DIA DO MOTOCICLISTA

MOTO.com.br faz homenagem e alerta aos integrantes do mundo das duas rodas.

Por Thiago Fuganti

Por Leandro Alvares

Hoje é o Dia do Motociclista, uma data para ser comemorada e, ao mesmo tempo, refletida pelos mais de sete milhões de brasileiros que compõem o diversificado segmento das máquinas de duas rodas.

A comemoração se deve a inúmeros fatores, como o do crescimento do mercado nacional, algo previsto pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Similares) desde o início do ano e que vem se confirmando mês a mês — a estimativa da entidade é de 1.335.000 equipamentos produzidos até dezembro, 120.432 a mais do que 2005.

Outro motivo de festa está no campo das competições, sejam elas off-road ou de velocidade, nacionais ou internacionais. Em nosso país, dezenas de torneios recheiam cada um dos 12 meses do ano. Em julho, por exemplo, já tivemos o Brasileiro de Motovelocidade, Arena Cross, Trial Outdoor, Latino-americano de Motocross, Copa Pakato de Enduro FIM, sem falar dos atrativos estrangeiros, encabeçados pela MotoGP, Mundial de Superbike, AMA Motocross, entre outros.

A partir desta quinta-feira, vale a ressalva, começam de fato as adrenalinas do Rally dos Sertões, evento que dispensa maiores apresentações para os amantes do motociclismo. Entre as motocas, há simplesmente 86 postulantes ao título da 14ª edição da prova, que promete ser uma das mais acirradas de todos os tempos.

Mas entre os vários pontos positivos a serem saudados hoje, há também um de atenção e reflexão, referente à segurança da classe dos motociclistas. Somente na cidade de São Paulo, foram registradas 1.505 mortes decorrentes de acidentes no trânsito no ano passado, sendo 748 em atropelamentos e 757 em acidentes envolvendo um ou mais veículos.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a responsável pela pesquisa desses dados, a média foi de quatro mortes por dia, sendo que as motocicletas estiveram presentes em 23% nessas ocorrências.

E por mais que Prefeituras e Governos estipulem medidas para tentar diminuir o número de acidentes, de nada adianta se os integrantes desta classe também não se mobilizarem e começarem a perceber o importante papel exercido neste cenário, que infelizmente ainda carece de educação e respeito.

A homenagem do MOTO.com.br ao Dia do Motociclista é expressa pela mensagem de que a principal vitória dos pilotos será conquistada por meio da socialização e cidadania nas ruas, a principal receita para se seguir na trilha correta e prazerosa que só as motos conseguem ter. Aí sim o topo do pódio, em todas as vertentes do motociclismo, poderão ser festejadas ao extremo.

Parabéns a todos!

Mensagens ao Dia do Motociclista:


Lucas Pimentel, fundador da ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas):
“Mais do que uma homenagem, deixo um desafio a todos nós motociclistas, que devemos lutar pela integração das motos ao trânsito das cidades. Vivemos num sistema cujo enfoque sempre esteve ligado aos carros, portanto, não temos uma postura realmente focada aos veículos de duas rodas.

Cabe a nós vestir o fardo de lutar pela postura de segurança, de construir uma mentalidade para, ao lado dos governantes, fazer um motociclismo seguro. Estamos numa maré boa de ações e medidas e devemos aproveitar a onda para alcançar maiores realizações.

Reinaldo de Carvalho Bueno, presidente da Federação dos Motoclubes do Estado de São Paulo:
O momento, infelizmente, não é de muitas alegrias em função do constante aumento do número de acidentes com motociclistas. Esta é uma data para reflexão, um momento para se lembrar que a moto não foi feita para se competir nas ruas. Ela gera prazer, sim, mas ao mesmo tempo muita responsabilidade para o condutor. Temos que dar valor à vida, nosso bem mais importante!

Aldemir Martins de Freitas (Alemão), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da Cidade de São Paulo: Neste dia, eu gostaria que ganhássemos como presente o reconhecimento por parte daqueles que não andam de moto, especialmente os motoristas de carros. São poucos os que nos enxergam como trabalhadores; a maioria prefere nos ver como aventureiros.

É bom lembrar ainda que a data de hoje também é de comemoração para os motoboys, pois muitos esquecem da gente quando menciona a palavra motociclista. Eu falo com propriedade sobre isso porque também sou um motofretista.

Sei, é verdade, que nosso grupo precisa se organizar melhor, no intuito de fiscalizar as empresas que não primam pela honestidade e pegam garotos inexperientes para trabalhar. Mas estamos nos esforçando para desenvolver este cenário, pois muitos de nós somos pais de família e dependemos da motocicleta para sobreviver. E queremos viver com respeito e segurança.

Bruno Corano, líder da categoria Supersport do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade:
Para mim, o dia do motociclista é todo dia, toda vez que o piloto sobe na moto. É como o dia das mães ou dos pais: deve ser comemorado sempre. Contudo, é legal ter uma data para celebrar, especialmente sendo o motociclismo um mercado em ascensão.

No meu caso, como o de várias outras pessoas, a moto serve como lazer e ganha pão. Por isso, devemos ter em mente a importância de se guiar com segurança — seja isso em matéria de velocidade como na própria manutenção do equipamento e utilização de itens fundamentais, como capacete, luvas, macacão, jaqueta de couro (no caso de quem anda nas ruas)... Enfim, não podemos nos esquecer que pilotar moto exige uma série de cuidados.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br