Yamaha renova a linha Factor. Modelo ganha nova versão
Yamaha aposta em design e tecnologia para conquistar o mercado dominado pela Honda CG
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Yamaha surpreendeu o mercado com o lançamento de diversos novos modelos, entre eles a Yamaha Lander, a Yamaha FZ25, Yamaha Ténéré 700 e uma scooter elétrica inédita, que será produzida no Brasil. Entre os destaques, a marca apresentou a renovada Yamaha Facto, uma moto urbana conhecida por sua confiabilidade e custo-benefício.
Com um design mais moderno e sofisticado, a nova Factor chega em duas versões: Standard e a DX. As principais mudanças ficam por conta do novo farol de LED, novo design das carenagens do tanque e penu traseiro mais largo.
Outro ponto que merece destaque na nova Factor é o painel em estilo "Blackout" que facilita a leitura dos dados no display de LCD, mesmo em condições de pouca luz. O painel também oferece indicador de marchas e função ECO, proporcionando mais controle e economia ao motociclista.
A Yamaha oferece a Factor em duas versões: a Standard e a DX. A versão DX se destaca pelas rodas coloridas, detalhes exclusivos na pintura e um pacote de acessórios que inclui tomada USB tipo A e tipo C, além de cavalete central.
A versão Factor DX traz diferenciais de estilo e funcionalidade. Com farol de LED e luz de posição integrada, essa versão é equipada com rodas coloridas, capa do motor escurecido e detalhes pintados na cor da moto, como o spoiler, para-lama traseiro e alça do garupa em alumínio.
Para melhorar ainda mais a experiência do usuário, a Factor DX conta com um Pack de Acessórios, incluindo tomada USB com entradas tipo A e C e um prático cavalete central.
A nova Factor é equipada com o motor 150cc BlueFlex, que entrega até 12 cv de potência com etanol e 1,3 kgf.m de torque. Com tanque de combustível de 15,4 litros, a moto oferece excelente autonomia para o dia a dia. Importante citar, que agora o motor atende as novas exigências de emissões do Programa de Controle do Ar por Motociclos e Veículos Similares.
Para superar os desafios urbanos, a Factor conta com suspensão dianteira de garfo telescópico com 120 mm de curso e balança traseira com 111 mm de curso. Os freios combinados, com disco de 245 mm na roda dianteira e tambor na traseira, garantem segurança. Além disso, o novo pneu traseiro mais largo, nas medidas 100/80-18, confere um visual mais robusto.
A nova Yamaha Factor estará disponível nas cores Sports White (Branco Sólido), Red Hot (Vermelho Metálico) e Black Eclipse (Preto Sólido), enquanto a Factor DX virá nas cores Matt Black (Preto Fosco), Racing Blue (Azul Metálico) e Midnight Black (Preto Metálico). O lançamento está previsto para janeiro de 2025, quando será divulgado o preço da moto.
Tipo de combustível: Gasolina/Etanol
Torque (Etanol): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
Torque (Gasolina): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
Taxa de compressão:9,6 : 1
Tipo: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar
Cilindros: 1
Diâmetro X curso: 57,3 mm x 57,9 mm
Potência (Etanol): 12,0 cv (7.250 rpm)
Potência (Gasolina): 11,8 cv (7.250 rpm)
Cilindrada: 149 cc
Alimentação: Injeção eletrônica
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira: Garfo teléscopico
Suspensão traseira: Balança traseira
Curso da suspensão dianteira: 120 mm (suspensão) / 120 mm (roda)
Curso da suspensão traseira: 92 mm (suspensão) / 111 mm (roda)
CÂMBIO
Embreagem: Multi-Disco úmida
Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
Transmissão final: Corrente
FREIOS
Freio dianteiro: Disco hidráulico
Freio traseiro: Tambor mecânico
Ø do freio dianteiro: 245 mm (Ø externo)
Ø do freio traseiro: 130 mm
Sistema de freios: UBS
DIMENSÕES
Altura mínima do solo: 170 mm
Capacidade do tanque (reserva): 15,4L (2,2L)
Comprimento x Largura x Altura: 2015 mm X 750 mm X 1095 mm
Distância entre eixos: 1325 mm
Peso Líquido: 133 kg
Pneu dianteiro: Michelin Pilot Street 2 - 80/100-18M/C 47S TL
Pneu traseiro: Michelin Pilot Street 2 - 100/80-18 M/C 59S
Tipo de chassi: Diamante
Altura do assento: 785 mm
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário