estava disponível apenas como item opcional.
A uma velocidade constante de 90 km/h, a R 1200 GS Adventure possui uma autonomia - teórica - de 750 km. Na prática, isto significa que o piloto da nova R 1200 GS Adventure é capaz de cobrir distâncias ainda maiores entre paradas para reabastecer do que em qualquer outro modelo concorrente no mercado.
Pára-brisa extra grande para um conforto superior também a altas velocidades.
Com seu design cuidadosamente concebido, o novo pára-brisa desvia o fluxo de ar suavemente sem quase nenhuma turbulência ou redemoinho, desta forma retirando de forma eficaz as forças atuantes na cabeça e tronco do piloto, particularmente a altas velocidades. Flaps adicionais atrás do pára-brisa, projetados especialmente, servem para minimizar ainda mais quaisquer correntes de ar na área dos rins. E já que o ângulo do pára-brisa é ajustável, ele proporciona aos pilotos de praticamente qualquer tamanho uma proteção excelente contra o vento e intempéries em todas as situações.
Proteção do tanque, motor e válvula - evitar danos em caso de pequenos solavancos.
Tubos de aço inoxidável robustos protegem o tanque de combustível e o motor de forma eficaz das conseqüências de encontros involuntários tanto off-road quanto no asfalto. E ao mesmo tempo coberturas de alumínio de alta qualidade ajudam a evitar quaisquer danos na tampa de válvulas.
Suporte de bagagem de aço inoxidável - elegante, atraente e muito prático.
Pontos de amarração e suportes robustos e práticos para a bagagem do piloto são absolutamente essenciais para uma motocicleta off-road com as qualidades de uma verdadeira viajante global. É exatamente por isso que a nova R 1200 GS Adventure vem com um suporte de bagagem amplo e estável feito de aço inoxidável, que acomoda perfeitamente a maleta de alumínio opcional.
Assento ajustável - ideal para viagens off-road.
Para garantir uma posição ideal do assento em todas as condições, o assento em duas seções da nova R 1200 GS Adventure pode ser ajustado para dois níveis diferentes na área do piloto. Em sua posição superior com altura de 915 mm, o assento oferece ao piloto todo o conforto de uma área de assento absolutamente plana sem qualquer desnível, desta forma garantindo a liberdade de movimento exigida pelo piloto, particularmente em estradas menos transitadas. Em sua posição inferior, o assento desce a um nível de 895 mm, facilitando ao piloto mais baixo alcançar o solo e manter a máquina estável, por exemplo, quando parar em um semáforo. Isto também é realçado pelo formato e design particulares do próprio assento, que é claramente mais estreito na frente.
Guidon de alumínio com protetores para as mãos.
O guidon de alta qualidade feito de liga leve vem completo com um elemento de proteção de espuma embutido em um material plástico especial. Práticos protetores para as mãos também são um item padrão da nova R 1200 GS Adventure.
Pedaleiras extra largas para o piloto e pedais ajustáveis do câmbio e freio.
Refletindo suas qualidades off-road aprimoradas, a nova R 1200 GS Adventure vem com pedaleiras extra largas para o piloto, oferecendo uma posição particularmente segura e ajudando o piloto principalmente em trilhas bastante irregulares, que exigem que ele fique de pé na máquina a maior parte do tempo. Pedais ajustáveis do câmbio e freios também atendem a todos os tipos diferentes de requisitos, adaptando-se a vários estilos de condução e preferências individuais, assim como vários tipos de sapatos e botas, por exemplo, botas de viagem e off-road. A altura do pedal de freio pode ser ajustada da forma mais conveniente por meio de um mecanismo dobrável na superfície do pedal, a alavanca do câmbio é ajustada por meio de uma unidade cinemática excêntrica.
Unidades de mola e rodas com raios cruzados para qualidades off-road aprimoradas.
A suspensão e a transmissão da R 1200 GS Adventure estão perfeitamente preparadas para os mais rígidos requisitos off-road, com 20 mm a mais de curso da mola tanto na frente quanto atrás em comparação com a R 1200 GS "padrão". E para oferecer uma orientação ideal para a roda, a nova Adventure apresenta os mesmos elementos leves de alta qualidade, que já equipavam a R 1200 GS.
O Telelever presente na roda dianteira mede 41 mm de diâmetro em seu tubo fixo, enquanto que o Evo-Paralever na roda traseira apresenta uma estrutura de mola central e uma unidade de amortecimento dependente do curso (TDD) - quanto mais o apoio da mola for comprimido, mais firme o amortecedor se torna. Informações detalhadas sobre o quadro e suspensão são fornecidas no kit de imprensa da R 1200 GS.
A nova R 1200 GS Adventure vem de fábrica com as rodas extra fortes de raio cruzado da BMW Motorrad que oferecem vantagens superiores particularmente em trilhas bastante acidentadas, a altas velocidades off-road e sob cargas permanentemente altas. É quase desnecessário dizer que a máquina pode ser equipada com pneus sem câmara e os raios podem ser substituídos individualmente um a um.
O quadro - máxima estabilidade com mínimo peso.
Rigidez e força máximas são as características principais do quadro de tubos de aço em duas peças baseado na estrutura tubular da R 1200 GS. O quadro dianteiro e o principal foram aproveitados diretamente da R 1200 GS, o quadro traseiro foi ligeiramente modificado em sua configuração geométrica dos suportes para os apoios central e lateral. A estrutura tubular extra leve integra todo o motor como um elemento de suporte de carga, ajudando a reduzir ainda mais o peso da nova R 1200 GS Adventure em relação à sua predecessora. E por fim, porém não menos importante, o apoio central modificado agora permite que o piloto levante e estacione a máquina de maneira ainda mais fácil e conveniente do que antes.
Alternador de alto desempenho - mais reservas de energia possibilitando itens elétricos adicionais.
Itens elétricos adicionais apresentados como equipamentos especiais também recebem um fornecimento confiável de energia graças ao alternador da R 1200 GS, que passou a gerar 720 W, 120 W a mais do que na versão "padrão".
Motor - potência superior para qualidades de condução superiores.
O motor com dois cilindros horizontais ("flat-twin") completo com um eixo balanceador introduzido pela primeira vez na R 1200 GS "básica" também serve para proporcionar à nova Adventure uma potência e desempenho superiores. A potência máxima deste motor de 1.170 cc é de 74 KW/100 bhp a 7.000 rpm, com torque máximo de 115 Nm/85 lb-ft a 5.500 rpm. Novamente, as características mais importantes e todos os detalhes técnicos desta transmissão superior estão descritos em detalhe no kit de imprensa da R 1200 GS.
Caixa de câmbio de seis velocidades trazida da R 1200 GS.
A caixa de câmbio extra leve, de seis velocidades, com funcionamento suave e engrenagem helicoidal também foi aproveitada da R 1200 GS.
Instrumentos e sistemas elétricos de bordo - tecnologia digital do mais alto padrão.
Mais uma vez a nova R 1200 GS Adventure oferece todos os recursos e equipamentos já presentes no modelo anterior em termos de instrumentos e sistemas elétricos de bordo da máquina. Isto inclui instrumentação extra leve usando o "Info-Flatscreen" (visor de tela plana com informações), uma inovadora rede interna com tecnologia de barramento CAN e um imobilizador eletrônico.
Carenagem e design - transmitindo uma clara mensagem sob todos os aspectos.
À primeira vista, a nova R 1200 GS Adventure transmite uma idéia de desempenho dinâmico e potência ágil, combinando estas características superiores com todas as qualidades de robustez de uma Enduro. Materiais e superfícies de alta qualidade, como aço inoxidável (produzido em alto-forno) do tanque de combustível e da proteção do motor, assim como do suporte da bagagem, além de alumínio com revestimento nos aros, dão à máquina um aspecto superior de elegância técnica e funcional, ao mesmo tempo em que enfatizam o nível superior de qualidade que caracteriza a nova R 1200 GS Adventure. O conceito de cor também reflete um design estético e um caráter poderoso, demonstrando claramente o progresso obtido em relação ao modelo anterior. O cliente pode, portanto, escolher entre dois esquemas de cor: Ao optar por Branco alpino não metálico, o piloto desfrutará a cor clássica de uma BMW GS combinada com o assento em Preto e Vermelho, assim como protetores de joelho com revestimento em eloxy preto. A pintura em Alumínio Branco metálico fosco, por sua vez, é complementada pelo assento em Cinza escuro e protetores de joelho cor de oliva em alumínio com revestimento de eloxy magnésio. Esta combinação transmite um toque de elegância técnica, harmonizando-se perfeitamente com os demais componentes metálicos da máquina, como as barras de proteção e as maletas de alumínio.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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