MotoGP Laguna Seca: Estava seca mesmo?

Colunista faz uma análise afiada sobre pilotos e suas máquinas e tudo o que acontece na motovelocidade

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Neste maravilhoso circuito, no meio da costa oeste norte americana, tivemos mais uma corrida um pouco atípica, já que dois pilotos de ponta ainda não estão 100%, apesar de estarem no grid, Dani e Lorenzo.

Como escrevi no meu último “post” da coluna, Laguna Seca tinha cara de Marc Marquez... e teve mesmo. Terceira vitória de Marquez, que esteve em 100% dos pódios em que terminou uma corrida... Apenas em Mugello não pintou pódio, pois caiu quando estava em 2º lugar (seria mais um pódio...)

A cada corrida, se consolida como um sério candidato a um inusitado título em sua estreia... Mas este colunista, desde Mugello vem escrevendo que ele é sim um grande candidato... Até a pouco, a imprensa sempre colocava Lorenzo e Dani como os candidatos, nem sequer Rossi aparecia na contenda. Mas o doutor também esta no páreo.

Foi o terceiro pódio seguido de Rossi!...Não tenho dúvida que ele encaixa mais uma vitória.

Grande surpresa, se bem que merecida, a pole de Bradl... foi muito rápido todo o fim de semana, e sua moto parece muito bem acertada. Tenho o “feeling” que a pole seria de Marquez, se este não tivesse caído quando vinha numa volta muito rápida, o que não tira o mérito do alemão que fez um “temporal”...

Outro nome da corrida foi o pouco mediático Bautista, que com uma cara de comercial de pasta de dente, arrancou uma 3º posição no grid... Na largada caiu para quinto, mas passou Lorenzo e terminou mesmo em 4º.

Na largada Rossi pula para 2º, e tenta seguir Bradl mas não consegue. Marquez que chegou a andar em 4º rapidamente passa Bautista e vai atrás do italiano... foram 2 voltas atrás e no “saca rolha”, que mais parece um “S” do Senna minúsculo, passa meio que passando reto, mas valeu!... Caminho livre para ir atrás do alemão que já estava escapando.

Marquez chega e passa na entrada da reta... bela ultrapassagem...aliás, como este espanhol esta à vontade na sua Honda!

Marquez passa e abre, depois foi só administrar... chega em primeiro a 2.3 segs de Bradl. Na sequência, Rossi e Bautista juntos a 4.5 segs.

Dani em 5º e Lorenzo em 6º, e em 7º Crutchlow, que não teve um bom fim de semana... reclamava muito da moto e nem sequer conseguiu acompanhar a dupla da clavícula, Dani e Lorenzo.

A dupla solitária da Ducati, cujo ecossistema natural é o fosso imenso entre a ponta e as CRT, lhes sobrou mesmo uma disputa caseira, que ao final foi vencida pelo apagado Hayden, em 8º com Dovi em 9º.

Melhor CRT desta vez foi Barberá(da) que terminou bem, à frente do tampa buraco, mas competente, Alex De Angelis, na Ducati satélite. Não houve tantos tombos e do 14º (Abraham) em diante todos levaram volta do líder.

Nesta etapa não correram as outras categorias, Moto 2 e 3.

Agora são férias de 3 semanas até Indianápolis, que não querendo ser chato , mas sendo, também tem cara de Marc Marquez!

Fui! 

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. Foi patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que correu o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup em 2011 e o SuperBike no Brasil 2011 e 2012, assim como o WSBK Superstock 1000 em duas etapas em 2012. Destemido, segue em busca de outro talento, e trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br