Vitória de James "Bubba" Stewart e Yamaha em Oakland
Colunista de Motocross analisa o desempenho de pilotos e equipes em mais uma etapa do AMA Supercross
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Claudio Teixeira
Rolou no último sábado, 28/01, a 4a etapa do AMA SX, em Oakland, na Califórnia, e que foi uma das melhores até agora na temporada 2012. Em uma pista extremamente difícil e cheia de encaixes e emendadas, a emoção rolou logo a partir da largada com os mais fortes candidatos ao título brigando pela 1a posição.
Chad Reed de Honda largou na ponta seguido por James "Bubba" Stewart (Yamaha) e Villopoto (Kawasaki) bem grudado no seu calcanhar. Os 3 pilotos andaram juntos e colados nas 10 primeiras voltas enquanto Ryan Dungey fazia uma prova de recuperação que partiu da 9a colocação e precisava recuperar terreno para se manter na briga pelo campeonato.
Chad Reed com uma tocada para lá de redonda se manteve na ponta até a 10a volta enquanto Bubba e Villopoto disputavam o 2o lugar no intuito de buscar caminho livre para brigar com Reed. Melhor para Bubba, que se desvencilhou do Villopoto, foi para cima do Chad Reed e fez a ultrapassagem deixando a disputa pelo 2o lugar entre o australiano e Villopoto. Bubba pela primeira vez na temporada fez uma prova equilibrada e sem erros, que o levou à vitória tranquila pela primeira vez no campeonato.
Chad Reed também soube administrar bem a pressão de Villopoto que demonstrou certo cansaço nos 3/4 da prova e se contentou com a 3a posição pensando mais no título do que na etapa. Em 4o, com forte ritmo de recuperação veio Dungey seguido de Andrew Short. O 6o posto ficou com o veterano Kevin Windham que mostrou para o molecada que está mais velho mais ainda eficaz e eficiente em sua tocada.
A briga pelo título ficou ainda mais acirrada e continua nas mãos dos quatro melhores pilotos do planeta:
1o - Chad Reed - Honda - 85 pts
2o - Ryan Dungey - KTM - 85 pts
3o - Villopoto - Kawasaki - 83 pts
4o - Stewart - Yamaha - 73 pts
5o - Jake Weimer - Kawasaki - 61 pts
Esse ano o torneio promete fortes emoções como no ano passado em que nada menos que 3 pilotos chegaram à final com chances de levar o título; e o mais legal é que são exatamente os mesmos caras que já saíram na frente nesse ano com chances de levantar o "caneco".
Fiquem ligados que a próxima etapa rola no Angel Stadium de Anaheim nesse sábado, dia 04/02.
Abraço a todos,
Claudio Teixeira (Claudio Tex # 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross e dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário