GP Catalunha: A Espanha para os espanhóis...

Colunista faz uma análise afiada sobre os pilotos e suas máquinas em mais uma etapa emocionante da MotoGP

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Antes mesmo na principal corrida do dia, percebia-se a crise que assola o continente europeu... principalmente a zona ibérica... Uma taxa de ocupação das arquibancadas muito mais baixa que de costume. Até mesmo em um país apaixonada pela motovelocidade.

Stoner com sua pole parecia ter esquecido que vai se aposentar... eu esperava mais dele na corrida.

Logo na saída , como de costume , Pedrosa saí muito forte e da 5º posição entre na curva 1 já em primeiro , enquanto Stoner afundava e Lorenzo em 2º por fora tenta já dar o bote.

Spies surpreende e na 3º curva estava atrás de Pedrosa com pinta de quem não tinha o que perder, e ameaçava assumir a liderança... Stoner chegou a andar em 6º, posição que ele nem mais sabia que existia!

Spies, no mais alto do seu inferno astral, cai de forma boba. Adeus à corrida!... Não! Levanta a moto e retorna em último.

O australiano vai se recuperando, mas antes tem de passar a dupla dinâmica da Tech3, Dovi e Crutchlow, que para variar, tem sido verdadeiras “comadres”, sempre de mãos dadas, juntos nas últimas etapas.

Toma um tempo, e o futuro aposentado consegue passar o britânanico, ou melhor britânico,  e parte para o que pareceria um ataque a Dovi e ir para cima dos lideres. E por ali ficou o campeão do mundo.

Não vimos um Stoner normal neste domingo... ao contrário do que estamos acostumados, ele pareceu muito menos rápido e agressivo, quase conformado com a posição... Claro que as Yamahas satélites também estão andando muito, mas ele que sempre é mais rápido que Pedrosa, desta vez o perdeu de vista.

Lá na frente, Pedrosa liderou várias voltas, perdeu a liderança para Lorenzo, mas poucas voltas depois recupera a liderança e ameaçou fugir... apenas ameaçou... Lorenzo nas últimas 6 voltas estava com o equipamento mais inteiro, passou e despachou... Foi para a vitória merecida, na sua casa! ...Pedrosa em 2º, Dovi em 3º e Stoner em 4º.

Não falei do Valentino? ...pois é... ele não esteve mal... ficou no 3º pelotão todo o tempo... no seco, não deu para fazer milagre. Ficou muito tempo atrás de Bautista, e de fato o espanhol abriu 4 segs, deixando Rossi isolado na 7º posição, com um excelente Bradl em 8º. O alemão correu muito bem e de forma muito segura.

Pena que o alemão assinou por 2 anos com a LCR... ele tem potencial para ir para uma equipe oficial!

E Spies chegou no final em 10º... boa recuperação, mas na verdade, em cima das CRT é até covardia... Aliás, de novo, Aleix Espargaró foi a melhor CRT.

O mais surpreendente da corrida: Abraham não caiu, acreditem!!!

Moto2: Muita emoção!

Vimos uma aula de pilotagem de Iannone, que seguramente correu no “modo segurança”, mas ontem ele usou e abusou do direito de frear “dentro” da curva...

Freava 5 a 10 mts  depois de qualquer um... principalmente de Marquez , que chegou a liderar.
Iannone, Marquez e Luthi dividiram a liderança, com o italiano liderando por mais tempo... Pol Espargaró, os seguia de perto.

Até Elias chegou a andar em 2º, quem diria! ...Mas afundou para trás, até cair e abandonar.

Há duas voltas do final, Marquez em 3º comete um erro, perde a tangencia e Pol mete por dentro, já estava no lado do compatriota e Marquez ignora este fato, fecha, bate e Pol voa pelos ares... Para mim manobra desleal e susceptível de punição... Faltou a humildade de assumir seu erro anterior, se estava mais rápido, podia recuperar... Injustiça maior é que não foi para o chão.

Mas os dólares da Repsol falam mais alto, na pátria mãe... Pizza no final.

Iannone vence com todo louvor... Com um veloz Luthi no seu cangote.

Malas prontas para Silverstone, onde vai estrear Eric Granado! (...Não esperemos milagres, mas vamos torcer muito por ele!)

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o SuperBike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br