WSBK Misano: Biaggi faz a diferença em um belo domingo

Colunista faz uma análise afiada sobre os pilotos e suas máquinas em mais uma etapa do Mundial Superbike

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Misano é uma pista, e um lugar muito especial... Conheço este circuito, e o lugar. É lindo e tranquilo... ao bom e velho estilo  italiano, uma pista esplendorosa no meio do nada... A pista fica a uns 3 km do oceano, num pacato litoral adriático.

A primeira corrida prometia um podium diferente, com perspectivas interessantes, e com pilotos da nova guarda como Giuliano e Badovini no top 8, Sykes para variar na pole, com Rea em seguida.

Biaggi sai em 10º e Checa (!) em 16º... parecia que não tinham acerto para a corrida...

O britânico vem numa boa fase.

Rea assume a liderança de cara e dá pinta que ia escapar. Sykes começa a mostrar que vai apanhar em ritmo de corrida, e a Kawa realmente sofre.

Giulano chacoalhava para todos os lados, sua Ducati parecia que enfrentava um terromoto cada vez que saía das curvas de  baixa, ao contrário quando víamos Checa sempre parece que vinha  num trilho.

Aliás, no ano passado, acompanhei algumas provas do CIV onde na Superstock 1000 onde Giuliano e Petrucci (CRT hoje...) disputavam a liderança e ganhavam tudo... os dois de Ducati andavam muito.

São ótimos pilotos e acho que o caminho adotado por Giulano parece ter sido o mais acertado.

Giuliano chega a liderar, com Rea perdendo ritmo, Sykes afundando e Haslam vindo para cima, assim como Melandri... No primeiro terço da corrida as BMW pareciam que novamente iriam para cima, mas curiosamente começam a afundar com o britânico chegando em 12º! E Melandri abandonando.

Checa e Biaggi vem escalando o pelotão ao estilo homem aranha, e com classe ambos já lideravam com o italiano à frente... Checa cometeu alguns erros, mas se mantinha rápido... Não conseguiu atacar Biaggi em nenhum momento com contundência, mas termina num honroso 2º. Giuliano, Sykes, Rea e quem diria Davies vem na sequência! Novamente grande apresentação deste jovem britânico.

Vamos para segunda corrida, desta vez Sykes larga melhor e mantém a liderança por algumas poucas voltas, seguido de Rea, mas desta vez Biaggi e Checa chegam no pelotão da frente com mais rapidez, e é incrível a superioridade que estes 2 tinham em ritmo de prova.

Acontece o inesperado! ... Checa cai na quarta volta e dá Adeus... pena!

Mas a Althea Ducati tinha ainda Giuliano, que creio estava em 4º com possibilidades de podium, e na curva Misano, entrada da reta, na 6º volta perde a frente e cai... Bau, bau!!

Giuliano anda muito bem nesta pista... aliás, em média todos os italianos andam bem lá... esta pista é passagem obrigatória por todas as categorias de base italianas e todos eles , muitos nascidos nos arredores de Remini, pilotam em Misano desde os 10 anos... é por isso que é muito difícil chegar lá de primeira e se quer andar perto. No braço não se tira anos de experiência... Todos já caíram nesta pista em todos os lugares... Conhecem tudo.

Biaggi já na frente, depois de passar Rea, tem o caminho aberto para a segunda vitória. O italiano dispara na frente e chega quase 7 segs a frente, com o britânico em 2º, com Haslam,  Melandri, Badovini e Fabrizio na sequencia e Sykes  (...pobre Kawa) em 7º.

Nesta 2º corrida o ritmo da BMW foi bem melhor, e os italianos, como mencionei acima, correndo em casa tiveram um “plus”.

Destaques a Baz, que substitui Larscoz, em 8º e Baiocco, também da casa, piloto que disputou com Giuliano e Petrucci o CIV com protagonismo, em 10º.

Há um jovem de 16 anos , Italo-brasileiro, mais Italo, Franco Mobidelli, que seguramente será um dos grandes também. Eu o conheço pessoalmente, assim como seu pai que o acompanha sempre. Foi pole na superstock 600 mas teve problemas ...chegou em 14º.

Biaggi abre vantagem no campeonato! Estamos no meio do campeonato.

Malas prontas para Aragon, dia 1º de Julho.

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o SuperBike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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