Conheça algumas práticas já utilizadas por golpistas:
Confirmação de código enviado por SMS
A tentativa desse golpe ocorre quando o indivíduo entra em contato via telefone, se apresenta como funcionário da Central de Atendimento do Moto.com.br e diz que precisa confirmar dados do seu anúncio. Muitas vezes, o motivo para realizar essa tal “confirmação” é o de que “há muitos anúncios falsos” ou apenas “confirmar o valor de sua moto”. Para concluir a “confirmação”, o indivíduo enviará um SMS para o número de celular exposto no anúncio e pedirá para que confirme o código enviado a ele. NUNCA forneça este código, pois se trata do procedimento de configuração do Whatsapp. Ao informar este código a ele, seu Whatsapp é transferido para o aparelho que pertence ao golpista e após isso, ele se passará por você e entrará em contato com seus amigos e parentes inventando histórias e pedindo dinheiro emprestado.
Ficou com dúvida? Envie mensagem para [email protected] ou ligue para (11) 5171-6481.
Moto no exterior
O indivíduo informa não ser brasileiro e diz estar no exterior. Diz que veio a trabalho para nosso país, onde adquiriu uma moto. Posteriormente, teve de retornar a seu país de origem, levando o veículo. Lá, ele descobre que não pode regulariza-la e por isso decide vender a tão baixo preço para alguém do Brasil, arcando com os custos de envio. Nesse momento ele solicita que você realize um depósito para firmar interesse na compra e oferece uma forma “segura” para a transação, onde diz que os fundos ficarão sob custódia até que o comprador receba a moto. Historinha bem contada, né??? Mas, É FRAUDE!
Veja os procedimentos de pagamento que o golpista propõe:
1. Eu vou pagar para a entrega.
2. Uma vez que a transação será iniciado, você terá que fornecer um seguro de depósitos garantidos à Companhia de Transportes cerca de 20% do preço da moto.
3. Após o período de inspeção 10 dias:
- Se você aceitar comprar minha moto, você vai ter que pagar o resto do montante.
- Se você não aceitar comprar minha moto, se você vai ficar desapontado sobre a minha moto, o seu seguro de depósito seguro será totalmente devolvido a você. Depois você receberá o seu depósito, a moto será entregue de volta à Inglaterra...
ATENÇÃO, não caia nessa!
Moto Sorteada no Posto de Gasolina
Ao ligar para um indivíduo, o golpista vem com papo dizendo que ganhou a moto em um sorteio, e não tem a mínima utilidade para ele. A moto nova em perfeitas condições. Você precisa pagar à vista, e retirar em uma concessionária. No meio das perguntas, ele informa que a moto está com o dono do posto. Você tem que ligar para o FULANO de tal para que informe as condições de pagamento e retirada do veículo. Ao ligar para o Fulano, é proposto que você: retire o documento; deposite o dinheiro; e vá até uma concessionária para retirar a moto.
Atenção, este é mais um tipo de FRAUDE.
Sucata, moto batida
O fulano oferece uma moto batida, diz que vende como sucata e que muitas peças podem ser aproveitadas. O valor é bem inferior a uma moto em bom estado. Solicita um depósito para que possa reservar a moto, pois tem mais pessoas interessadas. FRAUDE! Quando você chega ao local indicado, não existe o endereço, ninguém atende ao telefone e você não vê mais o seu tão suado dinheiro.
Carta de crédito/consórcio
O sujeito comprou uma carta de crédito/consórcio. E quando ela é contemplada decide não querer mais utilizá-la. Oferece aos interessados por um valor bem abaixo do mercado, pedindo um depósito para realização da transferência. Neste caso, geralmente o estelionatário chega a realizar conversas por telefone, soltando toda sua lábia. Este é mais um golpe utilizado, não caia nessa!
Se você tem conhecimento de alguma outra prática fraudulenta, nos informe! Ajude-nos a informar e atualizar as pessoas de boa fé e mantermos afastados usuários mal intencionados.
Receba notícias dmoto.com.brbr