Street Scrambler 1200 XE chega ao Brasil por R$59.990
Testamos junto à Triumph o modelo, que é equipado com o motor da Bonneville 1200cc de Alto Torque.
Por Marcel Ahless
Por Marcel Ahless
*Texto: Marcio Viana – Diretor MOTO.com.br
Desde que vi uma moto clássica com tendência off-road sempre curti muito, e depois de assistir a filmes com motos pilotadas por Steve Mcqueen, fiquei fã do estilo.
Não espere mais para ter sua Scrambler e curtir a aventura que você precisa.
Foi na década de 1950 que surgiu o estilo, na Inglaterra, com os motociclistas transformando suas motos de rua.
Para enfrentar estradas sem pavimento e irregulares, alteraram as máquinas suspendendo o escapamento e para-lamas, para atravessar rios e enfrentar todo tipo de terreno.
A Triumph conquista um público a cada lançamento. Há estilos para tudo e todas as tribos na montadora.
A Scrambler 1200 XE trouxe novidades para os amantes das clássicas e big trail, que gostam de fazer longas viagens em todos os terrenos com muita tecnologia. A moto é a 1ª no mundo a oferecer navegação GPS, além de controle da GoPro e Smartphone em um painel bem estiloso.
Tive o prazer de ser convidado pela Triumph do Brasil para o lançamento da Scrambler 1200 XE, em Ribeirão Preto. Foi uma bela experiência!
A apresentação foi na FBF Collezione, que dispensa comentários. Nunca entrei em um museu de carros e motos com tantas raridades bem cuidadas.
Estive entre máquinas legendárias, assim como a única Ferrari F40 do país. As Motos, várias premiadas pelo mundo.
Em uma área grande estavam as 26 unidades da Triumph, que integraram o ambiente.
Uma apresentação foi feita pelo Waldir (diretor geral ), André Molnar (Gerente de MKT ) e Claudio Peruche (Gerente pós-vendas), onde passaram o objetivo de vendas do modelo, as estratégias de marketing e conteúdo técnico da moto.
Na manhã seguinte foi dia de pilotar a máquina. Era o momento mais aguardado por mim e colegas dos veículos de comunicação.
A Street Scrambler tem 6 módulos de pilotagem:
Road;
Rain;
Off-road;
Sport;
Configurável pelo piloto – este ajusta o controle de tração, aceleração e freios ABS, de acordo com o piloto;
Off-road Pro – mais agressivo, desativando o controle de tração e freios ABS.
Percorremos mais de 100 km de asfalto, no qual contornamos a cidade de Ribeirão Preto, depois mais 80 km de com vários caminhos diferentes de terra.
Passamos o dia fazendo vários testes com a Street Scrambler 1200 XE, e no final do dia fomos recebidos em uma fazenda do Grupo, para passar as considerações.
Minha dúvida, a princípio rodeava a respeito da altura, pois com a suspensão nova, a moto está mais alta. Mas, para minha surpresa, os meus altos 1,72m foram suficientes para colocar os pés no chão, o que me passou mais confiança na pilotagem.
A moto chega ao mercado com dupla finalidade: On e Off-road. O motor que equipa a Street Scrambler é líder da categoria quando falamos em torque.
Para deixar mais claro, o modelo tem motor da Bonneville 1200cc de Alto Torque, tornando-a agressiva o suficiente para vencer qualquer terreno.
O motor desenvolve 90 cavalos de potência a 7.400 rpm. Ele é 12,5% mais potente do que a Bonneville T120 e 38% mais potente do que a Street Scrambler 900.
Entre as motos da categoria, nunca vi mais tecnologia embarcada. Seu painel faz parte da segunda geração de instrumentos TFT, com layout preparado para personalizar informações e com boa legibilidade.
O freio ABS é outro diferencial, no qual a tecnologia é desenvolvida para acionamento em curvas, mantendo desempenho de frenagem não importando o ângulo de inclinação.
Um detalhe que chama a atenção é o sistema de ignição sem chave (Key Less), do qual reconhece a aproximação por sensor e ativa o botão de partida.
Comuns em big trail, nesta não pôde ficar de fora, são as manoplas aquecidas em dois modos de funcionamento.
Agradeço pelos momentos que tive com uma unidade Street Scrambler 1200 XE da Triumph. Em breve teremos ela aqui no MOTO.com.br para testes de consumo e pilotagem mais detalhados.
✅MOTOR E TRANSMISSÃO
Tipo------------------------------------------------------------Resfriamento líquido, 8 válvulas, SOHC, ângulo de 270° da manivela com 02 cilindros paralelos TWIN
Cilindrada------------------------------------------------------1200cc
Diâmetro-------------------------------------------------------97,6 mm
Curso-----------------------------------------------------------80 mm
Compressão---------------------------------------------------11:1
Potência Máx--------------------------------------------------90CV @7,400rpm
Torque Máx----------------------------------------------------110 Nm @ 3950 rpm
Alimentação---------------------------------------------------Injeção eletronica multi ponto sequencial
Exaustão------------------------------------------------------Escapamento 2 em 2 escovado
Transmissão final---------------------------------------------Corrente
Embreagem---------------------------------------------------Discos múltiplos, banhada a óleo
Caixa de câmbio----------------------------------------------6 Marchas
✅CHASSI
Quadro---------------------------------------------------------Berço de aço tubular
Braço oscilante------------------------------------------------bi lateral em aluminio
Roda dianteira-------------------------------------------------Aros de aço com raios, 21 x 2,15 polegadas
Roda traseira--------------------------------------------------Aros de aço com raios, 17 x 4,25 polegadas
Pneu dianteiro-------------------------------------------------90/90-21
Pneu traseiro--------------------------------------------------150/70 R17
Suspensão dianteira-------------------------------------------Garfo de 45mm com regulagens, curso de 250mm
Suspensão traseira--------------------------------------------Amortecedores duplos Ohlins ajustaveis, 250 mm de curso
Freio dianteiro-------------------------------------------------Discos flutuantes duplos de 320 mm, pinças Brembo M50, radial monobloco de 4 pistões.
Freio traseiro--------------------------------------------------Disco único de 255 mm, pinça flutuante Brembo de 2 pistões, ABS
Painel de instrumentos e funções----------------------------"Painel de instrumentos TFT, velocímetro digital, odômetro, conta-giros digital, indicador de posição de marcha, medidor de combustível, autonomia e relógio."
✅DIMENSÕES E PESOS
Largura---------------------------------------------------------905 mm
Altura sem espelho--------------------------------------------1250 mm
Altura do Assento----------------------------------------------870 mm
Distância entre eixos------------------------------------------1570 mm
Inclinação------------------------------------------------------26.9 º
Trail-------------------------------------------------------------129.2 mm
Peso seco-------------------------------------------------------207 kg
Capacidade do tanque-----------------------------------------16 L
✅CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Consumo de combustível---------------------------------------Norma EURO 4. 113g/km mpg
CO2 Figures-----------------------------------------------------**O consumo de combustível e o CO2 são medidos de acordo com a regulamentação 168/2013/EC. Os valores relativos ao consumo de combustível são derivados de condições de teste específicas e são apenas para fins comparativos. Eles podem não refletir os resultados reais durante a condução. g/km
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário