Yamaha R3 2020 chega às lojas na primeira semana de agosto

Modelo ganha versão MotoGP, com cores e adesivagem característica da maior competição de motovelocidade do mundo

Por Marcel Ahless

A Yamaha Motor do Brasil anunciou nesta segunda-feira (22) a chegada da aguardada Yamaha YZF-R3 2020 às concessionárias. 
 
O modelo está em sua segunda geração, agora com características e aerodinâmica mais parecidas aos outros da “família R”; como as 
  • YZF-R6;
  • YZF-R1.
 
Em seu DNA estão componentes da top de linha desenvolvidos para a MotoGP, além de tanque redesenhado com visual mais esportivo e painel 100% digital com shift light.
 
 

Yamaha R3 com carenagem e design inspirado na moto do multicampeão Valentino Rossi

A dianteira da nova Yamaha R3 2020 recebeu faróis e luzes de LED, combinados com a carenagem, redesenhada de forma esportiva.
 
O design foi inspirado na M1, protótipo de Valentino Rossi e Maverick Viñales no Mundial de Motovelocidade. O detalhe está no duto de ar em 'M' é similar ao da moto que a dupla acelera nas provas da MotoGP.
 
O sistema de refrigeração do motor ganha novo recurso pelo fluxo de ar central; entre os faróis, levando o ar ao radiador. 
 
Segundo a fabricante, a carenagem da R3 2020 passou por teste em túnel de vento e recebeu melhorias que levaram a moto a ganhar 8 km/h de velocidade final quando comparada à geração anterior. Além disso, o para brisa também foi redesenhado e, de acordo com a marca, reduz a turbulência ao redor do capacete do piloto.
 

Yamaha R3 2020 recebe tanque de combustível com visual mais esportivo

A aerodinâmica foi um dos focos de maior concentração na atualização da Yamaha R3. Além da carenagem, o tanque de combustível foi redesenhado para ser construído com 20 mm a menos do que o anterior. 
 
Isso permite ao piloto abaixar mais o tronco sobre o tanque, ação que reduz o arrasto e resistência do vento.
 
A ergonomia também foi observada: o tanque está 31,4 mm mais largo, permitindo melhor encaixe das pernas do piloto. Para quem gosta de moto esportiva, esse detalhe contribui para melhor apoio nas curvas. O tanque continua com a capacidade de 14 litros. O peso em ordem de marcha é de 171 quilos.
 
Com a melhoria feita no tanque, o guidão também recuou abaixo 22 mm, para compor o novo posicionamento do piloto.
 

Atualizações na mesa superior e painel

Outro item inspirado na Yamaha M1 é a nova mesa superior da Yamaha R3 2020. A peça foi redesenhada para ser mais leve e melhorar a dinâmica de pilotagem, proporcionando mais velocidade e adrenalina, sensações experienciadas por Rossi e Viñales. 
 
Em conjunto, o novo painel é totalmente digital, com informações de fácil visualização, por apresentar caracteres exponenciais. O contraste otimizou a legibilidade dos números e palavras contidas no layout clean, permitindo leitura mais rápida e dinâmica.
 
No painel, as informações contidas, são:
  • Indicador de combustível;
  • Indicador de marcha;
  • Conta-giros;
  • Indicador de consumo instantâneo e médio;
  • Hodrômetro total e 2 parciais;
  • Relógio;
  • Indicador de troca de óleo;
  • Temperatura do líquido de arrefecimento.
 
Além disso, há os mostradores de setas, neutro, faróis, sistema de injeção e shift light.
 

O que é shift light?

É uma luz de advertência que indica a rotação atingida, sendo necessária a troca de marcha. Este recurso é utilizado nos modelos de alta cilindrada da “família R”, bem como nas motos de Rossi e Viñales.
 
O ajuste do Shift Light acontece de acordo com a preferência do condutor. Há três níveis de luminosidade, há a forma de acendimento, seja fixa ou intermitente ou a rotação desejável, sendo que a mínima é 7.000 rpm.
 

Motor da nova Yamaha R3

O motor do modelo continua sendo o mesmo da geração anterior: o bicilíndrico de 321 cm³ de cilindrada, que desenvolve 42 cv de potência a 10.750 giros e torque de 3,02 kgf.m a 9.000 rotações por minuto.
 

Yamaha R3 2020 disponíveis e preço sugerido

O novo modelo R3 chega ao mercado brasileiro nas cores:
  • Red Velvet - vermelho fosco metálico;
  • Racing Blue - azul metálico;
  • Monster Energy MotoGP Edition - combinação do preto metálico e azul brilhante, presentes nas motos de Valentino Rossi e Maverick Viñales. 
 
Os preços para as cores Red Velvet e Racing Blue, é de:
  • R$ 23.990,00+frete.
 
Já a edição Monster Energy MotoGP, é de:
  • R$ 24.490,00+frete.
A Yamaha oferece 4 anos de garantia para a nova versão, além do programa Revisão Preço Fixo Yamaha. Com isso, o cliente sabe quanto lhe custará as revisões pontuais necessárias em sua Yamaha R3 2020.
 
 
 

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br